SóProvas


ID
262603
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aprovado pela Emenda Constitucional nº 53/2006, o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, visa garantir uma educação pública universal e de qualidade para o Brasil.

Sobre ele não é possível afirmar: (Assinale a opção adequada.)

Alternativas
Comentários
  • Como fiscalizar a aplicação correta dos recursos? A lei que instituiu o Fundeb estabelece a obrigatoriedade de um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo para cada município e cada Estado. O objetivo da criação dos conselhos é fortalecer a participação da sociedade no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos em educação. Os membros desses grupos não recebem remuneração nem integram a estrutura administrativa do governo. O mandato dura dois anos, mas os membros podem ser reeleitos por, no máximo, mais um mandato.

    Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/o-que-e-fundeb-396267.shtml?page=page4

    A Letra d) esta errada porque não cabe aos Tribunais de Contas dos estados e dos municípios.
  •    Art. 26.  A fiscalização e o controle referentes ao cumprimento do disposto no art. 212 da Constituição Federal e do disposto nesta Lei, especialmente em relação à aplicação da totalidade dos recursos dos Fundos, serão exercidos: I - pelo órgão de controle interno no âmbito da União e pelos órgãos de controle interno no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;  II - pelos Tribunais de Contas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, junto aos respectivos entes governamentais sob suas jurisdições; III - pelo Tribunal de Contas da União, no que tange às atribuições a cargo dos órgãos federais, especialmente em relação à complementação da União.  
    Letra D.
    Bons estudos!
  •  É verdade o que diz o colega acima, o gabarito do site está discordando do gabarito definitivo. É a letra "B".
    Mas a EJA é modalidade da educação basica e o FUNDEB se aplica a todas as modalidades. Essa questão é mal formulada em que considera itens incompletos como corretos, caso da letra "d".
    Os recursos do FUNDEB destinam-se ao  financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública, independentemente da modalidade em que o ensino é oferecido (regular, especial ou de jovens e adultos), da sua duração (Ensino Fundamental de oito ou de nove anos), da idade dos alunos (crianças, jovens ou adultos), do turno de atendimento (matutino e/ou vespertino ou noturno) e da localização da escola (zona urbana, zona rural, área indígena ou quilombola), observando-se os respectivos âmbitos de atuação prioritária dos Estados e Municípios, conforme estabelecido nos §§ 2º e 3º do art. 211 da Constituição (p. 45).  

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Fundebef/peresptudo.pdf
     
  • A alternativa D NÁO É A RESPOSTA.

    tanto o TCU quanto os tribunais de conta dos estados e municípios (quando houver) têm a função de fiscalização. ISSO É CONSTITUCIONAL.
  • Gente, observem que a questão pede a incorreta (não é possível afirmar). Assim,  o gabarito está correto,  pois a alternativa está errada,  já que é o tcu que fiscaliza os repasses federa

  • Segundo a Lei 9.394/96 Art. 21.

    "A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio". Eja é uma modalidade, e não uma etapa da educação básica, assim como a educação técnico profissional não o é. 

  • Deveria ser anulada.


  • O salário educação não está relacionado com o FUNDEB. Essa questão está mal elaborada ao meu ver.