-
Gabarito: Errado.
6. Características Qualitativas
6.1. Introdução
As características qualitativas são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil. São elas (#dica: caiu em uma das discursivas da ABIN - OFTI - Área 1): a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.
.
6.2.1. Relevância
As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.
As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos.
A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.
FONTE: MCASP, 7ª Ed., pg. 25.
-
Estudem o MCASP, galera!!
-
GABARITO: ERRADO
Capítulo 3 – Características Qualitativas
Relevância
3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.
FONTE: NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL
-
Se o usuário utilizou ou não a informação, o problema é dele; ela está lá e não perde a relevância, se alguém deixou de usá-la.
-
Segue um resumo...
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS:
FUNDAMENTAIS:
a)Relevância: Capaz de influenciar o processo decisório.
Valor confirmatório - Olhar passado e confirmar;
Valor peditivo - Prever.
b)Representação fidedigna: As informações devem cumprir o que foi proposto, propor e fazer a representação adequada.
Completa - Verdadeira e íntegra;
Livre de erros - Otimizar os processos para evitar erros;
Neutra - Sem manipular a informação.
MELHORIAS:
a) Comparabilidade: Dentro da própria empresa, comparação do setor.
b) Verificabilidade: Conferência e comprovação das movimentações. Análise (recibos, notas fiscais, contratos...).
Direta (contagem física, observância direta);
Indireta (Com sistemas, relatórios).
c) Tempestividade: Mensuração e elaboração dos relatórios e apresentação no momento certo.
d) Compreensibilidade: Divulgar/apresentar com a maior facilidade possível, de forma clara e objetiva.
Com base nas anotações do meu caderno com as aulas do grande Professor William - Alfacon. Espero que ajude.
-
Características qualitativas fundamentais
As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.
Relevância: Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes.
GABARITO: ERRADO
-
Eita que esse concurso da Abin/2018 gostou de cobrar a Estrutura Conceitual, hein?!?
Vamos à questão. Ela trata do conceito de relevância, que é uma característica qualitativa da informação contábil. Vejamos o seu conceito, segundo a Estrutura Conceitual:
Ou seja, a informação pode ser relevante ainda que o usuário não faça uso dela. Portanto, o item está errado!
Gabarito: ERRADO
-
O usuário fazer o uso da informação, ou não, não muda o fato de a informação ser relevante.
-
"A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela."
-
NBC TSP Estrutura Conceitual
As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.
-
O uso não é necessário para classificar informação como relevante. Já imaginou? A relevância de informações seria muito discricionária!
As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.
São capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos.
A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não a considerar ou já estiverem cientes dela.
-
A questão está errada!
Conforme a NBC TSP Estrutura Conceitual, a informação é considerada
relevante se for capaz de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. A informação pode ser capaz de influenciar, ainda que alguns usuários decidam desconsiderá-la.