SóProvas


ID
2627254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e de conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.


A imparcialidade, como característica do documento de arquivo, diz respeito à criação, à manutenção e à custódia de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado, tal definição desrespeita a AUTENTICIDADE do documento;

     

                              Imparcialidade = documentos arquivísticos são inerentemente VERDADEIROS

     

    Atributo da IMPARCIALIDADE - os documentos de arquivo não são criados com vistas à posteridade (não são feitos para virarem marcos históricos), MAS SIM, para atentender uma necessidade administrativa da entidade naquele momento, assim, estes apenas retratam com fidelidade os fatos e tbm atestam o mesmo.

     

    - No âmbito da teoria Arquivística, tal caracteristica atribui ao documento uma IMPARCIALIDADE, pois estes são ineretemente verdadeiros por terem sido originados inicialmente para atender a uma atividade administrativa e criados segundo normas de trabalho vigente. (FCC/2015)

     

    (FGV/SENADO-ARQ/2012) O uso social da escrita nos levou a uma tal ordem de ingerência dos documentos na existência humana, que nos impor a necessidade do estabelecimento de punições para inibir suas falsificações. No contexto dos documentos públicos, considerados inerentemente verdadeiros, essa responsabilidade é alcançada pela: IMPARCIALIDADE (e não pela diplomática).

    (FCC/MANUSPREV/2015) O fato de os documentos de arquivo não serem criados com vistas à posteridade lhes confere, no âmbito da teoria arquivística, o atributo da IMPARCIALIDADE;

    (CESPE/TJ-AL/2012) A afirmação de que os documentos de arquivo são inerentemente verdadeiros relaciona-se à (A) imparcialidade.

  • O correto seria AUTENTICIDADE:

     

    A autenticidade está vinculada ao continuum de criação, manutenção e custódia. Os documentos são autênticos porque são criados tendo-se em mente a necessidade de agir através deles, são mantidos com garantias para futuras ações ou para informação, e são definitivamente separados para preservação, tacitamente julgados dignos de serem conservados por ser criador ou legitimo sucessor como testemunho escrito de suas atividades no passado. Assim, os documentos são autênticos porque são criados, mantidos e conservados sob custódia de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados (DURANTI, 1994, p.51).

     

     

     

    Por outro lado, o conceito de Imparcialidade diz o seguinte:

     

    Os registros são inerentemente verdadeiros, ou como diz o arquivista britânico Hilary Jenkinson, ‘livres de suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais os usarmos hoje’. Isso não quer dizer que as pessoas que intervém em sua criação são livres de preconceitos, mas que as razões porque eles são produzidos (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram que não escritos ‘na intenção ou para a informação da posteridade’, nem com a expectativa de serem expostos ou com o receio do olhar público. Assim, os documentos fornecem ‘provas originais porque constituem uma parte real do corpus dos fatos, do caso (DURANTI, 1994, p. 51).

     

     

    Fonte: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2834/1/SILVA%2C%20Nathalia.pdf (o cespe deve ter tirado a questão desse artigo)

     

     

  • Imparcialidade: refere-se ao fato de que os documentos arquivísticos são inerentemente verdadeiros. Eles são imparciais em decorrência de dois aspectos importantes: 1°) são produtos de atividades; e 2°) respeitam as rotinas processuais estabelecidas. Logo, os documentos arquivísticos retratam com fidelidade os fatos e atos que atestam. Deve-se ressaltar que o contexto de produção dos documentos deve ser levado em consideração para se extrair a verdade dos fatos contidos nos registros documentais.

    A questão apresenta as características da autenticidade - está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia dos documentos.

    GABARITO - ERRADO

  • ERRADO

     

     

    Corrigindo:  A AUTENTICIDADE como característica do documento de arquivo, diz respeito à criação, à manutenção e à custódia de arquivos. 

     

    Obs: A imparcialidade é a característica segundo a qual os registros documentais são inerentemente verdadeiros.

     

     

    Fonte: Arquivologia para concursos - Anderson Gomes e André Malverdes, 2015

  • então qual a diferença entre imparcialidade e veracidade?

  • Imparcialidade: Documentos só servem a administração.

                              É insento de parcialidade.

     

     

     

  • AUTENTICIDADE - Documento original

    IMPARCIALIDADE - Documento verdadeiro

  • A imparcialidade dos documentos de arquivo é a sua característica de servir como prova sobre os fatos exatamente como eles ocorreram, independentemente dos interesses envolvidos nos mesmos. Significa dizer que um documento não defende interesses pessoais, mas tão somente a verdade dos fatos.
    A característica documental que diz respeito à criação, manutenção e custódia é a autenticidade, ou seja, a capacidade de o documento provar "ser quem diz ser". Documento autêntico é o documento que foi gerado com observação a todos os requisitos necessários para sua validade (assinaturas, emprego, circunstâncias, etc).
    Gabarito do professor: Errado
  • Errado! sempre, forever

     

    Observem

     

    Imparcialidade- está no fato de que eles são inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos interesses em nome dos quais são usados hoje. Os arquivos não têm interesses, paixões, vontades ou ambições, eles simplesmente registram.

  • Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista – Arquivologia
    A característica de imparcialidade dos documentos de arquivo está no fato de que eles são
    inerentemente verdadeiros, livres da suspeita de preconceito no que diz respeito aos
    interesses em nome dos quais são usados hoje
    C

  • Acrescentando ...

    Imparcialidade...diz respeito a imposição administrativa que nos leva a criar documentos.

     

     

    A imparcialidade, como característica do documento de arquivo, diz respeito à criação,..até aqui estava certo,daí erra em falar  em 

    custódia de arquivos. 

  • Autenticidade é a manutenção da integridade do fundo de arquivo. Desde que se entenda que a Imparcialidade diz respeito à verdade administrativa dos documentos, ou seja, ao fato de os documentos constituírem-se num reflexo fiel das atividades desenvolvidas, vê-se que a Autenticidade depende da manutenção dessa Imparcialidade.

  • GABARITO ERRADO

     

    A questão traz o conceito de AUTENTICIDADE.

    A IMPARCIALIDADE é um documento não defende interesses pessoais, mas tão somente a verdade dos fatos.

     

  • Gabarito: E


    Imparcialidade: inerentemente verdadeiros.


    Impessoalidade: os documentos são produzidos para um único momento, sem interesse futuro. 


  • Gabarito: Errado

    A questão traz a definição de autenticidade.

     

    - Características do doc arquivístico:

    * Autenticidade: confiabilidade.

    * Naturalidade = cumulatividade: os docs se acumulam naturalmente.

    * Imparcialidade: os registros são um retrato fiel da realidade, livres de preconceitos..

    * Inter-relacionamento: caráter orgânico. Destacado do todo, o arquivo perde muito da sua relevância.

  • Gabarito: ERRADO.

    A autenticidade, como característica do documento de arquivo, diz respeito à criação, à manutenção e à custódia de arquivos. 

  • Existem poucos professores aqui no QC que eu leio os comentários. O Mayko é um deles, bons comentários. 

     

     

     

  • A imparcialidade dos documentos de arquivo é a sua característica de servir como prova sobre os fatos exatamente como eles ocorreram, independentemente dos interesses envolvidos nos mesmos. Significa dizer que um documento não defende interesses pessoais, mas tão somente a verdade dos fatos.

    A característica documental que diz respeito à criação, manutenção e custódia é a autenticidade, ou seja, a capacidade de o documento provar "ser quem diz ser". Documento autêntico é o documento que foi gerado com observação a todos os requisitos necessários para sua validade (assinaturas, emprego, circunstâncias, etc).

    Gabarito do professor: Errado

     

     

    Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

  • Tá errado, pois o conceito é de autenticidade. Renato Tarciso, a partir de Duranti, apontou algumas características dos documentos:

    1) Imparcialidade: os documentos são inerentemente verdadeiros. [...] As razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações.

    2) Autenticidade: "os documentos são autênticos porque são criados tendo-se em mente a necessidade de agir através deles, são mantidos como garantias para futuras ações ou para informação. (...) Assim, os documentos são autênticos porque são criados, mantidos e conservados sob custódia de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados".

    Fonte: Livro Arquivística: temas contemporâneos (ed 3, pág 107)

    Mais questões para ajudar na consolidação do assunto:

    Q677034 - TRT/ES 2013

    A presunção de autenticidade do documento digital arquivístico está fundamentada na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. (gab: certo)

    Q103415 - TJ/ES 2011

    Constitui característica de autenticidade o fato de os documentos serem criados, mantidos e conservados sob custódia, de acordo com procedimentos regulares que possam ser comprovados. (gab: certo)