SóProvas


ID
2627245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e de conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.


A aplicação do princípio da territorialidade restringe-se ao nível nacional.

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal.

    O Princípio da Territorialidade apresenta-se definido por Jean-Yves Rousseau e Carol Couture, na sua obra "Os Fundamentos da Disciplina Arquivística", através da citação ("Terminologie Archivistique", Archives, n.º 2 (Julho-Dezembro 1974), p. 52): "(...) o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último." (pág. 52). Não há, na definição do princípio, restrições de ordem geográficas, ou seja, se determinado arquivo foi produzido em território de outro país, lá deverá ser conservado

    Bons Estudos. 

     

  • O princípio da territorialidade define-se como sendo o princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Este território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.


    O princípio da territorialidade distingue-se, pois, do Princípio da Pertinência Territorial segundo o qual, sem se ter em conta o seu lugar de criação, os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território a que o conteúdo deles se refere.


    A aplicação deste último princípio pode levar, como é óbvio, à dispersão física dos documentos de um mesmo fundo ou à criação de coleções, contrariando, por isso, um dos fundamentos da arquivística.


    O valor do princípio da territorialidade reside no fato de para que os arquivos permaneçam vivos e sejam utilizados e melhor entendidos, eles devem, o mais possível, ser conservados nos meios donde emanam ou que influenciaram a sua produção.


    Este princípio ficou oficializado com a assinatura, em 1978, da Convenção de Viena sobre a Sucessão dos Estados em Matéria de Bens, Arquivos e Dívidas de Estado.

  • ERRADA.

    PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE: OS ARQUIVOS DEVEM SER CONSERVADOS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO LOCAL EMANADO OU QUE INFLUENCIARAM A SUA PRODUÇÃO. PODE SER UM LOCAL NACIONAL, REGIONAL OU INSTITUCIONAL.

    BONS ESTUDOS!!!

  • ERRADO

     

    "O princípio da territorialidade estabelece que os arquivos devem ser conservados nos territórios onde foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou uma instituição."

     

     

    Arquivologia para concursos, Anderson Gomes Barbosa e André Malverdes, ed. 2015.

  • EXCEÇÃO:

     

    OS DOCUMENTOS ELABORADOS PELAS REPARTIÇÕES DIPLOMÁTICAS OU RESULTANTES DE OPERAÇÕES MILITARES.

  • Complementando

     

     

    Princípios Arquivísticos:

     

     

    Princípio da Proveniência ou do Respeito aos fundos: Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta. O conceito de "respeito aos fundos" estabelece que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado ao de outras entidades produtoras.

     

    Princípio da Organicidade ou Ordem Original: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. Afirma que o arquivo deve conservar o arranjo (organização) estabelecido pelo produtor.

     

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

     

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

     

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

     

    Princípio da Territorialidade: Também conhecido como Princípio da Proveniência Territorial. Trata-se de uma derivação do Princípio da Proveniência, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território em que foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

  • ERRADO! 

     

    Observem o desdobramento da proveniência territorial abaixo:

     

    Proveniência territorial: os documentos deveriam permanecer nos arquivos do território onde foram produzidos. Lembre-se proveniência nos remete a origem, quando territorial esta ligada ao local de origem, ou seja, onde foram produzidos. 

     

     

  • A aplicação do princípio da territorialidade restringe-se ao nível nacional. ❌

     

    O princípio da territorialidade define que os arquivos devem ser conservados nos serviços de arquivo do território em foram produzidos.

     

  • Gabarito: Errado.

     

    O Princípio da Territotialidade é utilizado no sentido de definir o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição, o local onde serão produzidos seus efeitos. Essa jurisdição do documento deve ser definida conforme a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido ou recebido o documento. O documento deve se manter o mais próximo possível do local onde foi produzido, seja uma instituição, uma região específica ou uma nação.

     

    - Prof.ª Giovanna Carranza

  • Errado.

     

    Nacional, Regional ou Institucional.

  • Princípio da Territorialidade ‒ diz que os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Estamos falando de território/local/espaço/lugar. Esse princípio existe em conjunto com o princípio da proveniência e é através deles que os documentos são protegidos de dispersão e de perda de contexto.

     

    Fonte: PDF Estratégia.

  • Gabarito ERRADO

    Tabela de PRINCÍPIOS e CARACTERÍSTICAS dos DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS:



    AUTENTICIDADE   - Confiabilidade ao registro;                    

     

    NATURALIDADE/CUMULATIVIDADE - Acúmulo natural ao longo do tempo;

     

    IMPARCIALIDADE- Registro fiel da realidade sem preconceito;

     

    INTER-RELACIONAMENTO- Caráter orgânico;

     

    PROVENIÊNCIA- Respeito aos fundos/ Respeito à ordem original;

     

    TERRITORIALIDADE- Proveniência territorial- deve ficar onde foram criados. (exceção: diplomáticos ou de operações militares)

     

    UNICIDADE- Documento possui lugar único;

     

    PERTINÊNCIA-  Por assunTo | Temático | contraria proveniência

     

    REVERSIBILIDADE- Reversão de procedimento ou tratamento;

     

    UNIVERSALIDADE-  do geral para o particular.

  • caso tenha acordo diplomático, poderá ir além do território nacional.

  • O princípio da Territorialidade considera o contexto de produção de documentos, isto é, o grau de atuação da instituição produtora. Caso a instituição tenha uma atuação regional ou local, a Territorialidade vai determinar a manutenção dos documentos neste nível.

    O mesmo vale para a o grau de atuação, ou seja, a área onde as instituições atua: comercial, Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, educacional, religiosa, política, etc.

    Gabarito do professor: Errado
  • GAB:ERRADO.

     

    Não faz sentido restringir ao território nacional. Por exemplo,arquivos de consulados brasileiros no exterior,não teria como aplicar o pricípio da territorialidade  nesses documentos se fossem produzidos fora do país,já que o princípio seria restrito ao território nacional.

  • O princípio da territorialidade defende que os documentos devem ser mantidos no local ou região em que foram acumulados. Não há qualquer restrição com relação ao país. Na verdade, é um princípio internacional da arquivologia.

     

    by neto..

  • Ao princípio da territorialidade cabem exceções. Situações específicas existem em que o poder do Estado é exercido além do seu território. Em função da extraterritorialidade, a validade de normas jurídicas estatais pode alcançar cidadãos localizados fora do território do Estado soberano. Por exemplo, navios e aeronaves que possuírem registro em determinado Estado serão considerados extensões territoriais deste Estado, mesmo que estejam localizados geograficamente fora dele.

    Ainda quanto às exceções ao princípio da territorialidade, acrescentamos as imunidades diplomáticas em que os chefes de Estado e os representantes de governo estrangeiro estão excluídos da jurisdição criminal dos países em que exercerem as suas funções. A imunidade diplomática alcança também a família do agente diplomático e o corpo funcional das representações, excepcionando os empregados particulares residentes, domiciliados e contratados no território em que se localiza a missão diplomática.

    fonte: Wikipedia

  • o Princípio da Territorialidade diz que os documentos de arquivo devem ficar o mais perto possível do local onde foram produzidos. A instituição produtora do documento pode estar ou não dentro do país, portanto, não há essa restrição proposta pela questão.

  • O professor do Qconcursos ensinou errado, ele diz que por esse princípio o arquivo deve permanecer nos limites do país... sorte que vi as aulas da Serenna...

  • As únicas exceções para o princípio da territorialidade são:

    1 - Documentos militares;

    2 - Representação Diplomática;