SóProvas


ID
262564
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do período seguinte.

Com a responsabilidade de planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo e a política nacional de educação superior, a Secretaria de Educação Superior é também responsável por acompanhar diversos programas, entre eles: _________, que propõe ações que garantem o acesso pleno de pessoas com deficiência à IFES e o _________ que oferece apoio financeiro para os alunos estrangeiros participantes do programa e estudantes-convênio.

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Educação Tutorial - PET - é um programa de excelência que se compromete a aprimorar os cursos de graduação. Os pilares para o seu funcionamento consistem no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, pontos primordiais no desempenho das atividades acadêmicas.

    São alguns dos principais objetivos do PET:

    **** promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa;

    ******estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando formar profissionais críticos e atuantes.

    ******Outras características relacionadas ao Programa incluem: atuação coletiva; interação contínua entre bolsistas e corpos docente e discente; implementação de ações voltadas para a comunidade; planejamento e execução de um programa com atividades diversificadas.

  • O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

    O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.

    São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.

  • O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura.

    O projeto oferece apoio financeiro no valor de seiscentos e vinte e dois reais para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior. O auxílio visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres.

    Para concorrer ao Promisaes, o estudante, além de estar matriculado em instituição federal de educação superior, deve ter bom desempenho acadêmico, de acordo com as exigências da universidade em que estuda. A universidade, para aderir ao programa, precisa estar vinculada ao PEC-G e receber, regularmente, estudantes estrangeiros por meio desse programa.