-
Gabarito: D
Avaliação 360º - trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que em giram em torno do avaliado (CHIAVENATO, 2002).
-
gabarito D
Para responder questões desta disciplina altamente subjetiva, o" MACETE" é não pensar muito, se não pode errar feio.
-
O macete é fumar a mesma maconha do examinador.
A avaliação pode ser feita por diversos “atores” dentro de uma organização. A seguir veremos os principais:
Ø Autoavaliação – nesse método, é o próprio funcionário quem se avalia. Dessa maneira, ele deve ter uma série de critérios para evitar uma excessiva subjetividade. De certa forma, sempre nos avaliamos, não é mesmo? O risco dessa forma de avaliação é a pessoa não querer “encarar” suas deficiências e “mascarar” suas dificuldades.
Ø Gerente – esse é o método mais comum dentro das organizações. O gerente, normalmente assessorado pela equipe do RH, utiliza certos parâmetros para avaliar sua equipe de trabalho, ou seja, seus subordinados.
Ø Equipe de trabalho – a avaliação é feita pelos próprios membros da equipe. A consciência de que a avaliação será positiva é fundamental para que seja vista como um aspecto benéfico para funcionamento da equipe. Os membros mais experientes normalmente servem de suporte aos demais nessa atividade.23
Ø Avaliação 360º – nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.
Ø Comissão de avaliação – é um método em que é formada uma comissão de avaliação para avaliar os funcionários. Desse modo, pode ser formada por pessoas de um ou mais setores e ser permanente ou temporária. É um método caro e que toma bastante tempo, mas que tem como benefício uma maior padronização dos critérios de avaliação.
Ø Avaliação de baixo para cima – ao contrário do método em que o gerente avalia seus subordinados, nesse caso são os subordinados que avaliam o seu superior. Dessa maneira, o gerente é avaliado de acordo com seu estilo de liderança, seu aspecto motivacional e habilidade de comunicação. O objetivo é vocalizar as dificuldades que os funcionários estão tendo com sua chefia, de modo a que essa chefia possa fornecer os meios e recursos para que a equipe consiga atingir os resultados desejados.
Agora que já vimos quem pode fazer a avaliação, vamos ver a seguir quais são as principais técnicas utilizadas para se avaliar o desempenho.
18.4.1. Método das Escalas Gráficas
-
A principal vantagem da avaliação 360º é proporcionar feedback ao funcionário de todas as partes envolvidas no processo - daqueles que são afetados pelo comportamento do avaliado.
-
Pessoal, a finalidade maior da avaliação 360o é o ajustamento dos avaliados às diferentes demandas que possuem dentro da organização. Assim, seus avaliadores são todos aqueles que têm contato com o seu trabalho no ambiente interno e externo. É um processo de feedback por parte daqueles que são atingidos pelos resultados produzidos pelo avaliado.
Assim, normalmente quem avalia no método 360o são: gestor, subordinados, pares e colaterais, autoavaliação, clientes internos e externos e fornecedores internos e externos.
Gabarito: D
-
-
✔Gabarito: D
A avaliação 360° (ou avaliação em rede) tem como principal característica o fato de que todos os indivíduos em torno do avaliado podem participar da avaliação.
Fonte: Prof. Vinicius de Oliveira, Estratégia Concursos
-
A avaliação 360º trata-se de um método de avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que possuem alguma forma de interação com o avaliado. Dessa forma, participam da avaliação, por exemplo: superior, colegas de trabalho, fornecedores, clientes e todas as demais pessoas que estão ao redor do avaliado (daí o nome de 360º).
Esse método de avaliação tem um foco predominantemente gerencial e comportamental. Os diversos avaliadores preenchem formulários (geralmente eletrônicos) e, posteriormente, todos os dados gerados são tabulados e o avaliado recebe um relatório individual de forma reservada sobre os mapeamentos feitos como retroação. A partir desse relatório, o avaliado, com auxílio do seu superior, elabora um plano individual de desenvolvimento.
A alternativa que está coerente com o conceito da avaliação 360º encontra-se na letra “D”, uma vez que o avaliado receberá um relatório com o feedback de todos aqueles que o avaliaram, ou seja, todas aquelas pessoas que têm interação e, consequentemente, são afetadas pelo seu desempenho.
Gabarito: D
-
GAB D
Avaliação 360º/avaliação em rede/Feedback 360°:é a avaliação em que todos no entorno podem participar, inclusive o avaliado. Começa por uma autoavaliação. É muito utilizado por empresas de todo o mundo por ser o mais completo e eficiente; o diferencial deste tipo de avaliação de desempenho é a possibilidade dos colaboradores avaliarem e serem avaliados por seus “stakeholders” (todos os interessados, internos e externos), colegas de trabalho, superiores, subordinados e até mesmo clientes; essa avaliação também considera a avaliação que o funcionário faz de si mesmo e de seu trabalho;
Vantagens do método 360º
- Reduz o efeito halo;
- Participação dos clientes;
- Contribui para a qualidade total;
- Facilita o autodesenvolvimento.
Desvantagens do método 360º
- Método mais caro;
- Mais demorado;
- Dificuldade das pessoas em dar e receber feedbacks;
- É mais Complexo;
- Tem alto custo de treinamento;
- Pode gerar ações conflitivas;
- Pode intimidar o avaliado.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)