SóProvas


ID
2624428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação a sistemas ICS/SCADA, julgue o item a seguir.


O emprego de protocolos é um fator positivo em relação à segurança de sistemas SCADA, já que, embora proprietários, eles são de conhecimento público e, portanto, amplamente avaliados quanto à segurança.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    istemas de Supervisão e Aquisição de Dados, ou abreviadamente SCADA (proveniente do seu nome em inglês Supervisory Control and Data Acquisition) também chamado de software supervisório ou software SCADA, são sistemas que utilizam software para monitorar e supervisionar as variáveis e os dispositivos de sistemas de controle conectados através de servidores/drivers de comunicação (drivers) específicos. Estes sistemas podem assumir topologia mono-posto (standalone), cliente-servidor ou múltiplos servidores-clientes. Atualmente tendem a libertar-se de protocolos de comunicação proprietários. Permitem realizar operações de leitura e escrita na áreas de memória de dados e imagem (I/O) dos dispositivos PACs (Controladores Programáveis para Automação), módulos DAQ (aquisição de dados), controladores lógicos programáveis (CLPs), controladores singleloop/multloop, sistemas de fieldbus, etc. Os diferentes hardwares utilizados possuem interfaces físicas de comunicação e protocolos proprietários ou abertos de comunicação. Portanto é necessário um servidor/driver de comunicação específico para cada caso. Este driver pode estar sendo executado no contexto do próprio software SCADA ou em um software independente. Nesse último caso tem-se a arquiteturas cliente-servidor de comunicação. No Windows podem ser utilizados alguns protocolos de interface para estabelecer a relação cliente-servidor, que podem ser o OPC (OLE for Process Control), DDE (Dynamic Data Exchange), entre outros. Atualmente o Software SCADA tende operar em diferentes sistemas operacionais com uso de diversos protocolos como por exemplo: OPC UA, MQTT, Mobus RTU, Modbus TCP e muitos outros.

    De forma genérica, um software de supervisão ou software SCADA (SSC) permite monitorar e operar partes ou todo um processo. Esse processo pode ser de industrial como de manufatura, processo contínuo, batelada, elétrico, automação residencial/predial (domótica), entre outros; ou até mesmo sistemas de serviço público como de tratamento de água, esgoto, transporte, etc. Também pode ser utilizado para implementar as interfaces de sistemas de Internet das Coisas (IdC/IoT).

    Os SSC geralmente têm 2 módulos básicos: o desenvolvedor e o executável ("run-time"). (Os nomes e a metodologia de desenvolvimento variam um pouco de fabricante para fabricante, mas sempre são bem parecidos).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O SCADA não é uma tecnologia específica, mas um tipo de  aplicativo. O SCADA significa controle de supervisão e aquisição de dados. Qualquer aplicativo que obtenha dados operacionais sobre um sistema a fim de controlar e otimizar esse sistema é um aplicativo SCADA. Esse aplicativo pode ser um processo de destilação petroquímica, um sistema de filtragem de água, um compressor de tubulação ou qualquer outra coisa.

    A automação SCADA é simplesmente um meio para se atingir um fim, e não o próprio fim. No fim das contas, todos os negócios convergem para a necessidade de maximizar o retorno sobre bens por meio da excelência operacional. Permanecer competitivo significa encontrar continuamente novas maneiras de operar de modo mais rápido e enxuto.

     

    https://www.wonderware.com/pt-br/hmi-scada/what-is-scada/

  •  Atualmente tendem a libertar-se de protocolos de comunicação proprietários.

  • Questão errada.

  • Acredito que o uso de protocolos não e um fator positivo na segurança, porquanto o fato de usar protocolos não aumenta a segurança.

  • GABARITO: ERRADO.