SóProvas


ID
2626477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Os autores são unânimes ao considerar os computadores promotores de isolamento social, tanto no trabalho corporativo como na educação, criando lacunas para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.

Alternativas
Comentários
  • Autores como Pierre Lévy, por exemplo, defendem o uso da tecnologia na educação. Lévy é entusiasta da chamada inteligência coletiva, que só é possível por meio da utilização do ciberespaço (tecnologias de redes computacionais).

  • Unanimidade entre autores? Até parece. Eles são mestres em discordar uns dos outros, haha.

  • Na verdade a questão está errada por afirmar que o isolamento refere-se tanto ao trabalho corporativo como na educação. No trabalho não pode ser, pois as tecnologias no ambiente de trabalho é ferramenta de comunicação hierarquizada ou não. Já na educação - ead - também não seria, pois é bidirecional - onde há dialogo entre professor/aluno, alunos/professor, e alunos/alunos.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o uso de tecnologias na educação

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:


    A questão erra ao afirmar que os autores são unânimes ao considerar os computadores como promotores de isolamento social, pois não há unanimidade nesse aspecto. Embora em algumas circunstâncias os computadores substituam o ambiente físico de sala de aula, não há que se falar, de forma taxativa, que ele acarreta isolamento social, pois o papel desse recurso tecnológico é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e não o de inviabilizar competências sociais e cognitivas. Inclusive, atualmente há um número muito grande de recursos de interação social (redes sociais) acessados pelo computador e que possibilitam (de forma virtual) a interação social. Sendo assim, apesar de haver algumas lacunas, pontos negativos (como qualquer recurso didático), essa ferramenta é essencial tanto no trabalho corporativo quanto na educação.

    Portanto, é incorreto afirmar que os autores são unânimes ao considerar os computadores promotores de isolamento social.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: QUESTÃO “ERRADA".