SóProvas


ID
2623780
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo seletivo depende de informações sobre o cargo a ser preenchido ou da definição das competências desejadas pela organização.


Quando a organização não dispõe de informações sobre os requisitos e as características do cargo, uma forma de contornar essa limitação é utilizar-se de:

Alternativas
Comentários
  • 5-Hipótese de trabalho
    Caso nenhuma das alternativas anteriores possa ser utilizada para obter informações a respeito do cargo a ser preenchido, resta o emprego de uma hipótese de trabalho, ou seja, uma previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial. Trata-se de estabelecer hipóteses ou idéias antecipadas a respeito do cargo a ser preenchido.

    http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/colheita-de-informacoes-sobre-o-cargo.htm

  • Ferramentas de seleção

    O primeiro passo para a realização do processo seletivo ocorre por meio do perfil

    profissiográfico, baseado na coleta de informações sobre o cargo, que pode ser adquirida pelos seguintes procedimentos:

    Descrição e análise do cargo: a descrição é o levantamento dos aspectos intrínsecos (tarefas, atribuições e responsabilidades do cargo) e a análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos (conhecimentos, habilidades, aptidões exigidas para o ocupante do cargo).

    Técnica dos incidentes críticos: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.

    Requisição de pessoal: formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo.

    Análise do cargo no mercado: pesquisa de mercado feita em empresas semelhantes, com cargos que possam ser comparados.

    Hipótese de trabalho: previsão aproximada do conteúdo do cargo. É utilizada quando nenhuma das alternativas anteriores serve, como nos casos dos cargos novos e que nunca foram pensados.

  • Interessante e que incidentes críticos tbm servem, nos termos do artigo citado por Lucas de Oliveira. Mas não exatamente para o caso de desconhecimento da função.

  • Hipótese de trabalho acontece no caso de nenhuma das alternativas poderem ser utilizadas para obter informações a respeito do cargo a ser preenchido. Nesse caso, é realizada uma previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial. Trata-se de estabelecer hipóteses ou idéias antecipadas a respeito do cargo a ser preenchido.

     

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Na verdade, o correto seria "Análise de cargo no mercado", o famoso benchmark job. Pois a questão foi retirada do livro de Chiavenato.

    Então fiquei entre a D e a E.

  • Na hipótese de trabalho, não há parâmetros concretos para a definição das competências. Não há um cargo com as características requeridas na organização. Assim, o gestor lançará mão de possibilidades (hipóteses).

    As demais alternativas (A, B, C e D) pressupõem a existência do cargo na organização. Diferentemente da hipótese, que trabalha com possibilidades, essas ferramentas apresentam como cerne de sua utilização a comparação.

  • Pessoal, imaginem o caso de um cargo novo na organização. Suponhamos que um novo setor da empresa vá ser inaugurado e, para gerir este setor, seja necessário que se contrate alguém para o cargo. Perceba que, neste caso, não há informações anteriores sobre o perfil do profissional desejado, porque o cargo é novo, não havia ninguém que o tivesse ocupado anteriormente. O que fazer nesta hipótese? Supor requisitos e qualificações necessárias baseadas nas atividades que a pessoa terá que exercitar. Se for um cargo de gerência, por exemplo, podemos supor que necessitará de um grau de liderança para lidar com os subordinados. Se o setor for, por exemplo, de análise de sistemas da informação, necessitará também de formação técnica na área, mesmo que para um cargo de gerência. Portanto, utilizaríamos aqui a suposição, ou as hipóteses de trabalho.

    Gabarito: E

  • GAB. E

    Hipótese de trabalho: é a técnica que deve ser utilizada se nenhuma das técnicas anteriores for aplicável. Trata-se de criar uma previsão sobre qual o conteúdo exigido para o futuro ocupante do cargo a ser preenchido.

  • Essa questão envolve as Ferramentas para definição das exigências do cargo (Perfil Profissiográfico).

    “Quando a organização não dispõe de informações sobre os requisitos e as características do cargo”

    A hipótese de trabalho é utilizada quando nenhuma das ferramentas pode ser utilizada para obter informações a respeito do trabalho a preencher, resta elaborar uma hipótese de trabalho: uma previsão do conteúdo do trabalho e sua exigibilidade em relação ao ocupante (requisitos e características) como uma simulação inicial. Trata-se de estabelecer hipóteses ou ideias a respeito do trabalho a preencher.

    Já sabemos que a alternativa correta é a letra E. Vamos analisar as outras:

    Alternativa A. Errado. A técnica dos incidentes críticos consiste na anotação sistemática de desempenho excelente ou péssimo havido no trabalho. Os aspectos desejáveis (que melhoram o desempenho) ou indesejáveis (que pioram o desempenho) servem de base para comparação na investigação de futuros candidatos.

    Alternativa B. Errado. A comparação por pares é um método de avaliação de desempenho. Consistem em comparar dois empregados de uma vez e anota-se aquele que é considerado o melhor entre os fatores de avaliação.

    Alternativa C. Grupo focal é um método de pesquisa de mercado. Consiste em reunir os participantes em uma entrevista. Nessa entrevista ocorre a exposição de suas opiniões sobre determinado produto ou serviço.

    Alternativa D. A comparação de cargos é um método de avaliação de cargos, possui o intuito de avaliar salários, hierarquia, etc.

    GABARITO: E

  • GAB E

    São ferramentas de seleção:

    1. Análise e descrição do cargo: A análise é o levantamento dos aspectos extrínsecos (conhecimentos, habilidades, aptidões exigidas para o ocupante do cargo). Já a descrição é o levantamento dos aspectos intrínsecos (tarefas, atribuições e responsabilidades do cargo);
    2. Análise dos incidentes críticos: São anotações sistemáticas e criteriosas a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho;
    3. Requisição de pessoal: É o formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo;
    4. Análise e pesquisa de mercado: É a pesquisa de mercado feita em empresas semelhantes, com cargos que possam ser comparados;
    5. Hipótese de trabalho: É a previsão aproximada do conteúdo do cargo. É utilizada quando nenhuma das alternativas anteriores serve, como nos casos dos cargos novos e que nunca foram pensados.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)