-
Correto!
Alguns fundamentos da Administração por Objetivos - APO:
1. A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
2. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados; as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.
3. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.
4. Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa.
5. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
http://www.ceap.br/material/MAT04102011172450.pdf
-
GAB CERTO
Passos de um APPO
Esse modelo moderno de avaliação deve ser feito em seis etapas.
1 - Determinação de objetivos consensuais;
2 - Comprometimento de todos os colaboradores para atingir os objetivos traçados;
3 - Negociação direta com gestores sobre a moderação dos recursos e estratégias necessários para alcançar os objetivos, sejam materiais, equipamentos, treinamento de pessoal;
Escolha a ação de desempenho;
Monitoria e mensuração de resultados parciais em comparação com os objetivos traçados;
Retroação contínua (saber realizar autoavaliação e intervir com ações caso o trabalho não esteja dando certo).
Ao contrário da APO (da administração), a APPO é mais didática e democrática, sem provocar uma tensão no funcionário ou promover uma sintonia de autocracia e autoritarismo dentro da empresa.
BONS ESTUDOS!!
-
A administração por objetivos, ou APO, se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar.
-
A Administração por Objetivos um sistema de administração do desempenho no qual participam ativamente o colaborador e o seu gerente, que adotam um relacionamento intenso e uma visão proativa, democrática, participativa, envolvente e motivadora. Ela segue seis etapas:
1. Formulação de objetivos consensuais.
2. Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados.
3. Negociação sobre a alocação de recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos.
4. Desempenho.
5. Constante monitoramento dos resultados e comparação com os objetivos formulados.
6. Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta e interativa.
Agora prestem atenção! Apesar da banca utilizar o nomenclatura de Administração por Objetivos (APO), essa é mais ligada como aponta Chiavenato (2014), a uma velha administração arbitraria, autocrática, em que os objetivos eram impostos aos colaboradores, gerando um contínuo estado de tensão e aflição dos envolvidos que caracterizaram a sua implantação na maioria das organizações.
A nomenclatura mais cabível para essa administração democrática e participativa é Avaliação Participativa por Objetivos (APPO).
Referência: Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.
-
CORRETO!
APO- ADMIINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
- Trata-se de um processo participativo (e não autoritário).
- Na APO a formulação dos objetivos é consensual, democrática e participativa.
- Ao invés de se preocupar com os processos/atividades/“meios” (eficiência), a APO se preocupa com os resultados, com os fins (eficácia); ênfase em planejamento e controle