SóProvas


ID
2627257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e de conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.


O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação — o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia, pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo;

     

    1. Princípio proveniência - principio arquivistico que serve de base para a organização de documentos correntes ou históricos, OU SEJA, é base teórica para o processo de classificação e arranjo de fundos e prega que os documentos das instituições/pessoas não devem ser misturados com documentos provenientes de outras fontes, por isso, o respeito a este é essencial para que se tenha um arquivo de valor (FCC + CESPE + CONSULPLAN).

     

    2INTEGRIDADE ARQUIVÍSTICA - decorre do princípio da proveniência e consiste em RESGUARDAR um fundo de arquivo de se misturar a com o fundo pertencente a outra entidade OU de ser parcelado (=dividido) OU de ter eliminações indiscriminadas. Também chamado integridade do fundo (DTA).

     

    (FUNCAB/MPOG/2015) O objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo para que ele não se misture a outros, não ocorra parcelamentos e nem eliminações indiscriminadas, denomina-se: INTEGRIDADE ARQUIVÍSTICA;

    (CONSULPLAN/TSE/2012) A garantia à integridade administrativa do produtor do acervo arquivístico exige, como referência, numa hierarquização de prioridades, a(s)  proveniência;

    (FCC/TRT3/2015) O Código de Deontologia do Conselho Internacional de Arquivos, em seu segundo item, dispõe que os arquivistas tratam, selecionam e mantêm os arquivos no seu contexto histórico, jurídico e administrativo, respeitando, desse modo, o princípio da PROVENIÊNCIA;

    (CESPE/TJ-AL/2012) O princípio arquivístico que deve ser aplicado na constituição de um fundo de arquivo é o: (c) da proveniência.

  • Princípio da Proveniência ou do respeito aos fundos

    É considerado o princípio basilar da organização dos fundos de arquivo. Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide da proveniência, pois evita danos graves e irreparáveis à organização dos arquivos que há tempos atrás eram dispostos por tema ou outro fator qualquer. Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas).

    GABARITO - CERTO

  • Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds)

    respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.

  • CERTO

     

    " O princípio da PROVENIÊNCIA é um princípio básico da arquivologia, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também é chamado de princípio do respeito aos fundos."

     

    *** A aplicação do princípio da proveniência gera o fundo.

     

    https://www.arquivologiaparaconcurso.com/copia-dpu-2016-1

  • Os documentos não se limitam às Pessoas Jurídicas, mas também documentos pessoais, de família, etc.

     

    CERTA

  • O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instituição diferente, sob pena de perda do seu caráter probatório.

    Significa então que o respeito a este princípio é o primeiro e fundamental critério utilizado para formar um conjunto de documentos: todos devem pertencer à mesma entidade produtora.

    Sendo que o motivo principal para  a existência do arquivo é servir de fonte de prova e informação sobre seu produtor, essa característica se perde quando o documento é misturado aos de outras entidades, tornando o arquivo "inútil"

    Então a observância deste princípio na elaboração  e estudos de arquivos é critério imprescindível (imposto) aos profissionais.

    Gabarito do professor: Certo
  • O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não podem ser misturados aos documentos produzidos por outra instituição diferente, sob pena de perda do seu caráter probatório.

    Significa então que o respeito a este princípio é o primeiro e fundamental critério utilizado para formar um conjunto de documentos: todos devem pertencer à mesma entidade produtora.

    Sendo que o motivo principal para  a existência do arquivo é servir de fonte de prova e informação sobre seu produtor, essa característica se perde quando o documento é misturado aos de outras entidades, tornando o arquivo "inútil"

    Então a observância deste princípio na elaboração  e estudos de arquivos é critério imprescindível (imposto) aos profissionais.

    Gabarito do professor: Certo
  • Certa

    Princípio da proveniência:

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Considerado fundamental para a organização dos documentos de arquivo. Também chamado de Respeito aos fundos. 

  • Pessoal esta frase da questão está certa  "— o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia" ?????

  • Jayckson Sonego, meu caro, acho que você, assim como muitos outros aqui, deve estar confundindo a palavra "impõem-se" por "Opõem-se". (rsrsrs).

     

    Se fosse "opõem-se" à arquivologia, realmente estaria errado. Ou seja, a questão diz que o fundo de arquivo impõem-se (é indispensável) à arquivologia. Está perfeita a questão.

     

    CESPE, é a CESPE. Sempre Cespeando!

  • Dica pra fazer uma boa prova do cespe:treine sua interpretação de texto.

  • Só pela importância e significado do princípio da proveniência que consigo acertar... mas que é uma questão que tremi na base. Quase marquei errado, voltei no certo com comentário do prof.
     

    ·         Proveniência/respeito aos fundos/procedência:
    -
    fundamenta as atividades nos arquivos;
    - devem manter sua individualidade, sem se misturarem a arquivos de outras origens;
    - princípio do respeito aos fundos;
    - universalmente aceito como a base teórica/prática da Arquivística.

     

    Ou seja, deve ser obrigatório/impositivo à arquivologia. Princípio basilar.


    GAB CERTO

  • .....pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.


    Não concordo com a segunda parte da questão.




  • objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.??

    alguém me explica isso?

  • GAB:CERTO.

    Qual a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica?

     

    A diferença entre a pessoa física e a pessoa jurídica é que, enquanto o termo pessoa física se refere a um indivíduo concreto, um ser humano, a pessoa jurídica representa um sujeito abstrato, como as empresas, as associações, as fundações, os partidos políticos, as igrejas, as administrações públicas, dentre outros.

     

    ARQUIVO: ORIGEM LATINA (ARCHIVUM)------- Significado: (LUGAR DA GUARDA DE DOCUMENTOS DE TÍTULOS DE NOBREZA)

    Ou seja,o termo ARQUIVOLOGIA vem da palavra ARQUIVO,que significa guardar (administrar). Respondendo um pouco mais a dúvida das colegas abaixo,a ARQUIVOLOGIA GUARDA (ADMINISTRA) OS DOCUMENTOS DAS PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS.

     

     

    Lei 8.159/91 ..Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • errei pq nao li a questao toda 

  • Errei porque achei estranha a frase:  "o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia".

     

    Achei a palavra "impõem-se" muito agressiva, autoritária. Enfim..

     

    =//

  • Acertei porque nao errei

  • O segredo está em "impõem-se". 

    O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação SÃO IMPOSTOS À ARQUIVOLOGIA. 

     

    Gabarito:Correto! 

     

    Caso fosse opoem-se, estaria errado! 

     

    Sigamos! 

  • A questão dá um medinho de responder, mas está correta.

     

    Arquivos são conjuntos de docs produzidos e recebidos órgão, instituições, entidades, bem como por pessoa física. (lei 8.159)

     

    Princípio da proveniência é o princípio basilar da organização de arquivos. Todas as intervenções arquivísticas ocorrem sob a égide (o que protege, ampara) da proveniência.

     

  • Questão mal elaborada. Parece que o examinador não estudou protuguês. A expressão: "pois" após a vírgula vem para explicar, com o sentido de porque. Isto é, a questão deveria estar errada porque não há nenhuma relação entre o princípio ser obrigatório e o fato de administrar documentos de pf ou pj. Não há encaixe semântico correto.

  • Acertei, na questão não diz que suas atividades foram suspensas...
  • O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação — o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia, pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.

    Corretíssimo! A questão refere-se a dois conceitos:

    1- O Princípio da Proveniência é o principal da arquivística, e tem relação direta com o fundo de arquivo.

    2-A Arquivologia tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas, resultantes da acumulação de suas atividades meio. Se tivesse caráter informativo, educacional, histórico, de entretenimento...então seria Biblioteca ou Museu.

    Vi um comentário criticando a sintaxe da questão, por isso vou meter a colher. Quanto a sintaxe, também está correta:

    1- O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação — o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia,...

    ORAÇÃO PRINCIPAL.

    2-pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.

    ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA EXPLICATIVA. O USO DA VÍRGULA APÓS A CONJUNÇÃO "POIS" É OBRIGATÓRIA. POIS PODE SER SUBSTITUÍDO POR PORQUE E PORQUANTO.

  • O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação — o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia, pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.

    Corretíssimo! A questão refere-se a dois conceitos:

    1- O Princípio da Proveniência é o principal da arquivística, e tem relação direta com o fundo de arquivo.

    2-A Arquivologia tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas, resultantes da acumulação de suas atividades meio. Se tivesse caráter informativo, educacional, histórico, de entretenimento, tridimensionais...então encaixaria-se em Biblioteca ou Museu.

    Vi um comentário criticando a "SEMÂNTICA" da questão, por isso vou meter a colher. Partamos da SINTAXE:

    1- O princípio da proveniência e o resultado de sua aplicação — o fundo de arquivo — impõem-se à arquivologia,...

    ORAÇÃO PRINCIPAL.

    2-pois esta tem como objetivo administrar documentos de pessoas físicas ou jurídicas.

    ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA EXPLICATIVA.

    O USO DA VÍRGULA APÓS A CONJUNÇÃO "POIS" É OBRIGATÓRIA.

    A CONJUNÇÃO "POIS" PODE SER SUBSTITUÍDO POR "PORQUE" E "PORQUANTO".

    A sintaxe está correta, logo não há qualquer prejuízo à semântica.

  • Gab: CERTO

    Princípio da Proveniência ----> os documentos produzidos por uma entidade não podem ser misturados aos de outras instituições. Respeito aos fundos.

  • Fiquei com dúvida na parte que diz "administrar documentos.."