SóProvas


ID
2627176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      A empresa X foi contratada para executar uma obra de dez milhões de reais em dezembro, no final do exercício financeiro do ano anterior. A ordem de serviço emitida previu o início da obra no mês de janeiro do ano seguinte. Foram empenhados cinco milhões em dezembro, quando da assinatura do contrato, tendo o valor sido inscrito em restos a pagar. O restante do valor da obra, que estava previsto no orçamento do exercício financeiro seguinte, foi empenhado no início do ano. A empresa X executou um milhão de reais em serviços e abandonou a obra em março. A administração então convidou a segunda colocada no certame, a empresa Y, para concluir o objeto do contrato. A empresa Y prontamente aceitou. 

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente.


Para ser contratada e executar o remanescente da obra, a empresa Y inicialmente deve aceitar as condições oferecidas pela contratada anterior.

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal.

    Conjugação do art. 24, XI c/c Art. 64 §2º da Lei 8666/93

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em conseqüência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido;

    (Art. 64)§ 2o  É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 81 desta Lei.

    Bons Estudos.

     

  • "deve aceitar as condições oferecidas pela contratada anterior" Quer dizer então que a contratada anterior é quem define as condições? Não entendi...

  • (Art. 64)§ 2o...nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, 

    Parece ser errada , mas no fundo está se afirmando que quando uma empresa se compromete a concluir serviço remanescente , esta deve se submeter aos termos contratuais "oferecidos" pela mesma  como condições aceitáveis de execução daquele serviço.

                        Primeira colocada - oferece condições para realizar um serviço.

                        Segunda  colocada (substituta) - submete-se ás mesmas condições para concluir o restsnte do serviço.

    Você pode indagar... mas em contrato administrativo, desde quando quem propõe ou oferece alguma coisa é a CONTRATADA?

    Porém lembremos de alguns itens como:

    a) Projeto básico no qual a CONTRATADA "oferece"  alternativas técnicas para a execução do objeo do contrato

    b) Quando da escolha da forma de garantia , por exemplo, em que há escolha é da CONTRATADA

    ...e outros , portanto a alternativa está CORRETA.

  • Amigos concurseiros, quando acontece este tipo de descumprimento contratual, é facultado à Administração, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-la em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 81 da Lei 8.666/93.

    Portanto, o item colocado em julgamento pela CESPE está correto.

    Resposta: Certo

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle de obras, especificamente sobre contratos de obras públicas.


    A principal legislação que regula e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública é a Lei n.º 8.666/93. Tal legislação trata sobre a situação hipotética levantada pelo problema em seu Art. 24, estabelecendo que:


    Art. 24.  É dispensável a licitação:

    (...)


    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido."


    Logo, a assertiva do enunciado está correta, visto que o próximo a ser contratado deve aceitar as mesmas condições do contratado anterior.


    Gabarito do professor: Certo.

  • Como fica este item frente a nova lei de licitações e contratos, 14.133/2021?

    "§ 7º Será facultada à Administração a convocação dos demais licitantes classificados para a contratação de remanescente de obra, de serviço ou de fornecimento em consequência de rescisão contratual, observados os mesmos critérios estabelecidos nos §§ 2º e 4º deste artigo."

    E o que fala os §§ 2º e 4º deste artigo?

    "§ 2º Será facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou não retirar o instrumento equivalente no prazo e nas condições estabelecidas, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a celebração do contrato nas condições propostas pelo licitante vencedor."

    "§ 4º Na hipótese de nenhum dos licitantes aceitar a contratação nos termos do § 2º deste artigo, a Administração, observados o valor estimado e sua eventual atualização nos termos do edital, poderá:

    I - convocar os licitantes remanescentes para negociação, na ordem de classificação, com vistas à obtenção de preço melhor, mesmo que acima do preço do adjudicatário;

    II - adjudicar e celebrar o contrato nas condições ofertadas pelos licitantes remanescentes, atendida a ordem classificatória, quando frustrada a negociação de melhor condição."

    Conclui-se que sob a égide da nova legislação, o gabarito passaria a ser Errado.

    Para conteúdos de engenharia civil da banca cespe, siga: @engenheiro.aprovado