SóProvas


ID
2627038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de sistemas, métodos e processos de saneamento urbano e rural.


Na análise dos ventos que circulam no local onde se pretende construir uma estação de tratamento de esgotos, devem-se considerar alterações na direção dos ventos ao longo do ano.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    O vento é considerado um dos fatores naturais que influênciam no tratamento de esgoto.

    A ação dos eventos contribui para introduzir oxigênio do ar na massa líquida exercendo papel importante na sua homogeneização permitindo maior contato do esgoto com os microrganismos. Em lagoas com espelho de água maior que 10,0 ha, a formação de ondas pela ação dos ventos provocam a erosão nos taludes internos que devem ser protegidos, pelo menos nos 30 cm abaixo e acima dos níveis de água mínimos e máximos de operação; a turbulência provocada pelo vento pode também favorecer a formação de curto-circuito nas lagoas

    Fonte: Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA

  • FATORES QUE AFETAM O TRATAMENTO DE ESGOTO

    1 -RADIAÇÃO SOLAR

    2- TEMPERATURA

    3- VENTO

    Esses três fatores podem influenciar na velocidade da fotossíntese, na taxa de decomposição bacteriana, solubilidade e transferência dos gases, nas condições de mistura e na reaeração de mistura. Outros fatores naturais, que também afetam o processo de tratamento são representados por variáveis locais, como: infiltração, características do esgoto, entre outros. 

     

  • Apenas complementando os colegas:

    A distância de separação entre uma fonte de odor (ETE) e áreas residênciais é usada pra reduzir o incomodo de maneira aceitável.

    Fonte: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2290/1/2007_AlcioneBatistadaSilva.pdf

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre projeto de estação de tratamento de esgotos.



    As unidades secundárias de tratamento de esgoto, que possuem como objetivo principal a matéria orgânica carbonácea por processos biológicos, geralmente reproduzem e otimizam processos que já ocorrem naturalmente no meio ambiente, como a decomposição biológica. Assim, essas unidades sofrem a influência de fatores naturais, como a radiação solar, a temperatura e o vento.


    A radiação solar está relacionada com a temperatura da água e com a ocorrência de fotossíntese. O aumento da temperatura provoca aumento da atividade biológica e redução da solubilidade dos gases. Já o vento induz mecanismos de circulação, contribuindo para a melhor homogeneização do esgoto e para a reaeração atmosférica (introdução de oxigênio). Esses fatores naturais são particularmente importantes em lagoas de estabilização.


    Além disso, a ação dos ventos em unidades como as lagoas de estabilização pode acarretar turbulências que devem ser consideradas no processo de dimensionamento. A direção dos ventos também é considerada para a escolha do local de instalação de uma estação de tratamento de esgotos, em razão do potencial de geração de odores que podem causar impactos negativos em áreas residenciais próximas.


    Portanto, a assertiva está correta.



    Gabarito do professor: Certo.