SóProvas


ID
2625076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Caso não consiga obter evidência apropriada e suficiente para assegurar a existência física de saldo inicial de estoques, o auditor deve, no que se refere ao desempenho e aos fluxos de caixa, fazer constar no relatório as expressões

Alternativas
Comentários
  • A impossibilidade do auditor de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação aos saldos iniciais pode resultar em uma das seguintes modificações no relatório do auditor independente:

    (a) opinião com ressalva ou abstenção de opinião, conforme apropriado nas circunstâncias; ou

    (b) a menos que proibido por legislação ou regulamentação, opinião com ressalva ou abstenção de opinião, conforme apropriado, com relação aos resultados das operações e fluxos de caixa, quando relevante, e não modificada com relação à posição patrimonial e financeira.

     

    GABARITO: LETRA C.

  • Ensinam os professores Graeff e Barreto que, no caso das evidências não serem apropriadas e suficientes, o auditor deve emitir uma opnião com ressalvas ou abster-se de opinar. Portanto, GAB: C

  • (...)

    NBC TA 510 – TRABALHOS INICIAIS – SALDOS INICIAIS
     

    Complementando:

    Conclusões e relatórios de auditoria

    aldos iniciais (ver item 10)

    A8. A NBC TA 705 estabelece exigências e orienta sobre circunstâncias que podem resultar em uma modificação do relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis, o tipo de opinião apropriada nas circunstâncias e o conteúdo do seu relatório quando a opinião do auditor contém modificação. A impossibilidade do auditor de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação aos saldos iniciais pode resultar em uma das seguintes modificações no relatório do auditor independente:
     

  • Gabarito: C

     

    Opinião com Ressalva:

    - Obtido ou não evidência apropriada e suficiente --> conclui que distorções detectadas ou não são relevantes e não generalizadas.

    Opinião Adversa:

    - Obtido evidência apropriada e suficiente --> conclui que distorções detectadas são relevantes e generalizadas.

    Abstenção de Opinião:

    - Não obtido evidência apropriada e suficiente --> conclui que distorções não detectadas são relevantes e generalizadas.

  • De acordo com a NBC TA 510:

    Saldos iniciais

    10. Se o auditor não conseguir obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação aos saldos iniciais, ele deve expressar a opinião com ressalva ou abstenção de opinião sobre as demonstrações contábeis, conforme apropriado, de acordo com a NBC TA 705 (ver item A8).

    Conforme o que dispõe a NBC TA 705, temos:

    Requisitos

    Circunstâncias em que é necessário modificar a opinião do auditor independente

    6. O auditor deve modificar a opinião no seu relatório quando:
    (a) ele conclui, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis, como um todo, apresentam distorções relevantes (ver itens A2 a A7); ou
    (b) o auditor não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir que as demonstrações contábeis como um todo não apresentam distorções relevantes (ver itens A8 a A12).

    Determinação do tipo de modificação na opinião do auditor independente

    Opinião com ressalva

    7. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:
    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
    (b) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

    Opinião adversa

    8. O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

    Abstenção de opinião

    9. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas.
    10. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, o auditor conclui que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.

    Gabarito: C.

  • Para responder a questão era preciso perceber que as distorções poderiam ser generalizadas ou não.

  • GABARITO: LETRA C

    Se decorar esse esquema abaixo já ajuda um pouco nesse tipo de questão.

    Distorções Relevantes+não generalizado= com ressalva

    Distorções Relevantes+generalizado= opinião Adversa

    Impossível obter evidências apropriadas e suficientes+não generalizado= com ressalva

    Impossível obter evidências apropriadas e suficientes+Generalizado= abstenção de Opinião

  • Eu achei essa questão meio braba, mas vamos lá. Pra respondê-la, note o seguinte: existe um elemento específico sobre o qual o auditor não consegue expressar sua opinião (saldo inicial de estoques). Somente com essa informação, vc consegue eliminar as opções que contêm opinião adversa, pois nesse caso, as distorções relevantes são generalizadas. Logo, vc sumariamente elimina as alternativas "A", "B" e "E". Como houve distorções específicas, o auditor deve emitir um relatório com ressalvas. Pimba! Gabaritou a questão.