-
Veja que essa questão misturou consulta com exclusão. Quando você está manipulando objetos por meio de consulta você precisa saber dos dados e estatísticas relativos ao escopo da consulta. O tamanho da tabela, a quantidade de linhas e colunas, a distribuição dos dados nas colunas e outros fatores são importantes. Contudo, os campos envolvidos no processo de exclusão da tabela, que estaria relacionado ao comando DROP, não são relevantes neste cenário. Logo, a alternativa está incorreta.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-da-abin-area-8-banco-de-dados/
-
Em complemento ao que foi mencionado pelo colega Baruchi Júnior...
é importante perceber também que a questão foi muito incisiva ao afirmar que "é necessário coletar informações", quando, o que geralmente se vê, é o mundo de opções que estes sistemas proporcionam dentro do universo da "linguagem informática".
-
Comandos DDL, como a exclusão de uma tabela do banco de dados, não costumam passar pelo otimizador. Além disso, o processo de otimização não coleta estatísticas a respeito dos objetos, mas sim faz uso de estatísticas existentes para selecionar o melhor plano de execução disponível.
Gabarito: E
-
Errado, Otimização é o processo de selecionar o plano de avaliação mais eficiente de uma consulta. Otimizar nada mais é do que localizar uma estratégia que se aproxima do ótimo. A otimização visa minimizar o número de acessos à memória secundária (disco) e a quantidade de memória principal necessária para processar as consultas.
-
não é necessária a coleta... mas se fizer, ajuda, viu...
-
O processo de exclusão de objetos, como as tabelas citadas na questão, não é relevante para a otimização da consulta a banco de dados. Consulta e exclusão são processos que não possuem relação entre si, pois os campos dos comandos SELECT (consulta) e DROP (exclusão) não possuem equivalência.
Gabarito: ERRADO
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/busca
-
Misturou SELECT com DROP para tentar confundir.