SóProvas


ID
2625865
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No começo do século XX, Robert Ezra Park inaugura os Estudos de Comunicação da Escola de Chicago. Entre as novidades trazidas pelos teóricos, podemos destacar a cidade como laboratório social e a ecologia humana. Com base no texto “A Escola de Chicago” analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- O terreno de estudo da Escola de Chicago é a cidade com seus signos de desorganização, de marginalidade, de aculturação e assimilação;

II- A ecologia humana estuda as relações de existência entre a sociedade e o meio ambiente, incluindo-se aqui os animais e a flora;

III- Para Park, é a “luta pelo espaço” que rege as relações interindividuais. Competição e divisão do trabalho resultam em cooperação não-planificada na sociedade;

IV- Os estudiosos da escola se baseavam na pesquisa etnográfica, isto é, entender no nível macro as relações sociais;

V- A escola de Chicago nasceu para entender os fenômenos de recepção da TV colorida.

Alternativas
Comentários
  • Escola de Chicago -> sociologia urbana, psicologia social, cidade laboratório

  • II- não inclui animais e flora

    IV- nível macro e micro das relações sociais

    V- não nasceu no contexto da tv colorida

  • Escola de Chicago é fundadora da reflexão teórica sobre a comunicação. Desenvolveu, nas primeiras décadas do século XX, a tese de que os processos de interação entre as pessoas são constituídos simbolicamente pela comunicação. As pessoas se relacionam através de símbolos e a vida social se mantém pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar o Mundo. Os símbolos pressupõem consenso e não apenas permitem estruturar a interação, mas são portadores de valores. A sociedade é uma estrutura simbólica hierarquizada, em que se fixam relações de domínio e distribuição de poder. A comunicação cria e sustenta essas hierarquias simbólicas, sendo, portanto, um processo que pode servir para promover ou reprimir o conhecimento e a autodeterminação.

    Herbert Blumer, possivelmente o mais significativo teórico da comunicação da Escola de Chicago, é também um dos herdeiros mais representativos do Interacionismo Simbólico - vertente de estudos que se origina com Herbert Mead, um dos fundadores da Psicologia Social, na década de 1920. Segundo Mead, a comunicação é a maior possibilidade de interação social. Para ele, as pessoas constroem um conceito de si mesmas com base nos demais, desde o seu nascimento, através da interação. A linguagem permite que as ações sejam pouco a pouco substituídas por símbolos. Os homens não agem em função das coisas, mas do significado que as coisas tomam no processo da comunicação.“A comunicação representa um processo estruturado simbolicamente. Constitui-se do emprego de símbolos comuns com vistas à interação, que funda a própria sociedade”.

    Interacionismo simbólico: O elemento chave nesse processo é o símbolo, sendo ele algo que representa outra coisa. O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos ou coisa depende do significado que ele atribui a esses outros indivíduos e coisas sendo resultado dos processos de interação social e que podem mudar com o passar do tempo. PALAVRAS-CHAVE: RELAÇÃO E INTERAÇÃO.

    Ecologia Humana = Economia Biológica (1921) \u2013 Robert Ezra Park e E. W. Burgess.

    A cidade como um laboratório social.

    Tomaram o termo ecologia emprestado da biologia, pois, em seu sentido mais amplo, se refere a todas as condições de existência que um organismo possui em relação ao ambiente em que vive.

    Segundos seus estudos, três elementos definem uma comunidade:

    Uma população organizada em um território, cujos membros vivem numa relação de interdependia mútua de caráter simbiótico (Biologia: Associação recíproca de dois ou mais organismos diferentes que lhes permite viver com benefício).

    A luta de espaço que rege as relações interindividuais. Na sociedade, competição e divisão de trabalho resulta em formas não planificadas de cooperação competitiva, que constituem as relações simbióticas, ou o nível biótico da organização.