SóProvas


ID
2623750
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma fabricante de produtos de beleza adota departamentalização funcional. A cúpula da empresa vem planejando uma reestruturação, para passar a adotar departamentalização por processo.


Uma das vantagens da departamentalização por processo é:

Alternativas
Comentários
  • VANTAGENS: A vantagem da departamentalização por processo é extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições. 

    DESVANTAGENS: Contudo, quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar profundamente o processo, este tipo de departamentalização peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

  • Esse tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacioanados com as áreas de produção e logística. Assim, A TECNOLOGIA passa a ser o foco desse modelo.

    (Rennó, Adm. Geral para concursos, p.101)

  • GABARITO E

     

    DIFICIL ACERTAR QUESTÕES DE ADMINISTRATÇÃO GERAL E DE GESTÃO DE PESSOAS,DISCIPLINAS SUBEJETIVAS DEMAIS. PORÉM AS OPÇÕES C e D, SÃO DESCARTÁVEIS.

  • Processo

    Caracteristicas

    Agrupamento por fases doprocesso, do produto ou da operação. / Ênfase na tecnologia utilizada. / Enfoque introverso.

    Vantagens:

    Melhor arranjo físico e disposição racional dos recursos. / Utilização econômica da tecnologia. / Vantag. Econ. do processo.

    Desvantagens:

    Contraindicada quando a tecnologia sofre mudanças e desenvolvimento tecnológico. / Falta de flexibilidade e adaptação a mudanças.

  • Massa seu comentário Vivian, agora vou tentar decorar ele pra acertar as questões.

  • qual o erro da D?

     

    eu tbem não gosto de decorar, mas raciocinando, como propoe a Vivian:

     

    se eu mundo da estrutura funcional (depto de marketing, de RH, juridico, financeiro....) para uma estrutura por processos , eu não facilito a flexibilidade e capacidade de adaptação à novas tecnologias, na medida em que existe uma visão sistemica na fase operacional, etc?

     

     

  • Tentei raciocinar e errei... vou voltar a decorar  ¬¬

  • Sobre a D)

    Pense no seguinte, imagine você cria uma "esteira" com várias máquinas acima dela pra fazer um processo automatizado como a das cervejas. A tecnologia está o tempo todo em evolução de um ano para o outro já haveria que se trocar o maquinário para acompanhar, porém isto encareceria muito, por isto não se torna flexível. Essas máquinas vão ter que ficar lá por um bom tempo (é o que eu faria como administrador pelo menos).

  • Gabarito letra E

     

    Departamentalização por processos:

     

    Onde pessoas e recursos são alocadas de acordo com o fluxo de trabalhos. Exemplo.: departamento de corte, costura e acabamento em uma confecção, ou catalogação, embalagem e preço em uma fábrica.

    Vantagens:

    ·         Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia;

    ·         A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.

    ·         Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto, a focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de seu início até o fim.

    Desvantagens:

    ·         Devido a alta especialização, quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, este tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação;

    ·         Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administração;

     

    Giovanna Carranza

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS - Também denominada departamentalização por fases do processo, por processamento ou, ainda, por equipamento. É frequentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento são feitos por meio de sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado. É o processo de produção dos bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação e agrupamento.


    Vantagens

    ▪ Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto, a focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de seu início até o fim;

    Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.


    Desvantagens

    ▪ Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, este tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação

    ▪ Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.

    ▪ Com o mesmo problema encontrado na estrutura funcional, ocorre a redução da cooperação e comunicação interdepartamental, devido ao isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento tem seus próprios objetivos e prioridades, que sob pressão criam-se diversas barreiras e conflitos. Também são criadas limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

    ▪ Cada administrador no departamento de processos é especialista em apenas uma parte do processo, não sendo capaz de concluir um processo por inteiro, com isso, torna-se difícil uma substituição de um administrador, mesmo sendo de igual função, por um outro administrador de um processo diferente.


  • GAB: E.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO

    O que devo lembrar?

    >> Atividades e os recursos são agrupados em torno de processos-chave específicos da empresa.

    >> A tecnologia é o foco do modelo.

    >> Peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Alternativa A. Errado. Existe pouca flexibilidade para ajustes no fluxo produtivo

    Alternativa B. Errado. Em relação à estrutura funcional, a estrutura por processo aprimora a comunicação entre os departamentos, porém não se chega a eliminar os conflitos.

    Alternativa C. Errado. Em razão da interdependência entre os processos aumenta-se o risco operacional.

    Alternativa D. Errado. Existe pouca flexibilidade para ajustes no fluxo produtivo

    Alternativa E. Certo. A departamentalização por processo permite que uma tecnologia favoreça todo o processo em vez de um único setor, o que permite obter vantagens econômicas.

    De forma bem simples: imagine que a empresa tenha uma super impressora 3D. Em uma estrutura funcional essa impressora favoreceria apenas as atividades de um setor funcional (marketing, finanças, produção etc). Ao formatarmos as atividades processo, todos os processos que necessitassem de uma impressora 3D seriam beneficiados. Perceba que se desvincula a tecnologia de um único setor para transformá-la em um suporte para todas as atividades que dela necessitarem.

    Por fim, quero destacar algo importante. A departamentalização por processo permite essa economia pela melhor utilização da tecnologia nos processos, porém isso não significa que a departamentalização por processo será necessariamente mais barata que a departamentalização funcional. A especialização proporcionada pela estrutura funcional em muitos casos provoca um efeito econômico maior que a economia proporcionada pela estrutura por processos. Em resumo, qual será a mais econômica (funcional x processo) depende de cada caso.

    Gabarito: E

  • GABARITO E

    Departamentalização por processos>>> foco na tecnologia, a qual permite que sejam extraídas maiores vantagens econômicas dos equipamentos e das tecnologias utilizadas (maior economia de escala).

    Desvantagens :

    - aumenta os riscos operacionais (pois, caso ocorra algum problema em uma “parte” do processo, a operação toda será afeta);

    -é caracterizada pela inflexibilidade dos processos e incapacidade de adaptação às mudanças tecnológicas (uma vez que o processo depende de tecnologia fixa e permanente, tendo em vista os altos custos envolvidos na mudança da tecnologia utilizada).

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

  • Quando falamos em departamentalização por processos, devemos nos lembrar do foco na tecnologia, a qual permite que sejam extraídas maiores vantagens econômicas dos equipamentos e das tecnologias utilizadas (maior economia de escala). Portanto, o gabarito é a letra E. As demais alternativas não trazem vantagens desse tipo de departamentalização. Pelo contrário, a departamentalização por processo aumenta os riscos operacionais (pois, caso ocorra algum problema em uma “parte” do processo, a operação toda será afeta).

    Além disso, é caracterizada pela inflexibilidade dos processos e incapacidade de adaptação às mudanças tecnológicas (uma vez que o processo depende de tecnologia fixa e permanente, tendo em vista os altos custos envolvidos na mudança da tecnologia utilizada).

    O gabarito é a letra E

    ESTRATÉGIAC.

  • PROCESSO> TECNOLOGIA

    CLIENTE> CLIENTE

    TERRITORIAL> CULTURA, ESTADOS, PAÍSES

    PROJETO> RECURSOS, PROJETO LONGO PRAZO, CURTO PRAZO, INICÍO COM TÉRMINO

  • Quando falamos em departamentalização por processos, devemos nos lembrar do foco na tecnologia, a qual permite que sejam extraídas maiores vantagens econômicas dos equipamentos e das tecnologias utilizadas (maior economia de escala). Portanto, o gabarito é a letra E.

    As demais alternativas não trazem vantagens desse tipo de departamentalização. Pelo contrário, a departamentalização por processo aumenta os riscos operacionais (pois, caso ocorra algum problema em uma “parte” do processo, a operação toda será afeta). Além disso, é caracterizada pela inflexibilidade dos processos e incapacidade de adaptação às mudanças tecnológicas (uma vez que o processo depende de tecnologia fixa e permanente, tendo em vista os altos custos envolvidos na mudança da tecnologia utilizada).

    O gabarito é a letra E. 

    Estrategia Concursos

  • Departamentalização por processos: ocorre na divisão das atividades segundo o processo produtivo, como na administração pública, gerando uma especialização maior dos recursos alocados e comunicação das informações técnicas maior também, mas também pode comprometer a flexibilidade de alguns ajustes necessários nos processos.

  • Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia.

    GAB: E

  • Tecnologia empregado no processo quanto mais rápido minha linha de produção mais lucro eu vou ter .

    Exemplo é o Burger King ele no início lucrou muito vendendo suas linhas de montagem de hambúrguer hehheehh vi isso no history

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "E"

    Complementando;

    Trago as vantagens e desvantagens da "Departamentalização por Processo".

    Vantagens:

    • Processos integrados: permite a interligação entre as diversas áreas, as quais se voltam tanto para os clientes internos quanto para os clientes externos.
    • Maiores economias de escala: o foco e a ênfase na tecnologia permitem que sejam extraídas maiores vantagens econômicas dos equipamentos e das tecnologias utilizadas.
    • Permite que a empresa atinja maiores níveis de produtividade e qualidade. Propicia, portanto, uma melhor utilização dos recursos.
    • Aumento da eficácia organizacional.
    • Otimização e aprimoramento do arranjo físico (layout).

    Desvantagens:

    • Inflexibilidade dos processos: o processo depende da tecnologia utilizada. Portanto, os processos não podem ser modificados sem que ocorra uma modificação da tecnologia empregada nesse processo.
    • Depende de tecnologia fixa e permanente e de produtos estáveis e permanentes: se a tecnologia sofre grandes mudanças, há um alto custo envolvido na alteração da tecnologia. Da mesma forma, se os produtos necessitam ser mudados, consequentemente, há a necessidade de alterar a tecnologia utilizada na produção dos produtos, e isso também envolve altos custos.
    • Perda da visão “macro”: assim como ocorre na departamentalização funcional, cada departamento é especialista em apenas uma fase do processo. Isso dificulta a substituição do administrador de determinado departamento, por exemplo.
    • Maior risco operacional: se uma das “fases” do processo der problema, o processo produtivo como um todo será afetado.
  • GAB E

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS

    1. É algo contínuo, repetitivo, duradouro.
    2. Ideia de continuidade;
    3. Larga escala de produção;
    4. Baixo custo;
    5. Baixa Flexibilidade.

    VANTAGENS:

    1. Maior especialização dos recursos utilizados;
    2. Melhor coordenação;
    3. Foco na tecnologia.

    DESVANTAGENS: 

    1. Contraindicada quando a tecnologia sofre mudanças e desenvolvimento tecnológico;
    2. Falta de flexibilidade e adaptação a mudanças.
    3. Perda da visão global da interligação entre diferentes processos. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)