-
Gabarito: Certo.
Comentários: Pegue, por exemplo, o Ministério da Fazenda. Lá temos a Secretaria da Receita Federal, a Secretaria de Política Econômica, a Secretaria do Tesouro Nacional e mais recentemente a Secretaria da Previdência. Cada uma executa uma política pública TOTALMENTE diferente. O servidor da receita é o cobrador de impostos (quer arrecadar), e o servidor do Tesouro é aquele que não deixa gastar o dinheiro vindo do imposto (quer economizar). É de esperar que a organização de cada secretaria se adapte aos objetivos de cada política, principalmente em termos de gestão de pessoas e de cultura (partes mais visíveis da diferenciação organizacional).
Prof. Santo Monteiro. http://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-administracao/
-
Segundo o Prof Carlos Xavier, diferenciação ---> Divisões internas, especialização de funções e tarefas (cargos, áreas, departamentos).
São departamentos DIFERENCIADOS. Ou seja, numa organização que preste vários serviços(não necessariamente públicos), é esperado/adequado elevado nível de diferenciação.
QUESTÃO CERTA
-
Conceito -> Diferenciação é o processo através do qual uma organização aloca as pessoas e recursos nas atividades e estabelece as relações de autoridade que permitem à empresa alcançar seus objetivos. Ou seja, é o processo de estabelecer e controlar a divisão do trabalho.
Obs1 : Numa organização simples, a diferenciação é baixa porque a divisão do trabalho é pequena e uma ou poucas pessoas fazem todo o trabalho, existindo poucos problemas de coordenação.
Obs2 : Já numa organização complexa, tanto a divisão do trabalho como a diferenciação, são altas.
A questão diz : Nas organizações que prestam vários serviços públicos diferentes, é esperado que haja elevado nível de diferenciação organizacional.
*** Pense assim : Quanto mais serviços diferentes eu tenho, mais diferenciado eu fico.
-----
Vamos pensar na "Empresa estudante concurseiro".
Estudante A Sabe : Adm.Geral / Port/ Infor/ Mat/
Estudante B Sabe : Adm. Geral / RH / Port/ Infor/ Mat/ Rlm / Dir. Const / Dir. Adm
Estudante C Sabe: Adm. Geral / RH / Arquivologia / Adm. Materiais / Port/ Infor/ Mat/ Rlm / Dir. Const / Dir. Adm / Penal / Proc. Penal / Previdênciario
Agora vamos para matematica,kk : O A está dentro do B.
O B está dentro do C.
Logo percebemos que o C nesse caso é mais diferenciado que o B e o B é mais diferenciado que o A.
Gabarito Correto!
-
CERTO- divisões internas
-
Um critério básico para departamentalização está baseado na diferenciação e na integração, os princípios são:
Diferenciação, cujo princípio estabelece que as atividades diferentes devem ficar em departamentos separados. A diferenciação ocorre quando:
· O fator humano é diferente
· A tecnologia e a natureza das atividades são diferentes
· Os ambientes externos são diferentes
· Os objetivos e estratégias são diferentes;
A integração – Quanto mais atividades trabalham integradas, maior razão para ficarem no mesmo departamento.
Bons estudos
-
Diferenciação: princípio que estabelece que as atividades diferentes devem ficar em departamentos separados.
A diferenciação ocorre quando:
• o fator humano é diferente;
• a tecnologia e a natureza das atividades são diferentes;
• os ambientes externos são diferentes;
• os objetivos e as estratégias são diferentes.
Gab.: CERTO
-
A diferenciação representa as divisões internas da organização, através da especialização de funções e tarefas em cargos, áreas e departamentos específicos. Portanto, se prestra vários serviços DIFERENTES, há alto nível de especialização de funções!!!
GAB. CERTO
-
Atentar a palvra-chave no enunciado - serviços diferentes requerem diferenciação organizacional.
• o fator humano é diferente;
• a tecnologia e a natureza das atividades são diferentes;
• os ambientes externos são diferentes;
• os objetivos e as estratégias são diferentes.
-
Aquele momento em que você lê rápido e lembra do Michael Porter e das estratégias de "diferenciação", "liderança no custo" e "enfoque".
-
Diferenciação: divisões internas através da especialização de funções e tarefas em cargos, áreas e departamentos específicos.
As partes responderão apenas às partes do ambiente que são importantes para suas tarefas
A organização precisa que os departamentos estejam diferenciados para funcionarem bem nas suas áreas de atuação, mas que estejam integrados para atender às demandas do mercado como um todo.
A organização de sucesso consegue coordenar diferenciação e integração de acordo com a necessidade do ambiente, e não de acordo com seus próprios desejos.
-
-
Diferenciação é a departamentalização ao contrário?
-
Com diferenciação organizacional pensei se tratar de diferentes tipos de organização no mesmo órgão. Não sabia qu a diferenciação era justamente a departamentalização. Fazer o que né?
-
Cespe 2019- Quanto maior for a variedade de produtos ou serviços desenvolvidos por uma organização, maior será a heterogeneidade na estrutura dessa organização. GABARITO CORRETO.
-
A DIFERENCIAÇÃO - Divisão do Trabalho pode ocorrer por
- Horizontal - Divisão
- Vertical - Níveis Hierárquicos
-
É pensar que, para atender às diferentes demandas dos cidadãos, espera-se que haja diferentes soluções a serem tratadas. São públicos diferenciados que devem ser demandados conforme suas necessidades.
Imagine um órgão que atende diversos grupos de diferentes necessidades a serem atendidas. É preciso que haja, sim, diversificações no momento de tratar esses grupos.
-
Gab: CERTO
Heterogeneidade!
-
Certo.
Diferenciação: A diferenciação organizacional se refere às escolhas em termos de divisão do trabalho conforme a hierarquia e os níveis organizacionais. É comumente apresentada no organograma da organização e ocorre em duas modalidades: vertical e horizontal. Na diferenciação vertical, opta-se por um desenho organizacional com muitos níveis hierárquicos (organização verticalizada), enquanto na horizontal tem-se o desenho oposto (uma organização com organograma horizontalizado possui poucos níveis hierárquicos, mas muitos departamentos e divisões). Em organizações que possuem muitos clientes de perfis distintos ou que produzem múltiplos produtos ou serviços, é comum adotar um desenho organizacional com elevado índice de diferenciação, seja ela vertical, seja horizontal. Em organizações que possuem menos entregas, a necessidade de diferenciação é naturalmente reduzida, pois se pode operar com menos departamentos ou subsistemas.
Fonte: CESPE, codevasf 2020, discursiva cargo 1.