SóProvas


ID
2623828
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A melhoria do desempenho organizacional pelo desenvolvimento de competências estratégicas que conferem à organização diferenciação e competitividade é uma abordagem da gestão por competências.


Essa impacta a gestão de pessoas, pois promove:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    Gerenciar com pessoas, emponderar, delegar, assim os empregados se tornam sujeitos ativos da organização.

  • Qual o erro da A?

  • Segundo Brandão e Guimarães (1999), cabe uma distinção entre gestão por competências e gestão de competências. A primeira se refere à estruturação das atividades das áreas e das equipes da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las. A segunda se refere ao conjunto de mecanismos utilizados para gerir as competências, incluindo o planejamento, a organização, a avaliação e a escolha das formas de desenvolvimento de competências necessárias ao alcance dos resultados pretendidos.

     

    A gestão por competência serve como modelo para a descrição e a análise de cargo, o recrutamento e a seleção, a avaliação de desempenho, a remuneração, o treinamento e o desenvolvimento.

     

    FONTE: Andréia Ribas - Gestão de Pessoas para concursos

     

     

  • Também pensei que a alternativa A era correta. Alguém explica o erro?
  • Questão bem feita!Letra:E. Padrão FGV.

  • As questões de gestão de pessoas da FGV são mais difíceis que as da FCC, vix

  • Acredito que o erro da alternativa A esteja em  "definição das políticas norteadoras", visto que esta abrange outras vertentes como cultura organizacional, por exemplo.

  • O erro da alternativa "A" é que a gestão por competências impacta a gestão de pessoas no sentido de que aquela promove a estruturação prévia da área de gestão de pessoas à estratégia organizacional, ou seja, promove o alinhamento dos objetivos e estratégias organizacionais com a gestão de pessoas, de modo que a gestão de pessoas contribua para o alcance dos objetivos organizacionais. Trata-se, portanto, de alinhar talentos e competências com as necessidades da organização. Seguindo o raciocínio, a gestão das competências, norteada pelas estratégias organizacionais, orientará os processos de gestão de pessoas de maneira que a execução de tais processos contribua para o alcance dos objetivos organizacionais.

     

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Continuo sem entender qual o erro da letra A! Fiquei em dúvida entre a letra A e E. Optei por marcar a letra A porque a questão afirmou "A melhoria do desempenho organizacional pelo desenvolvimento de competências estratégicas...". E logo depois continuou dizendo "Essa (Gestão por competência) impacta a gestão de pessoas, pois promove"...

    Percebam que estratégia combina com políticas de GP... A opção E está mais restrita às práticas de GP ao afirmar "a orientação de subprocessos"

  • A gestão por competências serve como norte para os subsistemas de gestão de pessoas. A alternativa "A" diz respeito à gestão estratégica de pessoas.

  • Pessoal, o erro da “A” está relacionado a uma questão temporal. Vejam a alternativa:

    A gestão por competências impacta a gestão de pessoas ,pois promove a estruturação prévia da área de gestão de pessoas à definição das políticas norteadoras dos subprocessos de recursos humanos;

    O que vem primeiro, a estruturação da área de gestão de pessoas ou a definição de políticas de gestão de pessoas/recursos humanos ? R: a definição de políticas!

    A alta cúpula da organização define as políticas de gestão de pessoas, ou seja, as diretrizes que nortearão todos os processos/atividades dos setores de gestão de pessoas. Com essas políticas em mente, tendo como objetivo alcançar os objetivos organizacionais definidos pelo nível estratégico da empresa, os responsáveis pelos setores de gestão de pessoas desenvolvem suas atividades (desenvolver, agregar, recompensar, manter, monitorar e aplicar pessoas).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • GABARITO E

    Complementando o comentário da nossa colega AMCC

    GESTÃO POR COMPETÊNCIAS = ANALISA QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS PARA DETERMINADA FUNÇÃO

    GESTÃO DE COMPETÊNCIAS = ESCOLHIDAS AS COMPETÊNCIAS, É GERIDA CADA UMA DELAS.

  • Pessoal, o enunciado quer saber por que a gestão por competências impacta a área de gestão de pessoas. E, pela nossa leitura, já sabemos que a gestão por competências gera efeitos sobre muitos outros processos de RH, pois orienta as ações de alocação de pessoas baseado nas competências requeridas por cada função, aprendizagem e educação corporativa para o desenvolvimento dessas competências, remuneração e retribuição por mérito, desenvolvimento de uma avaliação de desempenho por competências, geração de uma seleção de pessoas para o suprimento do gap, etc. Logo, nosso gabarito é a letra e).

    a) A estruturação da área de gestão de pessoas não vem antes da definição das suas políticas e subprocessos. Errada.

    b) A terceirização da área de gestão de pessoas não é uma consequência da gestão por competências. Errada.

    c) A gestão por competências não tem relação com ambiente físico. Errada.

    d) A área de GP é essencial na estratégia da organização. Errada.

    Gabarito: E

  • Quando o concursos entenderá que resposta em vídeo e muito pior do que escrita. Não é só aqui e para todas as disciplinas. #desabafo