SóProvas


ID
2626669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de tecnologias de redes locais.


Nas redes locais de difusão do tipo anel, há necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao enlace.


Alternativas
Comentários
  • Podemos pensar no papel do Token no protocolo Token Ring. Nessa situação, cada máquina só poderá transmitir se ela possuir o token que circula na rede.

  • " Nas redes locais de difusão do tipo anel, há necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao enlace. "
     

    Marquei o gabarito como Errado e realmente errei. Ao meu ver, por padrão uma rede em anel ao utilizar o token ring pode apenas transmitir os dados quando o token estiver em sua posse. E nesse caso, pensar em acessos simultaneos ao enlace me parece estranho já que apenas uma máquina terá o token( e irá transmitir) por vez.

     

    Alguém consegue explicar onde errei ou o que tô dizendo faz sentido?

     

    De toda forma, o gabarito consta como C.

  • Gabarito: CERTO

    "... há necessidade de se definir alguma regra para arbitra..."

    Me deixou na duvida esse "há necessidade."

    Errei também porque imaginei que só quem teria acesso ao enlace era quem possuia o TOKEN.

  • Marquei como CERTO pensando da seguinte forma:

    "acessos simultâneos ao enlace" me lembraram de "acesso ao meio" (e a subcamada MAC - Media Access Control). Aí lembrei-me dos algoritmos CSMA/CA e CSMA/CD, os quais definem a forma como cada host transmite em uma rede.

    Voltando ao início da questão "redes locais de difusão do tipo anel", podemos restringir as opções em Token Ring e FDDI, ambas utilizando o Token como forma de acesso ao meio (ao invés de CSMA/CD da Ethernet ou CSMA/CA do padrão 802.11).

     

     

  • Assertiva CORRETA. 

     

    Redes em anel geralmente utilizavam (já que não são mais usadas) um hub em cada ponto da rede. Esse hub tinha 3 pontos que conectavam nele: 2 usados para formar o anel e um usado para conectar o computador na rede, de modo que cada "dispositivo" da rede era um HUB, que repassava o que ele recebia para um computador. Sendo assim, era preciso controlar o acesso ao meio, já que o hub tornava toda a rede um grande domínio de colisão. 

  • Voltando ao início da questão "redes locais de difusão do tipo anel", podemos restringir as opções em Token Ring e FDDI, ambas utilizando o Token como forma de acesso ao meio (ao invés de CSMA/CD da Ethernet ou CSMA/CA do padrão 802.11).

     

    Redes em anel geralmente utilizavam (já que não são mais usadas) um hub em cada ponto da rede. Esse hub tinha 3 pontos que conectavam nele: 2 usados para formar o anel e um usado para conectar o computador na rede, de modo que cada "dispositivo" da rede era um HUB, que repassava o que ele recebia para um computador. Sendo assim, era preciso controlar o acesso ao meio, já que o hub tornava toda a rede um grande domínio de colisão. 

  • Dentre suas funções, enlace cuida do fluxo de dados entre rede origem e rede destino. Visto isso, percebemos que, pelo formato do tipo anel, precisa, sim, de algumas regras para o recebimento e envio de mensagens.


    Abraço.

  • A questão aborda sutilmente a Topologia Física e Lógica.

    Topologia Física: Redes locais de Difusão (Multiponto) - Dependem de protocolos de controle de acesso ao meio (MAC), tipo CSMA/CD ou CSMA/CA.

    Topologia Lógica: Redes do tipo Anel - O Token controla a ocupação, transmissão, uso do meio.

  • fui de errado por achar que só era necessário isso em redes em que há colisão

     CSMA/CA e CSMA/CD

    mandei mal

  • Gab.: CERTO!

    Uma das regras principais para esse tipo de topologia é que enquanto uma máquina estiver se comunicando a rede permanecerá ocupada.

  • Ninguém conseguiu justificar a questão adequadamente. Quero saber o seguinte: se a rede é simplex, tem como discutir colisão?

  • - O token é um recurso do Padrão Token Ring que possui a função de permitir que uma estação de trabalho transmita dados por um canal sem o risco de colisões

  • Concordo com o Gohan, ninguém conseguiu justificar a questão adequadamente. Pessoal, bora nos concentrar no q a questão realmente pede. Vamos deixar de mimimi e lero lero!!!

    A dúvida q a colega Jéssica postou, na verdade é a resposta à questão. Segundo ela: "por padrão uma rede em anel ao utilizar o token ring pode apenas transmitir os dados quando o token estiver em sua posse. E nesse caso, pensar em acessos simultaneos ao enlace me parece estranho já que apenas uma máquina terá o token(e irá transmitir) por vez".

    O termo grifado é a resposta. Não há acesso simultaneo justamente devido ao metodo do token.

    Veja o que diz este autor[1]:

    "Token Ring LAN que usa topologia em anel e método de acesso token passing".

    Agora, espia no q diz este outro[2]

    "Um pequeno quadro de finalidade especial conhecido como uma permissão (token) é passado entre os nós obe-

    decendo a uma determinada ordem fixa". 

    Por fim, se ainda não estiver satisfeita, vamos ao golpe de misericórdia de [3]

    "O token representa a permissão para enviar. Se uma estação tem um quadro na fila para transmissão quando

    recebe o token, ela pode enviar esse quadro antes de passar o token para a próxima estação. Se ela não tiver um quadro

    na fila, ela simplesmente passará o token".

    Resumindo tudo: a regra para arbitrar os acessos simultâneos ao enlace é justamente a passagens dos tokens entre as estações..

    Fonte:

    [1] Forouzan

    [2] Kurose

    [3] Tanenbaum

  • Nas redes locais de difusão (broadcast) do tipo anel (Padrão IEEE 802.15 – Token Ring), há necessidade de se definir alguma regra (passagem do token) para arbitrar os acessos simultâneos ao enlace. 

    As estações são conectadas às seguintes formando um anel único (topologia lógica). A passagem do token para a estação seguinte consiste simplesmente em receber o token em uma direção e transmiti-lo em outra. Os quadros também são transmitidos na direção do token (tráfego unidirecional). 

  • Amiga Jéssica, errei pelo mesmo motivo que você.

    Mas, relendo, a gente pode reparar que no caso do ethernet, por exemplo, o protocolo justamente controla esses acessos simultâneos. Esse "simultâneo" realmente me deixa com dúvida ainda que relendo umas 15x!! Mas na hora da prova é usar o 7o sentido do cavaleiro de fênix e, se for o seu dia, vai dar bom ! kkkkk

  • " Um segundo tipo de sistema/rede de difusão é o anel. Em um anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence. Em geral, cada bit percorre todo o anel no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido. Assim como ocorre em todos os outros sistemas de difusão, existe a necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao anel. São usados vários métodos, como fazer as máquinas adotarem turnos. O IEEE 802.5 (a rede Token Ring da IBM) é uma rede local baseada em anel que opera a 4 e 16 Mbps. O FDDI é outro exemplo de uma rede de anel. "

    Fonte: Redes de computadores 4. edição Andrew S. Tanenbaum

  • faz-se necessária a utilização: tokenRing

  • Em um anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence. Em geral, cada bit percorre todo o anel no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido. Assim como ocorre em todos os outros sistemas de difusão, existe a necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao anel. São usados vários métodos, como fazer as máquinas adotarem turnos. O IEEE 802.5 (a rede Token Ring da IBM) é uma rede local baseada em anel que opera a 4 e 16 Mbps. O FDDI é outro exemplo de uma rede de anel.

          As redes de difusão ainda podem ser divididas em estáticas e dinâmicas, dependendo do modo como o canal é alocado. Em uma alocação estática típica, o tempo seria dividido em intervalos discretos e seria utilizado um algoritmo de rodízio, fazendo com que cada máquina transmitisse apenas no intervalo de tempo de que dispõe. A alocação estática desperdiça a capacidade do canal quando uma máquina não tem nada a transmitir durante o intervalo de tempo (slot) alocado a ela, e assim a maioria dos sistemas procura alocar o canal dinamicamente (ou seja, à medida que é solicitado, ou por demanda). Os métodos de alocação dinâmica de um canal comum são centralizados ou descentralizados.

          No método centralizado de alocação de canal, existe apenas uma entidade, por exemplo, uma unidade de arbitragem de barramento, que define quem transmitirá em seguida. Para executar essa tarefa, a entidade aceita solicitações e toma suas decisões de acordo com algum algoritmo interno. No método descentralizado de alocação de canal, não existe nenhuma entidade central; cada máquina deve decidir por si mesma se a transmissão deve ser realizada. Você poderia pensar que isso sempre leva ao caos, mas isso não acontece.

    https://sites.google.com/site/estudandoredes/capitulo-01---introducao/1-2-hardware-de-rede/1-2-1-redes-locais

  • Como assim "acessos simultâneos"??

  • Regra básica do Anel: TOKEN RING

  • Gabarito: certo

    Acredito, que apesar das questões abaixo formar o entendimento de que a topologia em anel não é bidirecional a questão acima foi bem explícita no inicio da questão ao dizer ''redes locais de difusão'' , assim para que haja o o acesso simultâneo pode ser configurado para que haja controle de fluxo . (não sei se é isso mesmo, se tiver errado me mandem mensagem pf)

    ( CESPE - 2018 - ABIN ) Na topologia em anel, cada bite se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence, sendo possível que um bite percorra todo o anel enquanto outros bites são enviados ou, muitas vezes, até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido. ( CERTO)

    (CESPE - 2017 - TRF ) Diferentemente da topologia em estrela, em que cada enlace físico de transmissão conecta apenas dois dispositivos, a topologia em anel tem uma configuração multiponto, por meio da qual cada enlace físico pode conectar vários pontos. (ERRADO)

    ( FUB- 2016) O fluxo das informações é bidirecional na topologia em anel, pois cada estação de trabalho é conectada a outra até que se forme um anel virtual. (ERRADO)

  • Simultâneo, mas não tão simultâneo assim kkk

  • Simplex: Unidirecional

    Half Duplex: Bidirecional não simultâneo

    Full Duplex: Bidirecional simultâneo

  • Redes do tipo anel são redes de difusão? Sim, elas trabalham em broadcast – dados enviados são recebidos por todos os outros dispositivos. Há necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao enlace? Sim, essa regra é a posse do token!

    Gabarito: Correto

    Estratégia

  • Entendo que não existe acesso simultâneo ao enlace em rede anel porque apenas uma máquina transmite por vez. Questão meio esquisita.