SóProvas


ID
2625079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação às afirmações e aos riscos relativos às demonstrações financeiras, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Os riscos de distorção relevante compreendem os riscos no nível das demonstrações financeiras que se relacionam de forma generalizada às demonstrações financeiras como um todo, e no nível de afirmações para classes de transações, saldos de contas e divulgações.

  • GABARITO B NBC TA 200 (R1) A36. Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis: - no nível geral da demonstração contábil; e - no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações. A37. Riscos de distorção relevante no nível geral da demonstração contábil referem-se aos riscos de distorção relevante que se relacionam de forma disseminada às demonstrações contábeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações.
  • Para saber sobre as letras c e d:

     

    Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:

    a) existência – se o componente patrimonial existe em certa data;

    b) direitos e obrigações – se efetivamente existentes em certa data;

    c) ocorrência – se a transação de fato ocorreu;

    d) abrangência – se todas as transações estão registradas; e

    e) mensuração, apresentação e divulgação – se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

  • De acordo com a NBC TA 200, "o risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção. A avaliação dos riscos baseia-se em procedimentos de auditoria para a obtenção de informações necessárias para essa finalidade e evidências obtidas ao longo de toda a auditoria. A avaliação dos riscos é antes uma questão de julgamento profissional que uma questão passível de mensuração precisa." 

    E continua:

    "A34. Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis:

     no nível geral da demonstração contábil; e
     no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações.

    A35. Riscos de distorção relevante no nível geral da demonstração contábil referem-se aos riscos de distorção relevante que se relacionam de forma disseminada às demonstrações contábeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações.

    A36. Os riscos de distorção relevante no nível da afirmação são avaliados para que se determine a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria necessários para a obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente."

    Podemos inferir com isso que não há parcialidade nem limitação. 

    Gabarito: B
  • Fala sérios: os riscos generalizados.... "sujeito, no portugues".

    Os riscos se relacionam de forma generalizada... meus caros, essas frases não são iguais. Um professor de português nunca daria isso como certo. Absurda essa redação

  • Riscos de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis referem-se aos riscos que se relacionam de forma generalizada às demonstrações contábeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações.

  • Os riscos de distorção relevante podem existir em dois níveis: no nível geral da demonstração contábil e no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações. Assim, Riscos de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis referem-se aos riscos que se relacionam de forma generalizada às demonstrações contábeis como um todo e que afetam potencialmente muitas afirmações.