-
Essa prova de Oficial de Inteligência tava muito foda!
Será que podemos nos basear nela para a da PF?
Tenso
-
Pelo menos com relação à economia, não, pois a PF cobra tão somente noções de economia; ao passo que esta questão, provavelmente, é da área específica de economia, que é bem mais técnica.
-
Para quem não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
... comentários sem gabarito não vale de nada!
O ciclo de vida de um produto pode ser entendido como a história completa do produto através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio. É o conceito de absolescência planejada, ou seja, os produtos já nascem com data prevista para serem retirados do mercado. As quatro fases do ciclo de vida do produto:
Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.
Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.
Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-ciclo-de-vida-do-produto/81718/
-
GAB. ERRADO
O modelo de ciclo de vida do produto (CVP) é a linha de produção de um produto ou marca. É a sua história completa através de suas fases de vendas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Quando se fala do ciclo de vida de um produto fala-se tanto, por exemplo, de aparelhos de fax, carruagens, fornos de microondas e discos de vinil quanto do sucesso ou fracasso de uma versão específica de um produto.
O ciclo de vida de um produto visa a olhar além das fronteiras da empresa, não se preocupando, necessariamente, com as competências da empresa avaliada. A questão seria (com um exemplo actual): quanto vale a pena investir (em pesquisas tecnológicas e em esforços de mercado) em fitas VHS? Através da análise do ciclo de vida do produto pode-se ter um forte auxílio para esta resposta.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_vida_do_produto#:~:text=O%20modelo%20de%20ciclo%20de,%2C%20crescimento%2C%20maturidade%20e%20decl%C3%ADnio.&text=Todo%20o%20neg%C3%B3cio%20busca%20modos,vendas%20de%20produtos%20e%20servi%C3%A7os.
OBS: Acredito que o erro seja em relação ao conceito da Teoria do Ciclo do produto com a situação apresentada na questão.
-
Quando a produção atinge a padronização, significa que o produto atingiu a fase madura. Nessa etapa, aumenta a importância relativa dos fatores capital e mão-de-obra, enquanto declina a do fator tecnologia. Assim, países menos desenvolvidos oferecem vantagens competitivas para a localização da produção, devido ao menor custo de mão-de-obra. Todavia, essa vantagem só acontece para alguns produtos. No caso de bens que requeiram maior investimento em pesquisa ou um ambiente econômico mais refinado, a produção tende a se restringir ao espaço geográfico dos países desenvolvidos.
Como a questão fala em um veículo com tecnologia inovadora, significa que a produção tende a se localizar no espaço geográfico dos países desenvolvidos.
Fonte: Revisitando a teoria do Ciclo Produto, de Eneuton Pessoa e Marcilene Martins.
(grancursos)
-
Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre teoria Ciclo Produto.
A teoria Ciclo-Produto é uma das teorias mais novas do comércio internacional. Esta teoria tem como pressuposto que a produção ocorre de forma internacional.
Segundo a teoria, os bens inovadores surgem em países desenvolvidos, pois estes possuem capital humano e tecnológico para criarem bens altamente tecnológicos. Esses países possuem condições de gastar com trabalhadores altamente qualificados e financiar pesquisas de novos produtos.
No entanto, uma vez criados os bens e descoberta a tecnologia, resta apenas produzir o bem em escala. Nessa situação, a produção massiva do bem necessitará de mais força de trabalho (pois agora é só reproduzir a tecnologia), tornando o bem intensivo em trabalho. Assim, sai de cena a mão de obra qualificada e entram em cena os "apertadores de parafuso".
Assim, segundo a Teoria, a produção será transferida para países em desenvolvimento (que possuem abundante mão de obra a menor custo).
No entanto, a migração da produção para o país em desenvolvimento não é automática, pois uma indústria só se instala num país depois de perceber que há, de fato, um mercado consumidor que justifique tamanho investimento.
Assim, inicialmente, a demanda do país em desenvolvimento é satisfeita com exportações do país desenvolvido. Mas pode chegar um ponto no qual a indústria do país em desenvolvimento verá vantagem em produzir diretamente neste país, em vez de ficar dependendo das exportações do país desenvolvido. Neste caso, diretamente, ou por meio de franqueados ou licenciados, o país em desenvolvimento passará a produzir e a pagar royalties pela tecnologia aos países desenvolvidos.
Ou seja, só haverá produção no país em desenvolvimento se houver mercado interno grande o suficiente para superar os investimentos de uma nova indústria.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Aviso aos desavisados: fiquem tranquilos pq essa prova foi para oficial de inteligência com especialidade em economia.