SóProvas


ID
2623852
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Pessoas e organizações desenvolvem-se em um processo mútuo de aprendizagem. O desenvolvimento organizacional pressupõe mudanças planejadas, visando à maior eficácia organizacional e à valorização dos colaboradores.


Tal processo geraria uma cultura de mudança que teria entre seus valores embasadores:

Alternativas
Comentários
  • letra c.

     

  • Objetivos comuns dos programas de Desenvolvimento Organizacional:

    a criação de um senso de identificação das pessoas em relação à organização, dessa maneira busca-se a motivação juntamente do comprometimento, compartilhamento de objetivos comuns e o aumento de lealdade, além do desenvolvimento do espírito de equipe por meio da integração e da interação das pessoas e o aprimoramento da percepção comum sobre o ambiente externo a fim de facilitar a adaptação de toda a organização.

     

    Única alternativa que se encaixa: LETRA C "o respeito pelas pessoas, a participação e a confiança;​"

     

     

    RESUMO DE ADM E GP.

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing

  •  Statu quo é uma expressão do latim que significa “estado atual”.

    status quo está relacionado ao estado dos fatos, das situações e das coisas, independente do momento. O termo status quo é geralmente acompanhado por outras palavras como manter, defender, mudar e etc.

    Neste sentido, quando se diz que devemos manter o status quo”, significa que a intenção é manter o atual cenário, situação ou condição, por exemplo.

    Por outro lado, quando se diz que “devemos mudar o status quo”, significa que o estado atual deve ser alterado.

  • Valores do Desenvolvimento Organizacional ===>

    > Respeito pelas pessoas;

    > Confiança e apoio;

    > Equalização do poder;

    > Confrontação aberta;

    > Participação.

  • Segundo Ribas, o desenvolvimento organizacional é um esforço educacional complexo, destinado a mudar atitudes, valores, crenças e comportamentos dos membros organizacionais de forma a prepará-los para enfrentar mudanças que permitam à organização manter-se relevante e viável no mercado.

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Uma das características do DO é o desenvolvimento e fortalecimento de equipes. O DO organiza o trabalho por meio de equipes dotadas de poder de decisão e autonomia para gerenciar suas próprias atividades.

    Alternativa B. Errado. O foco principal do DO está em mudar as pessoas, bem como a natureza e qualidade de suas relações de trabalho. Possui ênfase na mudança da cultura e clima organizacional.

    Alternativa C. Certo. A alternativa traz corretamente os valores básicos do DO.

    Alternativa D. Errado. A DO concentra-se na mudança planejada e controlada das organizações nas direções almejadas.

    Alternativa E. Errado. French e Bell definem o DO como “esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional – com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal – com a assistência de um consultor-facilitador (impede o conflito de papéis) e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa”.

    GABARITO: C

  • Valores que embasam o conceito de DO:

    1. Respeito pelas pessoas. As pessoas são vistas como responsáveis, conscientes e dedicadas. Devem ser tratadas com dignidade e respeito.

    2. Confiança e apoio. Uma organização eficaz e saudável se caracteriza por um clima de confiança, autenticidade, abertura e apoio.

    3. Equalização do poder. Uma organização eficaz não enfatiza a autoridade e o controle hierárquicos.

    4. Confrontação. Os problemas devem ser confrontados abertamente, e não varridos para baixo do tapete.

    5. Participação. Quanto mais as pessoas afetadas por uma mudança participarem das decisões relacionadas ao processo, mais elas se comprometerão com sua implementação.

    Fonte: ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.

  • LETRA C

    DO:

    respeito pelas pessoas

    confiança e apoio

    equalização do poder

    confrontação

    participação