SóProvas


ID
2623495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Com relação ao liberalismo, julgue o item que se segue.


Surgido com o objetivo de romper com a lógica política de antigos regimes, o liberalismo tem a defesa da propriedade como um de seus conceitos basilares.

Alternativas
Comentários
  • O Liberalismo preconiza a não intervenção do Estado nos assuntos econômicos individuais ou coletivos. Tem, portanto, como principal bandeira, a defesa da propriedade privada.

     

    Resposta: CERTO.

  • Perfeito, pessoal! Devemos lembrar que o liberalismo surge no bojo das revoluções burguesas e estas estão relacionadas com a ideia da defesa da propriedade vinda dos filósofos contratualistas. Portanto, a afirmativa está

    CERTA!

     

    Marcelo Camacho - Ponto dos Concursos

  • Liberalismo é uma  e  baseada na , consentimento dos governados e igualdade diante da lei.Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como um governo limitado,  (incluindo  e ),  (), , , , igualdade racial, internacionalismo, ,  e .

    O liberalismo começou a alcançar notoriedade durante o , quando se tornou popular entre  e . O liberalismo buscou contestar diversas normas sociais vigentes na época, como o , ,  e o . Os liberais também encerraram políticas ,  e outras barreiras ao comércio, promovendo mercados livres em vez disso.

    A fundação do liberalismo como uma tradição distinta é comumente atribuída ao filósofo inglês , tendo ele argumentado que o liberalismo deve basear-se no , e que cada homem tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade, e que os governos não devem  tais direitos.Enquanto a tradição liberal britânica tenha enfatizado a expansão da democracia, o liberalismo francês enfatizou a rejeição do  e esteve ligado à .O filósofo , do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica distinta. Locke argumentou que cada homem tem um  à vida, liberdade e propriedade, acrescentando que os governos não devem violar esses direitos com base no .

    Fonte: Wikipédia