SóProvas


ID
2627128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue o item a seguir.


A natureza e a composição da água presente no solo são alguns dos fatores que afetam a estrutura do solo.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber as referências do CESPE...

    Não achei nada a respeito.

  • Gabarito: CERTO

     

    (Brad & Weil, 1996)

    Os principais componentes do solo são: água, ar, materiais minerais e orgânicas. A proporção relativa destes componentes afeta o comportamento do solo.

    A retenção de água no solo está voltada à capacidade do solo em reter a água, podendo ser influenciada pela textura e estrutura do solo. De acordo com o conteúdo e a natureza da retenção de umidade, reconhecem-se 3 estados de solo: a) molhado; b) úmido; c) seco.

  • Comentário dos professores:

    De acordo com Vargas (1981), os grãos de argila possuem carga elétrica negativa e como as partículas estão presas entre si no solo e impedidas de migrar, movimenta-se a água intersticial. Como as partículas são carregadas negativamente, à sua superfície podem existir cátions adsorvidos, sendo os mais comuns os de Na+, K+ e Ca++. A natureza desses cátions determina muitas propriedades da argila. E essa capacidade de troca iônica varia conforme a espécie mineral. A troca de íons resulta geralmente em efeitos profundos sobre as propriedades físicas das argilas e,
    consequentemente, sobre as suas propriedades mecânicas.

    Minha autoria:

    Reconheço que: se a água tiver excessos de ions (cations e anios) esses atrapalhará nas interaçoes dos ions das argilas, logo a natureza da água implicará em mudanças na estrutura dos solos
     

  • inclusive a permeabilidade

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre a consistência de solos.


    O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Ele é formado por uma fase sólida, composta de matéria orgânica e inorgânica; uma fase líquida, associada à água ou outra solução presente no solo; e uma fase gasosa, correspondente aos gases no solo.


    Nesse contexto, a estrutura de um solo consiste no arranjo geométrico das partículas ou grãos minerais que o compõe juntamente com as forças internas atuantes. O conhecimento da estrutura de um solo é imprescindível para conhecer seu comportamento e, como consequência, fundamentar obras geotécnicas.


    Costuma-se dividir os tipos de solos em:



    - Coesivos: solos finos, com elevada porção de silte e/ou argila. As partículas dos solos coesivos possuem forte aderência entre si e baixa permeabilidade;

    - Não coesivos: solos granulares, constituídos por partículas grandes, isto é, pedras, pedregulhos, cascalhos e/ou areais. Por conta do tamanho das partículas, há espaços vazios separando as mesmas e, consequentemente, não há aderência entre os grãos.



    Tendo isso em vista, conclui-se que a proporção, organização e composição das porções sólidas (partículas de solo), líquida (água) e gasosa de um solo afetam a sua estrutura.


    Além disso, vale frisar que, dependendo da natureza e composição da água do solo, a mesma possui certas propriedades elétricas que, por sua vez, interagem com os íons do solo, sobretudo no caso das argilas.


    Portanto, a afirmativa do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.