-
GAF: Grau de alavancagem financeira
Se GAF = 1,0, a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (que são, geralmente, instituições financeiras) na estrutura de capital. O risco financeiro é baixo .
Se GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno sobre o Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros (a título de juros e comissões).
Se GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável, pois os recursos de terceiros tiveram um custo maior do que o ROI e, neste caso, estão prejudicando a empresa. Nesse caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, isto significa que o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno estará sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.[8][13]
RPL= Retorno sobre o Patrimônio Líquido = Lucro líquido/Patrimônio Líquido
RAT = Retorno sobre o Ativo Total= Lucro depois do Imposto de Renda e antes dos juros/Ativo Total
ROI = Retorno sobre investimento
-
A Alavancagem Financeira é o “efeito de tomar recursos de terceiros a determinado custo, aplicando-os nos ativos com outra taxa de retorno."
I - RPL (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) = [(Lucro Líquido / Patrimônio Líquido)]
II - RAT (Retorno sobre o Ativo Total) = [(Lucro depois do IR e antes dos Juros / Ativo Total)]
ROI (Retorno sobre Investimento) = [(Lucro Operacional / Investimento) x 100]
(1) se GAF = 1,0, a alavancagem financeira será considerada nula. Nesse caso, não há despesas financeiras, ou seja, não há capital de terceiros (que são, geralmente, instituições financeiras) na estrutura de capital. O risco financeiro é baixo .
(2) se GAF > 1,0 a alavancagem financeira será considerada favorável: o retorno sobre o Ativo Total (conjunto de bens e direitos da empresa, expressos em moeda) será razoavelmente maior que a remuneração paga ao capital de terceiros (a título de juros e comissões).
(3) se GAF < 1,0 a alavancagem financeira será considerada desfavorável, pois os recursos de terceiros tiveram um custo maior do que o ROI e, neste caso, estão prejudicando a empresa. Nesse caso, há risco financeiro. Se o RPL é menor do que o RAT, isto significa que o capital de terceiros está consumindo parte do patrimônio líquido. Mesmo se o Ativo Total gerar um retorno, parte desse retorno estará sendo financiada por capital de terceiros - o qual é, neste caso, remunerado a uma taxa superior à taxa de retorno sobre o Ativo Total. Diz-se então que o capital de terceiros está exercendo alavancagem negativa.
Diante disso, o retorno para os acionistas é 35% maior que aquele que obteriam caso a empresa fosse financiada exclusivamente com capital próprio.
Isso posto, a alternativa correta é "b".
https://www.facebook.com/contabilidadeeconcursos/posts/1648349031921076
-
RESOLUÇÃO SIMPLIFICADA:
O grau de alavancagem visa saber se é melhor investir com o capital próprio ou pegar emprestado e pagar com juros menores do que o valor da aplicação, obtendo, assim, um lucro sobre a diferença.
Se o valor rendesse 100%, o rendimento da aplicação seria igual ao custo do empréstimo, então não teria lucro. Como o valor rendeu 1,35 (135%), significa que o valor da aplicação rendeu os 100% do custo do empréstimo + 35% de lucro.
E esse empréstimo significa que é capital de terceiros, porque não é dinheiro da empresa. Então, o capital de terceiros rendeu 35% a mais do que se ela tivesse pegado do “próprio bolso”, que é o capital próprio.
Gabarito: B
-
Alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o
acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros. Em outras palavras, o GAF mede quanto o capital de terceiros está contribuindo para gerar resultado para os acionistas.
É índice do tipo "quanto maior, melhor".
A analise que pode ser feita do índice é:
GAF > 1: alavancagem financeira favorável; o capital de terceiros está contribuindo para gerar retorno adicional a favor do acionista.
GAF = 1: alavancagem financeira é nula.
GAF < 1: alavancagem financeira desfavorável; o capital de terceiros está consumindo o patrimônio líquido.
A formula é a seguinte:
GAF = Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL) / Retorno sobre o Ativo Total (RAT)
o que estiver cima de 1 ou 100%, é o que está sendo "alavancado" na entidade com capital de terceiros. Ou seja, a empresa está tendo uma alavancagem de 35% a mais do que teria somente com capital próprio.
Gabarito: B
-
Gabarito: Letra B.
Comentário:
Como já mencionei anteriormente, o grau de alavancagem financeira é dado pela relação:

Dizer que ele vale 1,35 significa dizer que a razão entre o ROE (retorno sobre o PL) e o ROI (retorno sobre o ativo) é 1,35, ou seja, o ROE é 35% maior do que o ROI.

Sabemos que o retorno que os acionistas obteriam caso a empresa fosse financiada exclusivamente com capital próprio é igual ao ROI, já que todos os investimentos adviriam de recursos dos acionistas.
Sendo assim, a letra b reflete exatamente o que acontece: o GAF igual a 1,35 significa que o retorno para os acionistas é 35% maior que aquele que obteriam caso a empresa fosse financiada exclusivamente com capital próprio.