-
O pipeline possui 6 estágios:
(BI) Busca de Instrução (Fetch Instruction): o processador lê uma instrução da memória;
(DI) Decodificação de Instrução (Decode Instruction): a instrução é decodificada para determinar qual ação é requerida;
(CO) Cálculo de Operandos (Calculate Operands): calcular o endereço dos operandos;
(BO) Busca de Operandos (Fetch Operands): obter cada operando da memória;
(EI) Execução da Instrução (Execute Instruction): efetuar a operação indicada;
(EO) Escrita de Operando (Write Operand): armazenar o resultado na memória
Fonte: Organização de Computadores, professor Rômulo - Dominando TI
Bons Estudos.
-
Assertiva ERRADA.
Se não me engano, está errado falar que pipeline utiliza vários processadores. Nela, é usado apenas um processador, mas que executa várias instruções de múltiplas tarefas simultaneamente, sem a necessidade de uma instrução estar terminada para outra começar.
-
Isso mesmo Luis Forchesatto,
Segue questão que ratifica seu pensamento.
Na organização de uma unidade central de processamento, a divisão da execução das instruções em vários estágios, a fim de que novas entradas de instruções ocorram sem que instruções anteriores tenham sido finalizadas, é denominada
a processamento vetorial.
b ciclo do caminho de dados.
c operação superescalar.
d pipeline de instruções. Gabarito.
e multiprocessamento.
-
Existem dois tipos de paralelismo: a nível de instrução e de processador. O primeiro usa o conceito de pipelining (divide o processamento em subfases para aumentar o desempenho) enquanto o segundo usa o conserto de múltiplos processadores (com ou sem memória compartilhada, de acesso uniforme ou ñ uniforme). O uso de pipelining divide o processamento em BUSCA, DECODE, EXEC, ACESSO e GRAVAÇÃO.
-
O pilelining n faz paralelismo com vários processadores, mas por meio da execução em fases.
-
Complementando o comentário do colega Ualison Aguiar: o pipeline, de maneira geral, possui os estágios mencionados. Entretanto, pode ser subdividido em mais estágios para que possa haver um maior ganho de desempenho. Por exemplo, o Pentium 4, da Intel, possui 20 estágios.
Fonte: http://www.cs.cmu.edu/afs/cs/academic/class/15740-f03/public/doc/discussions/uniprocessors/technology/deep-pipelines-isca02.pdf
-
Pipelining
Pessoal, uma tarefa pode ser executada em um computador de diferentes formas:
a) uma de cada vez em um único processador;
b) em paralelo em múltiplos processadores;
c) em processadores distribuídos.
Em função disso, podemos classificar os sistemas de computação em sistemas de processador único e sistemas multiprocessados.
Um sistema de processamento paralelo interliga vários nós de processamento (computadores), de maneira que uma seja executada em um nó disponível, ou subdividida por vários nós. Este pode ser também caracterizado como um sistema distribuído.
Já o Paralelismo é a divisão de uma tarefa em sub-tarefas coordenadas e executadas simultaneamente em um sistema com processadores distintos. O paralelismo pode ser divido em paralelismo de instrução ou paralelismo de processamento.
O paralelismo de instrução é alcançado com as técnicas de pipelining, superpipelining e arquitetura escalar.
Pipelining é uma técnica para melhorar o desempenho de processadores. O pipelining permite que um processador sobreponha a execução de diversas instruções de modo que mais instruções possam ser executadas no mesmo período de tempo.
FONTE : Aula 00, Sistemas Operacionais p/ ABIN (Oficial Técnico de Inteligência - Área 8) Pós-Edital
Professor: Celson Carlos Martins Junior
-
Pipelining é PARALELISMO EM NÍVEL DE INSTRUÇÃO – paralelismo explorado dentro das instruções individuais.
Fonte: Tanenbaum - Arquitetura de Computadores.
-
[PIPELINING] O termo pipelining designa um método de busca e descodificação de instruções (pré-processamento) no qual, a cada instante, várias instruções do programa se encontram em estágios diversos de busca ou descodificação. Numa situação ideal, o pipelining acelera o tempo de execução, garantindo que o microprocessador não seja obrigado a esperar pelas instruções. Quando a execução de uma instrução é concluída, a outra já está pronta e à espera.
[PIPELINE] O pipeline permite que várias instruções possam ser processadas ao mesmo tempo. Enquanto uma instrução está a ser processada, outras esperar que a anterior termine antes que pudesse ser acedida. Pipelining, consegue manter cerca de seis instruções ao mesmo tempo no processador em diferentes fases de processamento. Ele permite armazenar, gerar e executar tarefas e instruções num processo ordenado.
-
Pô @LuisHenriqueForchesatto , "Se não me engano" é sacanagem, ou é ou não é, se não tem certeza é melhor não comentar.