SóProvas


ID
2626759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de sistemas de virtualização, julgue o item a seguir.


Diferentes proteções de segurança podem ser aplicadas para proteger os sistemas operacionais e as informações hospedadas em máquinas virtuais; no caso específico da proteção contra códigos maliciosos, uma opção simples, mas que se opõe à ideia de obter a maior eficiência de recursos de hardware, é a solução conhecida como agentless (sem agentes).

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De fato, existe a opção de proteção agentless. Mas o que significa isso? É vc proteger uma máquina virtual sem a necessidade de instalar um agente.

    E qual o benefício disso? É exatamente por propiciar uma melhor performance, visto que, a presença de um agente concorre com os processos da máquina.

    Note então que a questão foi de encontro a esse contexto ao citar " se opõe à ideia de obter a maior eficiência". E, como dito, a solução agentless proporcionará maior eficiência.

    Do inglês: tudo aquilo terminado com o 'less' é do tipo, grosseiramente dizendo, "sem determinada coisa". Logo 'agentless' é igual 'sem agente'.

    » colorless = sem cor

    » careless = descuidado, negligente

    » doubtless = indubitável

    » hopeless = sem esperança, desesperançado...

  • Só complementando as informações do colega Lucc O. existem anitimawalre que atuam na camada de virtualização, logo dispensando a instalação de agentes nas VMs.

  • agent-based (com agentes): que se opõe à ideia de obter a maior eficiência de recursos de hardware.

     

    agentless (sem agentes): desenvolvido para otimizar recursos, oferece baixo consumo de recursos, as funcionalidades básicas do antivirus estão concentradas em um único "appliance".

     

    Portanto a afirmativa está se referindo a AGENT-BASED, não a AGENTLESS.

  • Errado

    o conceito agentless (sem agente) tem uma sútil deficiência: a função do antivírus fica limitada, ou seja, a interface vShield permite apenas que a varredura de arquivos básicos seja feita. Deste modo, o antivírus deixa de usar tecnologias de proteção progressiva como controle de aplicativos, Monitoramento de Sistemas, whitelisting (listas brancas), heurísticas, controle de dispositivos e controle da web. Na verdade, verifica-se que a varredura de arquivos também é restrita: nenhuma quarentena para arquivos suspeitos, além de nenhum acesso à memória e a processos.

     

    Fonte: https://noli.com.br/tres-maneiras-proteger-maquinas-virtuais/

  • Isso eh puramente uma questão de lógica; se eh "uma opção simples", ou seja, não robusta, logicamente não deve se opor, mas ir de encontrao à ideia de obter eficiência de recursos.

    Essa opção, no entanto, tem como deficiência uma varredura superficial, não profunda, como um antivirus faria. É o preço q se paga por sua simplicidade. Conclui isso com a fonte citada pela colega abaixo.

  • Agentless (Sem agente) - Uma máquina responsável por fazer varreduras de malware em toda a infraestrutura virtual.

    Light Agent( Agente leve) - Um agente é instalado em cada máquina virtual protegida.

    Fonte: https://noli.com.br/tres-maneiras-proteger-maquinas-virtuais/

  • cadê os comentários dos professores de informática QCONCURSOS?

  • xistem duas soluções para segurança em máquinas virtuais: o monitoramento baseado em agentes e sem agentes. O monitoramento baseado em agente exige que um agente seja instalado no nó, por exemplo no servidor, para monitoramento enquanto que o sem agente não requer que nenhum agente seja instalado para monitoramento.

     

    A solução descrita pela questão é a baseada em agentes, já que o monitoramento agentless privilegia a eficiência de recursos de hardware.

     

    Gabarito: ERRADO