-
Correta A. Relaçoes interpessoais = pessoas que cuidam do crescimento da empresa.
-
a B nao poderia ser pois gestao de pessoas é atividade meio e nao atividade fim.
-
-
A) Correta. A área de Gestão de Pessoas mobiliza os talentos organizacionais para o atingimento da estratégia da organização, o que a torna essencial no alcance dos objetivos organizacionais e no planejamento da empresa. Além disso, através da comunicação, mobiliza e motiva as pessoas a desenvolverem o seu desempenho.
B) Errada, já que a área de GP não é atividade finalística, e sim atividade meio.
C) Errada, porque o controle das variáveis externas é papel da cúpula da organização, dos seus gestores.
D) Errada, pois não depende do TAMANHO, e sim da capacidade da área de RH em mobilizar as pessoas.
E) Errada. A área de GP, para se estratégica, também deve dar atenção às suas atividades operacionais, pois o setor em si deve funcionar bem para poder assessorar os demais setores.
Gabarito: A
-
Questão abordando a gestão estratégica de pessoas. Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. Certo. Mobilizar as pessoas da organização de forma que consiga levantar informações propícias para o desenvolvimento não só da área de gestão de pessoas, mas também de toda organização é fundamental para despertar o senso de parceria estratégica dos colaboradores como fonte de diferencial competitivo.
Alternativa B. Errado. A área de gestão de pessoas é focada nos processos que envolvem as pessoas da organização, ou seja, ela cria condições para que os objetivos sejam atingidos. A área de gestão de pessoas, embora possua um caráter cada vez mais estratégico é uma atividade meio, isto é, ela é uma atividade de suporte para as atividades finalísticas de uma organização.
Alternativa C. Errado. As variáveis externas não estão sob controle da empresa. Além disso, a formulação do planejamento estratégico não é uma atribuição da área de gestão de pessoas.
Alternativa D. Errado. O tamanho da área de gestão de pessoas não é determinante para o engajamento. O principal preditor da capacidade estratégica da área de pessoal é a eficiência e eficácia dos processos realizados por essa área.
Alternativa E. Errado. A área de gestão de pessoas assume um caráter estratégico quando se preocupa com a implantação e alcance dos objetivos de toda a organização (objetivos estratégicos). Independentemente do eventual caráter estratégico, a área de gestão de pessoas, assim como as demais áreas de uma empresa, também realiza ações operacionais. No setor de pessoal, temos como exemplos de ações operacionais: processamento de folha funcionários, registro de pessoal, controle da folha de frequência.
GABARITO: A
-
Gab: A
As organizações necessitam das pessoas para atingirem seus objetivos; as pessoas dão suporte à execução dos processos organizacionais. A expressão “competências em comunicação” destaca a importância da comunicação como forma de linguagem, permitindo às pessoas o desenvolvimento de pensamentos e um sistema de relações entre elas e a organização.
b) Errada. A gestão estratégica de pessoas deve estar alinhada à estratégia organizacional. No entanto, não é apenas a área de Gestão de Pessoas que executa a estratégia da organização. Assim, a gestão estratégica de pessoas trata do alinhamento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas com a missão, visão, objetivos estratégicos, estratégias e planos da organização, proporcionando aumento da vantagem competitiva organizacional.
c) Errada. Controle das variáveis externas? É óbvio que o controle ocorre sobre as variáveis internas. O controle de variáveis externas não ocorre assim, tão facilmente. Ademais, controle não é atividade exclusiva da área de GP.
d) Errada. O engajamento de todos na execução do planejamento estratégico independe do tamanho da área de GP. Não podemos nos esquecer de que gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e função de staff. Em simples palavras, significa dizer que quem administra diretamente o pessoal é cada gerente dentro de sua área de atuação e que uma unidade organizacional prestará serviços especializados, de modo a manter uma relativa uniformidade e consistência na relação entre gerentes e subordinados.
e) Errada. A área de GP atua em todos os níveis organizacionais! Nada de abandonar ou preferir um nível a outro. No nível operacional, se torna burocrática, rotineira e executora de práticas e atividades especializadas ao lidar direta e exclusivamente com pessoas. No nível tático ou intermediário, se transforma em consultoria interna para apoiar e ajudar os gerentes como gestores de pessoas. No nível institucional ou estratégico, se transforma em consultoria externa para facilitar e apoiar a organização como um todo.
Fonte: Prof. Adriel Sá, Gran Cursos.