SóProvas


ID
2624641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

      Determinado ente público firmou contrato de prestação de serviços com uma entidade privada, com prazo superior a um exercício financeiro.

Com referência a essa situação, julgue o item a seguir.


O gestor público deverá empenhar o valor total do contrato no exercício financeiro em que o compromisso foi firmado pelas partes.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 93.872, de 1986 ( Dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislação pertinente e dá outras providências.

    Art . 27. As despesas relativas a contratos, convênios, acordos ou ajustes de vigência plurianual, serão empenhadas em cada exercício financeiro pela parte nele a ser executada.

  • Empenha a parte que será executada no exercício.
  • é isso ai Samuel!

  • O gestor público deverá empenhar o valor total do contrato no exercício financeiro em que o compromisso foi firmado pelas partes.( o gestor pode anular o contrato em qualquer epoca desde que haja interesse publico , mas tambem ocorre a não satisfação do serviço agindo inadequado.

  • Lei 4.320 - Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

  • MCASP , 8a ed, pag. 99

    Os empenhos podem ser classificados em:

    a.Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente

    determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    b.Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode

    determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica,

    aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    c.Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor

    determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de

    aluguéis.

  • Os empenhos são emitidos para execução de despesas planejadas para ocorrerem dentro do exercício financeiro, não abrangendo despesas que, por competência, pertencerão ao exercício seguinte. Caso a ação governamental esteja prevista para execução por mais de um ano, deverá ser emitido um empenho no inicio de cada exercício financeiro, exclusivamente relativo a parcela do projeto a ser executado naquele ano.