SóProvas


ID
2625040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Determinado componente do gerenciamento de riscos corporativos permite que a organização considere até que ponto eventos em potencial podem impactar o atingimento de seus objetivos. O COSO denomina esse componente de

Alternativas
Comentários
  • COSO, 2013

    Ambiente de Controle: abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança; a estrutura organizacional e a delegação de autoridade e responsabilidade; o processo de atrair, desenvolver e reter talentos competentes; e o rigor em torno de medidas, incentivos e recompensas por desempenho.

     

    Avaliação de risco: A organização considera potencial para fraude na avaliação dos riscos a realização dos objetivos, avalia as mudanças que poderiam afetar de forma significativa o sistema de controle interno. A avaliação de risco exige que a administração considere o impacto de possíveis mudanças no ambiente externo e dentro de seu próprio modelo de negócio que podem tornar o controle interno ineficiente.

     

    Atividades de controle: É uma ação estabelecida por meio de políticas e procedimentos que garantam e cumprem as diretrizes determinado pela administração com o intuito de mitigar os riscos na realização dos objetivos. Essas atividades são desempenhadas em vários níveis, em vários estágios dentro do processo corporativo e tecnológico, tendo natureza preventiva ou detectiva que abrange uma série de atividades manuais e automáticas, a segregação de funções é geralmente inserida neste contexto.

     

    Informação e comunicação: É necessária para que se cumpra com a realização do controle interno a fim de apoiar o cumprimento de seus objetivos, é essencial para o bom funcionamento dos controles. É usada pela administração tanto para informações internas e externas, pode ser formal ou informal. O formal é realizado através dos sistemas internos de comunicação, desde complexos sistemas computacionais a reuniões de equipes de trabalho. O informal ocorre em conversas e encontros com clientes, autoridades, empregados e fornecedores.

     

     Atividades de monitoramento: Utiliza-se para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não. As avaliações independentes, conduzidas periodicamente terão escopos e freqüências diferentes, dependendo da avaliação do risco da eficácia das avaliações continuas e da administração. A função do monitoramento é verificar a efetivação e a adequação dos controles internos, em que o controle adequado são os cincos elementos do controle (ambiente, avaliação de riscos, atividades de controle, informação e comunicação e atividades de monitoramento) presentes e funcionando conforme planejado.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: C

  • Gabarito "C".

    Disciplina: AUDITORIA | Controle Interno| COSO

    COSO I 
      Ambiente Interno
      Avaliação de Riscos
      Atividade de Controle
      Informações e Comunicações
      Monitoramento

    COSO II
      1.Ambiente Interno
      2.Fixação de Objetivos
      3.Identificação de Eventos
      4.Avaliação de Riscos
      5.Resposta a Risco
      6.Atividade de Controle
      7.Informações e Comunicações
      8.Monitoramento

    A avaliação de riscos permite que uma organização considere até que ponto eventos em potencial podem impactar a realização dos objetivos. A administração avalia os eventos com base em duas perspectivas – probabilidade e impacto – e, geralmente, utiliza uma combinação 
    de métodos qualitativos e quantitativos. Os impactos positivos e negativos dos eventos em potencial devem ser analisados isoladamente ou por 
    categoria em toda a organização. Os riscos são avaliados com base em suas características inerentes e residuais.

    Identificação de EVENTO: a administração identifica os eventos em potencial que, se ocorrerem, afetarão a organização e determina se estes representam oportunidades ou se podem ter algum efeito adverso na sua capacidade de implementar adequadamente a estratégia e alcançar os objetivos. Eventos de impacto negativo representam riscos que exigem avaliação e resposta da administração. Os eventos de impacto positivo representam oportunidades que são canalizadas de volta aos processos de fixação das estratégias e dos objetivos. Ao identificar eventos, a administração considera uma variedade de fatores internos e externos que podem dar origem a riscos e a oportunidades no contexto de toda a organização.

  • O gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes inter-relacionados, pela qual a administração gerencia a organização, e estão integrados com o processo de gestão. Esses componentes são:

    * Ambiente Interno – o ambiente interno compreende o tom de uma organização e fornece a base pela qual os riscos são identificados e abordados pelo seu pessoal, inclusive a filosofia de gerenciamento de riscos, o apetite a risco, a integridade e os valores éticos, além do ambiente em que estes estão.

    * Fixação de Objetivos – os objetivos devem existir antes que a administração possa identificar os eventos em potencial que poderão afetar a sua realização. O gerenciamento de riscos corporativos assegura que a administração disponha de um processo implementado para estabelecer os objetivos que propiciem suporte e estejam alinhados com a missão da organização e sejam compatíveis com o seu apetite a riscos.

    * Identificação de Eventos – os eventos internos e externos que influenciam o cumprimento dos objetivos de uma organização devem ser identificados e classificados entre riscos e oportunidades. Essas oportunidades são canalizadas para os processos de estabelecimento de estratégias da administração ou de seus objetivos.

    * Avaliação de Riscos – os riscos são analisados, considerando-se a sua probabilidade e o impacto como base para determinar o modo pelo qual deverão ser administrados. Esses riscos são avaliados quanto à sua condição de inerentes e residuais.

    * Resposta a Risco – a administração escolhe as respostas aos riscos - evitando, aceitando, reduzindo ou compartilhando - desenvolvendo uma série de medidas para alinhar os riscos com a tolerância e com o apetite a risco.

    * Atividades de Controle – políticas e procedimentos são estabelecidos e implementados para assegurar que as respostas aos riscos sejam executadas com eficácia.

    * Informações e Comunicações – as informações relevantes são identificadas, colhidas e comunicadas de forma e no prazo que permitam que cumpram suas responsabilidades. A comunicação eficaz também ocorre em um sentido mais amplo, fluindo em todos níveis da organização.

    * Monitoramento – a integridade da gestão de riscos corporativos é monitorada e são feitas as modificações necessárias. O monitoramento é realizado através de atividades gerenciais contínuas ou avaliações independentes ou de ambas as formas.

    Gabarito: C. 

  • Segundo o Manual de Gerenciamento de Riscos Corporativos — Estrutura Integrada (COSO II)do Committee of Sponsoring Organization (2007, p.12):


    O gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes inter-relacionados, que se originam com base na maneira como a administração gerencia a organização, e que se integram ao processo de gestão. Esses componentes são os seguintes:


    1) Ambiente Interno – A administração estabelece uma filosofia quanto ao tratamento de riscos e estabelece um limite de apetite a risco. O ambiente interno determina os conceitos básicos sobre a forma como os riscos e os controles serão vistos e abordados pelos empregados da organização.

     

    2) Fixação de Objetivos – Os objetivos devem existir antes que a administração identifique as situações em potencial que poderão afetar a realização destes.

     

    3) Identificação de Eventos – Os eventos em potencial que podem impactar a organização devem ser identificados, uma vez que esses possíveis eventos, gerados por fontes internas ou externas, afetam a realização dos objetivos.

     

    4) Avaliação de Riscos – Os riscos identificados são analisados com a finalidade de determinar a forma como serão administrados e, depois, serão associados aos objetivos que podem influenciar.

     

    5) Resposta a Risco – Os empregados identificam e avaliam as possíveis respostas aos riscos: evitar, aceitar, reduzir ou compartilhar. A administração seleciona o conjunto de ações destinadas a alinhar os riscos às respectivas tolerâncias e ao apetite a risco.

     

    6) Atividades de Controle – Políticas e procedimentos são estabelecidos e implementados para assegurar que as respostas aos riscos selecionados pela administração sejam executadas com eficácia.

     

    7) Informações e Comunicações – A forma e o prazo em que as informações relevantes são identificadas, colhidas e comunicadas permitam que as pessoas cumpram com suas atribuições. 


    8) Monitoramento – A integridade do processo de gerenciamento de riscos corporativos é monitorada e as modificações necessárias são realizadas. Desse modo, a organização poderá reagir ativamente e mudar segundo as circunstâncias. O monitoramento é realizado por meio de atividades gerenciais contínuas, avaliações independentes ou uma combinação desses dois procedimentos.

  • de acordo com o componente Avaliação de Riscos, a administração deve avaliar quais riscos podem limitar o alcance dos objetivos. Os riscos possuem várias naturezas, têm origem externa ou interna e não são apenas de natureza contábil, como a necessidade de garantir informações confiáveis, salvaguardar seus ativos, avaliar custos e estoques corretamente. Decorrem também da economia, da capacidade de cumprir leis, dos concorrentes etc. Tendo em vista os múltiplos riscos envolvidos, para avaliá-los e geri-los é preciso ter parâmetros e premissas adequadas. Um processo de gestão de riscos envolve, minimamente, identificá-los, mensurá-los, avaliá-los e respondê-los.

    Gabarito: alternativa C.

  • “Eventos que podem impactar o atingimento de seus objetivos” = riscos. A consideração que a organização faz sobre os riscos é denominada de avaliação de riscos.

    Gabarito: C

  • Na avaliação de riscos, os riscos identificados são analisados com a finalidade de determinar a forma como serão administrados e, depois, serão associados aos objetivos que podem influenciar. Avaliam se os riscos considerando os seus efeitos inerentes e residuais, bem como sua probabilidade e seu impacto.

    Resposta: C