SóProvas


ID
2625181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na elaboração do balanço patrimonial relativo ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2017, determinada sociedade anônima adotou os procedimentos a seguir.


I O resultado positivo do período foi apresentado em uma conta específica do patrimônio líquido, denominada lucros ou prejuízos acumulados.

II Para fins de avaliação contábil, considerou-se o valor justo das matérias-primas como o preço pelo qual esses ativos poderiam ter sido vendidos pela empresa na data do balanço.

III Os saldos devedores e credores em que não havia direito de compensação foram apresentados separadamente.

IV As doações e subvenções para investimentos foram classificadas no patrimônio líquido como reservas de capital.

V As ações em tesouraria foram apresentadas no balanço retificando a conta de patrimônio líquido que registrava a origem dos recursos utilizados na sua aquisição.


Estão em conformidade com o disposto na legislação societária apenas os procedimentos constantes dos itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D 

     

    I. Errado. No final do exercício a conta 'Lucros Acumulados' deverá ter seu saldo destinado para as (reservas, os dividendos ou aumento de capital).

     

    II. Errado. O valor corrente é o valor no qual os  Ativos poderiam ter sido vendidos pela empresa na data do balanço.

     

    III. CERTO 

     

    IV. As doações e subvençoes devem ser contabilizadas como resultados. 

     

    V. Certo 

     

     

  •  

    IV. As doações e subvençoes podem ser contabilizadas no PL como reservas de lucros.

     

     

  • NBC T 19.4 – SUBVENÇÃO E ASSISTÊNCIA GOVERNAMENTAIS

    Assistência governamental é a ação de um governo destinada a fornecer benefício econômico específico a uma entidade ou a um grupo de entidades que atendam a critérios estabelecidos. Não inclui os benefícios proporcionados única e indiretamente por meio de ações que afetam as condições comerciais gerais, tais como o fornecimento de infra-estruturas em áreas em desenvolvimento ou a imposição de restrições comerciais sobre concorrentes.

    Subvenção governamental é uma assistência governamental geralmente na forma de contribuição de natureza pecuniária, mas não só restrita a ela, concedida a uma entidade normalmente em troca do cumprimento passado ou futuro de certas condições relacionadas às atividades operacionais da entidade. Não são subvenções governamentais aquelas que não podem ser razoavelmente quantificadas em dinheiro e as transações com o governo que não podem ser distinguidas das transações comerciais normais da entidade.

    Isenção tributária é a dispensa legal do pagamento de tributo sob quaisquer formas jurídicas (isenção, imunidade, etc). Redução, por sua vez, exclui somente parte do passivo tributário, restando, ainda, parcela de imposto a pagar. A redução ou a isenção pode se processar, eventualmente, por meio de devolução do imposto recolhido mediante determinadas condições.

  • Empréstimo subsidiado é aquele em que o credor renuncia ao recebimento total ou parcial do empréstimo e/ou dos juros, mediante o cumprimento de determinadas condições. De maneira geral, é concedido direta ou indiretamente pelo Governo, com ou sem a intermediação de um banco; está vinculado a um tributo; e caracteriza-se pela utilização de taxas de juros visivelmente abaixo do mercado e/ou pela postergação parcial ou total do pagamento do referido tributo sem ônus ou com ônus visivelmente abaixo do normalmente praticado pelo mercado. Subsídio em empréstimo é a parcela do empréstimo ou do juro renunciado e a diferença entre o juro ou ônus de mercado e o juro ou o ônus praticado.

    Atualização monetária é o reconhecimento de ajuste no valor de ativo e passivo da entidade com base em índice de inflação.

    Juro é a remuneração auferida ou incorrida por recurso aplicado ou captado pela entidade.

    Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado ou um passivo liquidado entre partes interessadas, conhecedoras do assunto e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

  • Contabilização 12. Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas às condições desta Norma. A subvenção governamental não pode ser creditada diretamente no patrimônio líquido.

    http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1143.pdf

  • I - O resultado positivo do período foi apresentado em uma conta específica do patrimônio líquido, denominada lucros ou prejuízos acumulados. ERRADO - (A conta Lucros ou Prejuízos Acumulados continuará sendo utilizada nos planos de contas, e seu uso continuará a ser feito para receber o resultado do exercício, as reversões de determinadas reservas, os ajustes de exercícios anteriores, para distribuir os resultados nas suas várias formas e destinar valores para reservas de lucros. Mas, no balanço patrimonial, só poderá aparecer quando tiver saldo negativo, e será denominada
    de Prejuízos Acumulados. Fonte: PDF profº Gilmar Possati)

     

    II -  Para fins de avaliação contábil, considerou-se o valor justo das matérias-primas como o preço pelo qual esses ativos poderiam ter sido vendidos pela empresa na data do balanço. ERRADO - (Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis) 

     

    III - Os saldos devedores e credores em que não havia direito de compensação foram apresentados separadamente. CERTO (Lei 6.404/76 - Art. 178 § 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.)

     

    IV - As doações e subvenções para investimentos foram classificadas no patrimônio líquido como reservas de capital. ERRADO ( Lei 6.404/76 - Art. 195-A.  A assembléia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro líquido decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, que poderá ser excluída da base de cálculo do dividendo obrigatório (inciso I do caput do art. 202 desta Lei).

     

    V - As ações em tesouraria foram apresentadas no balanço retificando a conta de patrimônio líquido que registrava a origem dos recursos utilizados na sua aquisição. CERTO (Lei 6.404/76 - Art. 182 § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

     

  • Dava pra matar a questão sabendo apenas essas duas informações

    As doações e subvenções = NÃO FAZEM PARTE DAS RESERVAS DE CAPITAL ( antigamente faziam)

    As ações em tesouraria = Retificadora do PL

     

  • pfvr QC, coloque um professor para explicar essa questão!!!

  • Não é só no CPP, CF, CP que a Cespiana coloca letra de lei... Contabilidade vai vir Cespiando tudo

     § 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

     § 5º As ações em tesouraria deverão ser destacadas no balanço como dedução da conta do patrimônio líquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisição.

  • I - Errado - Não pode haver Lucro Acumulado no final do exercício

    II- ERRADO- Custo de estoque para VENDA: Valor custo ou Realizável Líquido (o menor); Custo de estoque para Máteria Prima: Valor de custo ou reposição (o menor) (Não existe custo de matéria prima com preço de mercado)

    III- CERTO 

    IV- ERRADO - Doações e subvenções Dica: Sempre passa pela conta Resultado, se não pode colocar como divididendo: vai para Reserva de Incentivo Fiscal.

    V- CERTO - Ações em tesouraria significa, comprar suas próprias ações, Reduz o PL (pois devia estar com o dinheiro, não a ação) e na compra Credita ou Caixa ou Banco.

  • Não há a conta prejuízo acumulado na SA..

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    I. Incorreta. O resultado positivo (lucro) é inicialmente apropriado à conta Lucros Acumulados, dentro do Patrimônio Líquido. No entanto, os saldos desta conta devem ser distribuídos para Reserva de Lucros e Dividendos.

    II. Incorreta. Considera-se valor justo das matérias-primas e dos bens em almoxarifado, o preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado.

    III. Correta. Segundo o art. 178, § 3°, da Lei n° 6.404/76 os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

    IV. Incorreta. A parcela do lucro proveniente de doações e subvenções para investimentos podem ser classificadas no patrimônio líquido como reservas de lucros.

    V. Correta. A conta “Ações em Tesouraria” é retificadora do Patrimônio Líquido e representam as ações que a entidade adquiriu de sua própria emissão. 

  • copiando

    Dava pra matar a questão sabendo apenas essas 2 informações

    As doações e subvenções = NÃO FAZEM PARTE DAS RESERVAS DE CAPITAL (antigamente faziam)

    As ações em tesouraria = Retificadora do PL

  • O prêmio recebido na emissão de debêntures e as doações e subvenções para investimentos não se enquadram como reserva de capital, mas sim como RECEITA DO EXERCÍCIO.

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Lei n. 6.404/76 - Manual FIPECAFI

    Algumas dicas que podem te ajudar na hora da prova!!

    Observe o enunciado da questão:

    "...dezembro de 2017, determinada sociedade anônima..." 

    Manual FIPECAFI --> Reitera-se que a obrigação da conta Lucros Acumulados não conter saldo positivo aplica-se unicamente às sociedades por ações, e não às demais. --> Assertiva I eliminada, portanto as letras A e B tbm!

    Observe a assertiva IV: "As doações e subvenções para investimentos foram classificadas no patrimônio líquido como reservas de capital."

    Vale destacar a seguinte alteração na Lei n. 6.404/76: 

    As doações e subvenções para investimento e os prêmios na emissão de debêntures não são mais classificados como reservas de capital. Atualmente, devemos registrar como receita do exercício. --> Assertiva III eliminada, portanto as letra C e E tbm!

    Sobra a letra D que é o gabarito!

    =======================================================================================================

    II Para fins de avaliação contábil, considerou-se o valor justo das matérias-primas como o preço pelo qual esses ativos poderiam ter sido vendidos pela empresa na data do balanço. ERRADO

    -->Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios  

    § 1º Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo

    a) das matérias-primas e dos bens em almoxarifado, o preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado. 

    =======================================================================================================

    Assertiva V -> CERTO

    Ações em tesouraria ==> Conta redutora/retificadora do PL (Patrimônio líquido)

    ========

    Qualquer erro é só avisar!!

  • Alguém pode me dar exemplo de que saldos sao esses na pratica?

    III Os saldos devedores e credores em que não havia direito de compensação foram apresentados separadamente

    • Lucros Acumulados não pode constar no Balanço Patrimonial. (ERRO DA I)
    • Doações e subvenções governamentais Reserva de Lucro (ERRO IV)
    • Matéria-prima, mercadoria e produtos de comércio é tudo por valor de MERCADO.(erro da II)

    Gabarito letra D)

    Bons estudos!

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Nessa V, o certo não deveria ser Aplicação no lugar de Origem, tendo em vista que origem é para as contas credoras e aplicação para as contas devedoras?

  • I. Incorreta. O resultado positivo (lucro) é inicialmente apropriado à conta Lucros Acumulados, dentro do Patrimônio Líquido. No entanto, os saldos desta conta devem ser distribuídos para Reserva de Lucros e Dividendos.

    II. Incorreta. Considera-se valor justo das matérias-primas e dos bens em almoxarifado, o preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado.

    III. Correta. Segundo o art. 178, § 3°, da Lei n° 6.404/76 os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.

    IV. Incorreta. A parcela do lucro proveniente de doações e subvenções para investimentos podem ser classificadas no patrimônio líquido como reservas de lucros.

    V. Correta. A conta “Ações em Tesouraria” é retificadora do Patrimônio Líquido e representam as ações que a entidade adquiriu de sua própria emissão.