SóProvas


ID
2627080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      Um servidor desocupou um apartamento funcional e um engenheiro foi designado para realizar perícia no imóvel, pois haviam sido constatados diversos problemas na entrega. Acerca desses problemas, o ocupante alegou que o imóvel era muito antigo e encontrava-se no fim de sua vida útil. Ao vistoriar o apartamento, o perito verificou que eram bem visíveis desgastes nos pisos e nas paredes e falhas de funcionamento da rede de água, decorrentes de uso inadequado e de falta de manutenção.  

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o seguinte item.


O orçamento detalhado dos problemas levantados é considerado, pelas normas vigentes, um requisito dispensável na perícia, podendo ser elaborado posteriormente à conclusão dos trabalhos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.


    NBR 13752/1996

    4.3.3.3 A qualidade do trabalho pericial deve estar assegurada quanto à:

    f) juntada de orçamento detalhado e comprovante de ensaios laboratoriais, quando se fizerem necessários.

    Edição após a justificativa do CESPE: Realmente, a alínea f do item 4.3.3.3 da supracitada norma explica que os dois itens "orçamento detalhado" e "comprovante de ensaios laboratoriais" se tornam requisitos dispensáveis por conta da oração após a vírgula "quando se fizerem necessário".

     

  • Papa fox quis dizer ERRADO

  • Gabarito CORRETO

     

    Justificativa da cespe

    De fato, o orçamento detalhado dos problemas levantados é considerado, pelas normas vigentes, um requisito dispensável na perícia, podendo ser elaborado posteriormente à conclusão dos trabalhos.

     

     

  • Newton Dorea, o PAPA FOX apresentou o texto da NBR e destacou  que o item não é obrigatório pois só será utilizado QUANDO SE FIZEREM NECESSÁRIOS, então o item está CORRETO

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre perícia na engenharia civil.


    Na construção civil, por definição, a perícia consiste em uma avaliação técnica, realizada por um profissional especializado, a fim de examinar a edificação em um determinado âmbito e fornecer laudos com as vistorias e soluções para os eventuais problemas.


    A perícia na construção civil é norteada pela ABNT NBR 13752 (1996), intitulada “Perícias de engenharia na construção civil". Tal norma, em seu item 4.3.3.3, estabelece que:


    "4.3.3.3 A qualidade do trabalho pericial deve estar assegurada quanto à:


    a) inclusão de um número ampliado de fotografias, garantindo maior detalhamento por bem periciado;


    b) descrição detalhada dos bens nos seus aspectos físicos, dimensões, áreas, utilidades, materiais construtivos, etc.;


    c) apresentação de plantas individualizadas dos bens, que podem ser obtidas sob forma de croqui;


    d) indicação e perfeita caracterização de eventuais danos e/ou eventos encontrados, com planta de articulação das fotos perfeitamente numeradas;


    e) análise dos danos e/ou eventos encontrados, apontando as prováveis causas e consequências;


    f) juntada de orçamento detalhado e comprovante de ensaios laboratoriais, quando se fizerem necessários."


    Portanto, de acordo com a alínea f) do item citado, o orçamento detalhado é um requisito dispensável na perícia, podendo ser elaborado posteriormente. Logo, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13752: Perícias de engenharia na construção civil. Rio de Janeiro: ABNT, 1996.