SóProvas


ID
2624272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de inteligência de ameaças em fontes abertas (OSINT), julgue o item a seguir.


OSINT é potencialmente uma fonte de informação rápida e economicamente viável, e a informação e a inteligência derivadas de OSINT podem ser potencialmente compartilhadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    OSINT (sigla para Open source intelligence ou Inteligência de Fontes Abertas) é o termo usado, principalmente em inglês, para descrever a inteligência, no sentido de informações, como em serviço de inteligência, obtida através dados disponíveis para o público em geral, como jornais, revistas científicas e emissões de TV. OSINT é uma das fontes de inteligência. É conhecimento produzido através de dados e informações disponíveis e acessíveis a qualquer pessoa.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ...podem...

  • OSINT é a abreviação de OPEN SOURCE INTELLIGENCE, ou seja, Inteligência de Fontes Abertas.

    Trata-se da produção de conhecimento e busca por informações utilizando-se de meios disponíveis para o acesso de qualquer pessoa. Normalmente são fontes de informações enormes e de baixo custo, tal como a Internet. Podemos considerar também que não há sigilo nas informações produzidas a partir de fontes abertas, pois a origem delas já está disponível para qualquer cidadão.

    Podemos citar como fontes abertas:

    Jornais, Revistas, Televisão, Rádio;

    Bibliotecas;

    Bancos de dados públicos tais como fontes governamentais (Portal da Transparência);

    Internet: Websites, blogs, redes sociais, fóruns, Deep Web.

    Em oposição às fontes abertas, podemos citar as fontes fechadas. Tratam-se de sistemas e cadastros privados, onde somente determinadas pessoas possuem acesso. Para se obter esse tipo de informação, necessitamos de autorização especial pois este é restrito a alguma entidade pública ou privada.

    Podemos afirmar que as fontes fechadas são aquelas em que há algum obstáculo à obtenção de dados.

    Podemos citar como fontes fechadas:

    Cadastro de clientes de uma empresa privada;

    Base de Dados fechadas de sistemas governamentais (tal como cadastro de placas de veículos);

    Informações protegidas pela legislação que podem ser obtidas somente com autorização judicial, tal como dados telefônicos, bancários, fiscais, telemáticos, informáticos e ambiental.

  • OSINT é o termo usado, principalmente em inglês, para descrever a inteligência, no sentido de informações, como em serviço de inteligência, obtida através dados disponíveis para o público em geral, como jornais, revistas científicas e emissões de TV. OSINT é uma das fontes de inteligência. 

    Fonte: Wikipédia.