SóProvas


ID
2627029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de aplicações e características das estruturas de cobertura de edificações, julgue o item seguinte.


No Brasil, a tesoura tipo Pratt é a mais aplicada para estruturas de madeira de telhados residenciais.

Alternativas
Comentários
  • Mais aplicada é a tesoura tipo howe.

  • Mais aplicada é a tesoura tipo howe ou comumente conhecida como "Inglesa".

  • Questão Errada. Segue...

     

    O modelo de tesoura que mais se emprega no Brasil, para estruturas de madeira dos telhados residenciais é a tesoura inglesa ou howe.

    Esse modelo é indicado para casas de até 18,00 metros de vão, sendo que para casas com largura entre 10 e 18 metros, faz-se necessário confeccionar as tesouras com peças duplas. Além desta dimensão de vão, a estrutura passa a ser onerosa e alta, razão pela qual deve-se optar por outros modelos de estruturas.

     

    http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/Modelagem_Tesouras_Web/modelagem_tesouras.htm

  • ERRADO

     

    A mais comum é a tipo howe. A do tipo pratt é similar, porém com as diagonais invertidas.

  • Tipo Howe: A tesoura Howe é o oposto da treliça Pratt. . Este tipo de tesoura é o mais comum em vãos de até 18 metros devido a sua simplicidade e facilidade de execução. Os elementos diagonais estão dispostos na direção contrária do centro da ponte e suportam a força de compressão. Isso faz com que os perfis metálicos necessitem ser um pouco maiores, tornando a ponte mais cara quando construída em aço.

     

    Tipo Pratt: As tesouras tipo Pratt, que apresentam diagonais invertidas, são recomendável para vãos maiores, podendo variar de 18 a 30 metros, pois a principio as tesouras tipo Pratt são convenientes para quaisquer vãos, pois têm a vantagem das peças comprimidas serem de comprimentos menores que as tracionadas. Porém, quando se trata de pequenos vãos, as seções transversais das barras são menores e portanto mais leves, pois os esforços são menores, satisfazendo as peças simples, com arranjo do tipo empregado nas tesouras tipo Howe. Então, quando as peças simples atendem aos esforços, as tesouras do tipo Howe são mais convenientes construtivamente e, portanto, são as recomendadas.

     

     Tipo Belga: A treliça tipo belga caracteriza-se por não possuir barras verticais (montantes e pendural). Isso faz com que não haja uma barra representando o centro de simetria da treliça. Além de acarretar uma economia de matéria prima pela diminuição de barras, esse tipo de configuração exige tração de um maior número de peças. Isto permite que as peças sejam mais esbeltas (não há flambagem). A configuração belga gera economia também na quantidade de aço utilizado nas juntas, isto devido a possuir um menor número de "nós" ou ligações que as demais configurações de treliças. Esta treliça permite um melhor aproveitamento do interior da treliça, já que não possui o pendural central. Vale ressaltar que a tesoura tipo Belga é recomendável para vão entre 18 e 25 metros.

  • É cada questão...

    Eduardo Oshida, para de colocar esse vídeo, aqui é site de questão, não é site pra vender nada ñ

  • imagem das duas:

    https://image.slidesharecdn.com/aula5-tesourasdemadeira-150329164132-conversion-gate01/95/tesouras-de-madeira-7-638.jpg?cb=1427647320

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre estruturas de madeira de telhados.


    O telhado trata-se de um subsistema da edificação cujas funções são a cobertura da mesma e a proteção da área interna da edificação contra raios solares, chuva, ventos e animais.


    A Figura 1 apresenta os principais elementos de um telhado.


    Figura 1: Principais peças de um telhado.



    Fonte: Portal Tua Casa.


    Nesse contexto, a tesoura trata-se de uma estrutura rígida, geralmente em formato triangular, formado pela associação de várias peças.


    Existem duas concepções mais comuns de tesoura: a Howe e a Pratt. A Figura 2 apresenta a geometria delas.


    Figura 2: Tesouras tipo Howe e Pratt.



    Fonte: Notas de Aula – PUCRS.


    A tesoura tipo Howe, também chamada de tesoura inglesa, é indicada para vãos de até 18 metros, sendo uma boa opção para coberturas residenciais. Por sua vez, a tesoura tipo Pratt possui diagonais invertidas em relação à Howe e é indicada para vãos variando entre 18 e 30 metros.


    Portanto, a assertiva do enunciado está errada, visto que a tesoura Pratt é recomendada para grandes vãos e, desse modo, não é a melhor opção para residências.



    Gabarito do professor: Errado.