SóProvas


ID
2627113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao realizar sondagens para investigação do subsolo e posterior elaboração do projeto de fundação de um prédio, um engenheiro projetista, no relatório de sondagem, tem condições de estimar a capacidade de suporte do solo. A respeito desse procedimento, julgue o próximo item.


Uma vantagem da sondagem à percussão é permitir a coleta de amostras indeformadas do subsolo em diversas profundidades.

Alternativas
Comentários
  • Uma vantagem da sondagem à percussão é permitir a coleta de amostras DEFORMADAS do subsolo em diversas profundidades.

  • O SPT permite a coleta de amostras deformadas, porém isso não é, necessáriamente, uma vantagem, pois serve unicamente para identificar o tipo de solo presente nas camadas. Portanto, não se pode caracterizar os índices físicos das camadas em seu estado natural. 

  • so lembrar que percussao é batida (tipo carnaval) , e que como é na batida a amostra vem deformada kkk.

  • Resolução do exercício https://www.youtube.com/watch?v=Q2R9rnFLnCE
    A partir do minuto 49:45

  • ERRADO

     

    SPT as amostras são deformadas, na sondagem rotativa, porém, elas são indeformadas

  • SPT SEMPRE AS AMOSTRAS SÃO DEFORMADAS!

     

     

    "A FÉ É A CERTEZA DAS COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DOS FATOS QUE NÃO VEEM".

  • SPT/Trado/Enxada ====> geram amostras DEFORMADAS.

  • A sondagem a percussão é também chamada de de “Simples reconhecimento” ou, ainda, de “Sondagem SPT”. Este nome vem da abreviação dos termos ingleses “Standard Penetration Test”, ou seja, “Teste de Penetração Padrão”. O ensaio é realizado pela cravação do amostrador padrão. Desta forma, a amostra colhida é DEFORMADA.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o ensaio de resistência à penetração (SPT).


    Primeiramente é importante conceituar que o ensaio de penetração padrão, conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N) que, por sua vez, é mensurado em função da quantidade de golpes necessários para a cravação de 30 cm de um amostrador padrão, após cravar o mesmo inicialmente por 15 cm.


    Como tal ensaio é realizado mediante cravação, o mesmo permite apenas a coleta de amostras deformadas e, por essa razão, a afirmação do problema está errada.


    Gabarito do professor: errado.


    Vale ressaltar que o ensaio SPT é norteado pela ABNT NBR 6484 (2020), intitulada "Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio".


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6484: Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.

  • SPT -> Amostras deformadas

    Rotativa -> Indeformadas