SóProvas


ID
2623795
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo tradicional de desenho de cargos deriva das propostas da administração científica de Taylor e outros autores do início do século XX. Ao longo do tempo, a aplicação do desenho clássico mostrou que ele tem uma série de limitações, pois provoca monotonia, desmotivação e outros efeitos indesejáveis.


No entanto, ele ainda é utilizado em muitas organizações, pois tem como uma das vantagens esperadas:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deve estar errada, não há na adm científica algo específico sobre cargos simples.

  • Se alguém entender esse assunto é puder explicar quais outros tipos de cargos existem. Agradeço!

  • "O conceito de cargos baseia-se nas noções de tarefa, atribuição e de função, a saber:
    Tarefa: é toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargos. Geralmente é a atividade atribuída a cargos simples e repetitivos (cargos de horistas ou operários), como montar uma peça, rosquear um parafuso, usinar um componente, injetar uma peça etc."

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/administracao-de-cargos-e-salarios/38673/

    O texto não se preocupa em definir o que é um cargo simples, mas tangencia o assunto, e passa a ideia de que um cargo simples é ocupado por um executor de tarefas repetitivas.

    Não encontrei algo sobre outros tipos de cargos.

  • o foco não é a nomenclatura dos cargos e sim a Teoria de Taylor. 

  • quando mais departamentalizado a empresa for, mais cargos de surpevisao e gerencia serao necessarios, o que implica me pessoas especializadas e que dominem o assunto em questao. 

  • A divisão do trabalho consiste em dividir uma atividade em partes menores. 

    Imagine uma linha de produção de um veículo, em que um ajusta as rodas, o outro cuida da lanternagem e assim por diante. Isso significa que o indivíduo não precisa dominar o processo completo e complexo de montar um veículo, mas tão somente a atividade "simples" que lhe foi atribuída. Ele será especialista somente naquela função simples de todo um processo complexo de montar o veículo.

    Quando a questão fala em pouca habilidade, se refere ao fato de que não requer nenhum conhecimento complexo (nenhum treinamento aprofundado) para executar atividades simples, tal qual o exemplo mencionado acima.

     

    Caso esteja equivocada, me corrijam. 

    Espero ter ajudado.

  • Gabarito Letra C

     

    De acordo com o livro do Idalberto chaivenato a administração cientifica se devenvolve nesses temas aqui.

     

    Administração como ciência.
    A organização racional do trabalho.
    Os princípios da Administração Científica.
    A apreciação crítica da Administração Científica.

     

    *Os métodos científicos ficaram conhecida como Organização Racional do Trabalho (ORT), que tem os seguintes fundamentos: (princípios da ORT).

     

    1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos:                     

    2. Estudo da fadiga humana:

    3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador:

    4. Desenho de cargos e tarefas: trata-se da ideia básica de definir quem faz o que e como as tarefas devem ser executadas

    5. Incentivos e prêmios salariais por produção:

    6. A ideia do Homo Economicus:

    7. O ambiente de trabalho:

    8. Padronização quanto maior a padronização nos processos, menores seriam as perdas e desperdícios, e maior seria a eficiência.

  • Eu tomei por base os conhecimentos sobre a Teoria da Administração Científica de Taylor e sua aplicação no mundo real. Esta teoria tem foco na especialização do trabalho, nas tarefas e sua padronização. Nos dias de hooje ainda é usada nas fábricas de produção em massa, linhas de montagem... Não precisava ter conhecimento sobre outros tipos de cargoss e sim relacionar com a teoria e sua aplicação no mundo real.

  • Acabei errando a questão  por ela inducir ao erro e falar em Salários baixos.

    Uma das caracteristicas do modelo de produção de taylor era o Incentivo e prêmios salariais por produção. Mais acredito que mesmo assim os sálarios eram baixos ! 

    Lembrando que o Fordismo, os salarios eram mais altos para os próprios funcionarios comprarem os carros da empresa e assim eles acabavam vendendo mais  e lucrando com os próprios funcionarios.

    Achei a questão mais formulada...

     

     

     

  • Achei algo sobre o tema: 

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVBMAF/gestao-pessoas?part=7#

  • No entanto, ele (MODELO CLÁSSICO) ainda é utilizado em muitas organizações, pois tem como uma das vantagens esperadas:

    A) cargos simples dispensam a contratação de mão de obra extra; (mais produção mais mão de obra).

    B) a padronização facilita o treinamento e estimula a variedade de habilidades;

    C) cargos simples requerem pessoas com poucas habilidades e salários baixos; (poucas habilidades têm como consequência a baixa remuneração, o custo era uma preocupação do modelo clássico).

    D) a divisão do trabalho facilita a socialização;

    E) a divisão do trabalho favorece a formação de unidades naturais de trabalho. 

    O modelo clássico apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, sendo projetado para alcançar a redução de custos, a padronização das atividades e o apoio à tecnologia.

    Formação de unidades naturais de trabalho consiste em identificar diferentes tarefas a serem executadas, agrupá-las em módulos significativos e atribuí-las a uma pessoa. Uma unidade natural de trabalho reúne certas partes especializadas funcionalmente de um processo, permitindo uma noção integral do trabalho. 

  • UM DOS PONTOS NEGATIVOS É JUSTAMENTE E A ALTA ESPECIALIZAÇÃO, MESMO, NOS CARGOS SIMPLES. Então que gabarito louco é esse?

  • Pessoal,

    Só para esclarecer um pouco a origem do gabarito dessa questão:

    Chiavenato (2014, p. 179) traz as seguintes características do desenho clássico de cargos:

    "O desenho clássico foi projetado para alcançar as seguintes vantagens:

    1) Redução de custos: operários com qualificações mínimas e salários menores, para facilitar a seleção e reduzir os custos de treinamento.

    2) Padronização das atividades: a homogeneização das tarefas facilita a supervisão e o controle, permitindo amplitude administrativa maior, com grande número de subordinados para cada supervisor.

    3) Apoio à tecnologia: a aplicação do princípio da linha de montagem era a maneira de obter o melhor rendimento da tecnologia da época."

    Ademais, cargos simples e repetitivos (consequência do desenho clássico) são considerados desvantagens/limitações desse modelo.

    Espero ter ajudado em algo.

    Abraços,

    Douglas

    @adm.em1minuto

  • A tendência que prevalece nas organizações atualmente é buscar profissionais com diversas habilidades e procura valorização da mão de obra com plano de cargos e salários.... dizer que o modelo tradicional ainda é usado por MUITAS ORGANIZAÇÕES foi meio inadequado, pois esse modelo hoje em dia é mais uma exceção.

  • GAB:C

    A Administração Científica de Taylor explicita que o foco deve estar sempre na tarefa, não se importando, ou importando-se pouco com a saúde, carga horária, socialização do funcionário dentro de organização.

    O foco na tarefa está ligado a padronização do funcionário em relação as suas atividades as quais estão diretamente relacionadas as funções que requerem pouca habilidade técnica e de alta repetição, não necessitando de habilidade ou capacidade técnica elevada.

    EX: Trabalho em Fábrica de Roupas.

  • Isso é uma vantagem?