SóProvas


ID
2624458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das estruturas organizacionais e sua aplicação à administração pública, julgue o item que se segue.


Nos órgãos públicos, o setor de gestão de pessoas realiza, também, a sua própria gestão de processos, que são considerados centrais à organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O setor de gestão de pessoas não realiza “processos centrais ou finalístico”. Os processos realizados pelo setor de gestão de pessoas são “processos de apoio ou processos de suporte ou ainda processos-meio”. Sendo assim, são considerações de apoio à organização. Para esclarecer, segue os conceitos de cada processo:

     

    1. Processo Finalístico/Centrais: são aqueles em função dos quais a organização existe. Eles são produzidos para o cliente externo, que reconhece a organização em função deles. Exemplos: Criação e produção de determinado produto; divulgação; venda e pós-venda do produto.

     

    2. Processos de Apoio/Suporte/Meio: são aqueles que criam as condições necessárias para que os processos finalísticos sejam realizados. Exemplos: Aquisição de computadores; contratação de pessoal; manutenção predial.

     

    Desse modo, a gestão de pessoas é uma atividade-meio, sendo, portanto, um processo de suporte.

  • Gabarito: Errado (passível de recursos)

    Comentários: A redação deixa dúvidas ao candidato, gerando prejuízos na escolha pela resposta mais adequada.

     

    Primeiramente, tanto as áreas Meio como as áreas Finalísticas das organizações possuem processos, isto é, um conjunto de atividades ou de tarefas que são interligadas, estruturadas de alguma forma através de um fluxo de conversão (entrada, processamento e saída) gerando algum resultado. Processo também pode ser definido como uma ação continuada, um procedimento, estados intermediários de uma transformação. Não é diferente para o Setor de Gestão de Pessoas, considerada área estratégia, cada vez mais, das organizações.

     

    Por outro lado, nada impede que cada setor execute a sua própria Gestão de Processos. A gestão de processo possui muitas abordagens, mas, comumente é tratada dentro de um ciclo de vida, como o BPM (http://blog.iprocess.com.br/wp-content/uploads/2011/10/Ciclo-de-vida-BPM-extraido-do-material-de-treinamento-da-iProcess-direitos-reservados.png)

     

    Logo, a primeira parte da assertiva está correta: “Nos órgãos públicos, o setor de gestão de pessoas realiza, também, a sua própria gestão de processos …”

    Porém, aí temos a segunda parte da assertiva “… que são considerados centrais à organização.”

     

    Vimos em nossa aula 01 as várias classificações de processo e os modelos de análise. Tratamos da Cadeia de Valor. DE fato, a gestão de processos não é uma atividade central para a organização, muito menos a gestão de processos. Elas são consideradas atividades de apoio nesse modelo de Michael Potter. As Atividades de Apoio ajudam as Atividades Primárias.

     

    A interpretação que posso fazer do gabarito é que a banca considera haver uma hierarquia entre os processos de gestão. Os Processos de Negócio são mais centrais que os Processos Gerenciais (como a gestão de pessoas e a gestão de processos).

     

    Contudo, não é bem assim. Sem as atividades de apoio não há como executar as atividades primárias. Todas agregaram valor no modelo de Potter, embora os processos primários agreguem mais valor, pois geram mais vantagem competitiva à organização.

     

    De toda forma, creio que a redação da assertiva não encaminha para essa conclusão. Caminha sim para afirmar que o papel da gestão de processos e da gestão de processos é reduzido, de menor importância, o que não é fato.

     

    Fonte:http://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-administracao/

     

    Gente,vamos fazer campanha para o Pedro Matos voltar  =)  Atentem ele, por obsèquio.

    Aqui o link do perfil dele https://www.qconcursos.com/perfil/pedromatosg

  • Que gabarito questionável, dona Cespe. 

     

     

  • Ao observar a redação da assertiva fica claro que a banca afirma que todo processo é central para a organização. O que não é verdade. Na realidade, dentro da gestão de processos há diversas classificações que os distingue. Uma dessas classificações, trazida por Gonçalves, 2000 trata exatamente disso, quais sejam:

     

    - Processos de negócios: carcterizam a atuação da empresa; São os mais centrais; os principais (Essa seria a resposta certa)

    - Processos organizacionais: viabilizam os subsistemas da organização

     -Processos gerenciais: facilitam a tomada de decisão gerencial

     

     

     

  • ERRADO.

     

    Processos que são considerados centrais à organização sao os processos primários, também chamados de finalísticos.

     

    Não só no órgão público, mas em lugar nenhum o setor de gestão de pessoas realiza a sua própria gestão de processos primários. O setor de RH realiza a gestão de processos de suporte.

     

    *************************************************************************************************

     

     

    Um processo é um conjunto de ações sequenciais feitas por uma ou mais pessoas na busca de um objetivo. Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas) 

     

    Além de outras classificações, os processos podem ser classificados por tipo.  A classificação mais trabalhada hoje em dia é a que divide os processos em:  primários, de suporte e gerenciais

     

    Primários -  Também chamados de “processos finalísticos”. São aqueles processos essenciais e que representam as atividades que uma organização desempenha para cumprir sua missão. Por isso eles têm relação direta com o cliente, ou seja, são os processos mais paupáveis para o consumidor.

     

    São exemplos de processos primários a criação e produção de determinado produto, bem como a divulgação, a venda e a pós-venda dele.

    Note que em todos esses procedimentos há contato direto com o cliente, sendo geralmente nesses momentos que o consumidor gosta ou desgosta da empresa e seus produtos ou serviços.

     

    *******************************************************************************************************

     

    De suporte - Como o próprio nome já diz, os processos de suporte são aqueles que oferecem suporte para os processos primários, ou seja, são os processos que agregam valor ao produto final mas que, por se tratarem de procedimentos internos, o cliente não os vê diretamente.

     

    São exemplos de processos de suporte os setores de RH e TI. Esses processos não entregam valor direto ao cliente, mas são essenciais para a empresa e aumentam a capacidade de efetividade dos processos primários.

     

    *************************************************************************************************************

     

    Gerenciais - São os processos estabelecidos para coordenar e controlas as atividades da empresa. Ou seja, os processos gerenciais garantem que os processos primários e os processos de suporte estejam sendo bem executados e traçam planos para a continuidade das operações.

     

    Esses processos também não agregam valor direto ao cliente, mas estão presentes antes, durante e depois do processo.

     

    É exemplo de processo gerencial a própria atividade de gestão empresarial, responsável pela coordenação geral do negócio.

     

    https://blog.luz.vc/o-que-e/os-diferentes-tipos-de-processos-de-negocio/

  • Processos finalísticos, também chamados de primários, essenciais, fim ou de negócio, são muito importantes para a consecução dos objetivos propostos pela organização, entregam valor ao “cliente”.
    Processos de suporte, também chamados de meio, de apoio ou de informações, os processos de apoio visam dar suporte aos processos finalísticos, bem como a outros de gestão ou até mesmo para os de apoio.
    Processos de gestão, também chamados de decisão ou controle, servem para mensurar, inspecionar, verificar e gerenciar o presente e o futuro dos negócios de uma organização.

  • Gestão de processos, seja onde for dentro de um órgão público, é atividade meio.

  • Os procesos de gestão de pessoas não agregam valor diretamente ao cliente, logo, não são considerados processos centrais a organização (primarios) e sim de suporte (secundarios)

  • A principal caractéristica da Organização por Processo é a ação coordenada entre os departamentos,as funções trabalham de forma coordenada,por meio da comunicação entre todos os departamentos envolvidos,para almentar a eficiência ao longo de todo processo...

  • Sinceramente , nada justifica o CERTO/ERRADO.  Não sabemos qual é a missão do órgão.  Imagina um órgão público criado para treinar e aperfeiçoar servidores , os processos da gestão de pessoas certamente serão finalisticos , pois são os responsáveis por materializar a missão do órgão.

     

    Em se tratando de CESPE , a gente tem de sempre "emburrecer" e responder pensando no que o examinador estaria pensando.

  • COLEGA, JOÃO.

     

    A GESTÃO DE PESSOAS SEMPRE É ENFATIZADA NA TEORIA DE PROCESSOS COMO ATIVIDADE SECUNDÁRIA, DE APOIO.

     

    FORA O FATO DE QUE UM ÓRGÃO PÚBLICO QUE BUSCA APERFEIÇOAR SERVIDORES POSSUI UM VIÉS EDUCACIONAL, ENTÃO TERÁ SETORES SEMELHANTES AOS DE UMA ESCOLA DE QUALIFICAÇÃO. TENDO PROFESSORES, ALUGUEL DE SALAS E ETC COMO OS PROCESSOS FINALÍSTICOS DO ÓRGÃO E ATENDENDO ALUNOS DE OUTROS ÓRGÃOS.  

     

    E AO USAR O TERMO "EMBURRECER" PARA ACERTAR, VOCÊ OFENDE TODOS OS COLEGAS QUE ESTUDARAM E SE EMPENHARAM PARA ACERTAR ESSE TIPO DE QUESTÃO, INCLUSIVE EU.

  • Os processo CENTRAIS são os negociais, finalísticos. São aqueles que vão do início ao fim em um processo, alcançando o cliente final. Sendo assim, não podemos classificar os processo de gestão de pessoas como centrais, pois eles são de apoio.

  • Nos órgãos públicos, o setor de gestão de pessoas realiza, também, a sua própria gestão de processos, que são considerados de apoio à organização.

  • É bom conhecer como cada banca maneja os conceitos...

    A FCC, por exemplo, considera os processos que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final como processos primários. Já a CESpE, usa o termo processos centrais. Ambas terminologias estão corretas e são sinônimas.

  • CENTRAL = ATIVIDADE FIM.

  • Errado.

    Gestão de pessoas > atividades de apoio; secundárias; não entrega valor diretamente ao cliente.

  • Central faz parte dos processos primários - atividade-fim.

    De apoio, auxiliar ou suporte são os processos secundários - atividade-meio, que o caso do setor de Gestão de Pessoas.

  • ERRADO

    Setor de gestão de pessoas

    de apoio /suporte/periféricos/secundários

  • processos de apoio/suporte

  • Gab: ERRADO

    Tipos de Processos.

    A questão está errada simplesmente porque a área de Gestão de Pessoas atua de forma secundária nos processos organizacionais. Assim, o erro está em dizer que ele é CENTRAL, quando, na verdade, é de suporte, administrativo ou de apoio!

    -------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Processos. Solicite sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • Gabarito''Errado''.

    Ainda que a gestão de pessoas possa gerenciar seus próprios processos, a gestão de pessoas é uma área de apoioauxiliar.

    Está envolvida INDIRETAMENTE no atingimento dos resultados experimentados pelos  consumidores/clientes/cidadãos.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • A gestão de pessoas pode realizar processo,mas é na atividade meio ,a Questão erra em dizer processo central /primário o certo é processo de suporte/secundário