http://www.tce.pi.gov.br/licitacao/lcw_licitacaovisualizaman.do?evento=download&idArquivoAnexadoPlc=15604
De uma licitação no Estado do Piauí, retiro esse trecho:
3.2 - Aterro compactado:
Os aterros externos serão executados exclusivamente com terra limpa, que não seja orgânica, isenta de pedras, tocos, raízes e vestígios de fundações, devendo a mesma ser espalhada em camadas e compactada.
Os trabalhos de aterro e reaterro de fundações, subsolo, reservatórios d’águas, camada impermeabilizadora, passeios etc., serão executados com material escolhido, de preferência areia, em camadas sucessivas de altura máxima de 30cm, molhadas e apiloadas convenientemente.
A espessura dessas camadas será rigorosamente controlada por meio de pontaletes.
As camadas, depois de compactadas, não terão mais que 20,00cm de espessura média.
Em toda área a ser aterrada serão feitos limpeza e o devido preparo, com remoção da capa do terreno contendo raízes e restos vegetais ou camadas moles, cuja permanência seja prejudicial à estabilidade dos aterros.
Nas primeiras camadas de aterro os materiais poderão ser arenosos ou areno-argilosos, não podendo ser empregadas turfas e argilas orgânicas.
A última camada de aterro será obrigatoriamente de areia fina.
As camadas que não tenham atingido as condições mínimas de compactação, ou que estejam com espessura maior que a especificada, serão escarificadas, homogeneizadas, levadas a umidade adequada e novamente compactadas, antes do lançamento da camada sobressalente.
O aterro confinado entre baldrames será espalhado em camadas com espessura não superior a já citada, sendo molhado abundantemente e compactado até atingir o grau de compactação desejado.
0 aterro do caixão será executado com material limpo , arenoso , colocado em camadas de no máximo 30,00cm de altura, quando necessário, molhado, apiloado, ou compactado, devendo ficar no nível de 7,00cm abaixo da cinta para receber o contrapiso.
Em caso de paralisação da execução do aterro ocasionada por chuvas, o reinicio dos serviços ficarão condicionados à inexistência de excesso de umidade ou de lama superficial.
A compactação poderá ser manual ou mecânica e as camadas sucessivas deverão apresentar umidade adequada.
As Superintendências de Desenvolvimento Urbano ou a Superintendência de Desenvolvimento Rural só admitirão a utilização de pilões manuais em trabalhos secundários (como reaterro de valas).
Quando da elaboração dos aterros, deverão ser observados as especificações e posições dos tubos de drenagem.
- Critérios de Medição: Volume da camada acabada.