SóProvas


ID
2624011
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação aos motores automotivos de combustão interna, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) O ciclo de um motor de combustão interna possui dois ou quatro estágios (ou ciclos).

( ) São partes fixas do motor: bloco, cárter e cabeçote.

( ) Os motores de combustão interna são assim chamados por transformarem energia térmica gerada pela queima do combustível em energia mecânica.

( ) Existem dois tipos de anéis: de vedação, na parte de cima do pistão, e de lubrificação (ou raspagem), na parte de baixo do pistão.

( ) A biela é a parte do motor que liga o pistão ao virabrequim.

( ) Um motor de combustão interna de quatro tempos é assim definido pelo fato de o seu ciclo de funcionamento ser realizado em quatro fases: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D para não assinantes.

  • As peças móveis são aquelas que se movimentam no interior do bloco, impulsionadas pela explosão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros.

    4 tempos ou “ciclo de otto”

    1º tempo: admissão – é o momento em que a mistura de ar e combustível é sugada para dentro do cilindro (o pistão está descendo);

    2º tempo: compressão – as válvulas de admissão e escapamento estão fechadas, o pistão agora está subindo comprimindo a mistura.

    3º tempo: explosão – este é o tempo em que a mistura se inflama, a vela de ignição gera uma faísca e ocorre a explosão, empurrando o pistão para baixo.

    4º tempo: escape ou descarga – o último tempo para completar o ciclo: o pistão sobe e a válvula de escapamento se abre, por onde são liberador os gases e a fumaça gerados durante a queima do combustível.