SóProvas


ID
2627071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Um engenheiro foi designado para elaborar a avaliação de um prédio em desuso, com o propósito de determinar sua desocupação, dado o estado de deterioração do imóvel. Como primeira providência, o avaliador vistoriou as instalações e concluiu que o custo de recuperação era inviável, tendo considerado como melhor alternativa a venda do imóvel nas condições em que se encontrava. Para definir o valor, o engenheiro optou pelo método comparativo direto de dados de mercado. Por ser engenheiro eletricista, o avaliador decidiu omitir na assinatura do laudo de avaliação a sua formação específica. 

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente, de acordo com as normas de avaliação de imóveis urbanos.


A preocupação do engenheiro eletricista em omitir sua formação do laudo de avaliação é infundada, pois engenheiro de qualquer especialidade está habilitado a fazer avaliação de imóveis urbanos.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-1

    6.1 Quanto à capacitação profissional

    Manter-se atualizado quanto ao estado da arte e somente aceitar encargo para o qual esteja especificamente habilitado
    e capacitado, assessorando-se de especialistas, quando necessário.

  • 6.1 Quanto à capacitação profissional

    Manter-se atualizado quanto ao estado da arte e somente aceitar encargo para o qual esteja especificamente habilitado e capacitado, assessorando-se de especialistas, quando necessário.

     

    NBR 14653-1

  • Qualquer engenheiro pode ser avaliador, desde que tenha uma "especialização" na área.

    Pra estar habilitado tem que possuir uma especialização.

    Questão bem traiçoeira.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Avaliação de Imóveis.


    A avaliação de imóveis consiste em uma análise técnica, feita por um engenheiro de avaliações, com o objetivo de determinar o valor de um bem e indicadores de viabilidade de sua utilização no contexto econômico.


    A ABNT NBR 14653, intitulada “Avaliação de bens" é uma norma técnica, dividida em 7 partes, responsável por nortear os procedimentos de avaliação. Nesse contexto, a ABNT NBR 14653-1 (2019), cujo título é “Avaliação de bens - Parte 1: Procedimentos gerais", trata sobre a capacitação profissional em seu item 5.1, estabelecendo que:


    5.1 Quanto à capacitação profissional


    Manter-se atualizado quanto ao estado da arte e somente aceitar encargo para o qual esteja especificamente habilitado e capacitado, assessorando-se de especialistas, quando necessário."


    Portanto, a afirmação do enunciado está errada, pois a preocupação do engenheiro tem fundamento, visto que é necessário ser e estar devidamente habilidade e capacitado para o trabalho a ser realizado.


    Gabarito do professor: Errado.


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14653-1: Avaliação de bens - Parte 1: Procedimentos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.