SóProvas


ID
2627305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue o item a seguir.


Um dos objetivos que se pretende alcançar com um diagnóstico maximalista é a elaboração de plano de classificação e de tabela de temporalidade para a organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO, esse seria o papel do diagnóstico minimalista (inverteu);

     

    Diagnóstico

    a. MAX = desenvolvimento de POLÍTICAS de grande amplitude (afeta a organização como um todo);

    b. MINI = achar problemas PONTUAIS e as possíveis soluções + Tabela de classificação + TP;

     

     Diagnóstico Maximalista (MACRO) – Levantamento de situações arquivísticas do conjunto de organizações que forma o governo federal, estadual ou municipal (serve de base para o desenvolvimento de uma política MACRO no âmbito de uma intuição público ou privada, que trate sobre princípios e diretrizes gerais sobre o processo de produção e gerenciamento da informação e dos documentos dentro desta – CESPE) - E-ARQ.

     

     Diagnóstico Minimalista (MICRO) – análise que busca levantar os problemas/melhorias arquivísticos existentes na "organização", no "estudo de caso", consequentemente, também ajuda na busca por soluções para os problemas específicos que foram detectados. OUTRO aspecto também viabilizado por está análise seria ELABORAÇÃO de plano de classificação e da tabela de temporalidade (visão pontual para a solução de um problema bem delimitado) (E-Arq.)

     

    (CESPE/MP-ENAP/2015) Diagnóstico minimalista refere-se ao estudo realizado no âmbito de um arquivo central, cujo objetivo é compreender a conexão entre fundos recolhidos e a evolução de estruturas governamentais (Errado).

     

    (FCC/TRT13/2014) Para Terry Cook, o mais importante no processo de avaliação não é o documento, mas o contexto funcional em que é produzido. Tal contexto não se limita à unidade administrativa de origem, mas remete ao ambiente cultural e social complexo em que a própria instituição está mergulhada. É chamada pelo autor de c) Macro Avaliação;

     

    (CESPE/ANTAQ/2009) A avaliação funcional, ou macroavaliação é o modelo teórico da tabela de temporalidade de documentos, elaborada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Errado, não é elaborado pelo CONARQ mas sim pela CPAD de cada órgão).

     

    (FCC/DPE-RS/2017) Questionando os princípios do racionalismo científico e a ideia de verdades universais, o renomado arquivista canadense Terry Cook (1947-2014) representou, no âmbito da Arquivologia, a corrente pós-moderna de pensamento. Para o autor, a atribuição de valores aos documentos deve levar em conta o mais amplo contexto social em que foram produzidos, e não apenas os organismos (públicos ou privados) de que se originaram. Tal procedimento ficou conhecido como c) Macro Avaliação;

  • Raphael Coutinho, o site dá a questão como errada!!!

  • Corrigindo o item:

    Um dos objetivos que se pretende alcançar com um diagnóstico minimalista é a elaboração de plano de classificação e de tabela de temporalidade para a organização [visão específica]. [Certo]

     

  • ERRADO. A banca inverteu os conceitos:


    O diagnóstico da situação arquivística da instituição é uma etapa anterior a qualquer função, contemplando os fluxos de informação; a identificação das suas funções, atividades, e tarefas; os tipos documentais produzidos e recebidos; as formas de armazenamento e de acesso às informações existentes; as pessoas responsáveis pelas atividades, em todos os níveis; o histórico da existência da instituição; entre outros aspectos fundamentais. Ele contempla levantamentos quanto aos métodos existentes na instituição no que se refere à produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão do acervo arquivístico.


    Minimalista: Consiste na observação dos problemas arquivísticos das organizações, no estudo de caso e na procura em construir objetos de pesquisa e propor soluções para os problemas detectados (estudo de problemas específicos, de casos particulares).


    Maximalista: Representa o levantamento da situação arquivística do conjunto de organismos que formam um governo federal, estadual ou municipal, ou até mesmo da situação arquivística de países. As pesquisas sobre as políticas arquivísticas desenvolvidas por países, a realidade de seus sistemas, os seus fracassos e sucessos.


    Referência: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/

  • Existem dois tipos de diagnósticos: o minimalista e o maximalista.

    O minimalista faz análises no âmbito institucional, e tem o objetivo principal de identificar falhas operacionais ou pontos de melhoria. Serve também para o desenvolvimento do sistema institucional de gestão de documentos, além de suas ferramentas e técnicas. Toda a análise de problema é local, pontual, e delimitada ao caso específico, assim como as soluções. Ex: diagnóstico na gestão de documentos da ABIN.
    O maximalista faz análises e estudos no âmbito sistêmico, e tem o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas e diretrizes para o conjunto de instituições. Serve para identificar as várias entidades que interagem no sistema ou na rede de arquivos, bem como as formas em que seus sistemas internos se interligam para o funcionamento do conjunto. Ex: diagnóstico nos arquivos do sistema de inteligência do Brasil, composto pelas várias instituições que atuam nele, de maneira coordenada.
    Sendo assim, para elaborar uma tabela de temporalidade documental para uma determinada organização, deve-se realizar o diagnóstico minimalista, visto que esta é uma melhoria pontual, delimitada ao âmbito institucional.
    Gabarito do professor: Errado.
  • Errado! É coisa do diagnóstico minimalista. Cespe já cobrou isso antes!! Vamos ficar atentos

    Q69945 - MPU 2010

    Um dos objetivos do diagnóstico minimalista é a elaboração de instrumentos de gestão arquivística, como o plano ou o código de classificação e a tabela de temporalidade de documentos. (gab: certo)

    Q119351 - ANEEL 2010

    A preparação de instrumentos de gestão arquivística, como o plano de classificação e a tabela de temporalidade, é um dos objetivos do diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista. (gab: certo)

    Q592237 - STJ 2015

    A opção por um diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista é feita para coletar informações necessárias para a elaboração de planos de classificação e tabelas de temporalidade. (gab: certo)

  • para elaborar uma tabela de temporalidade documental para uma determinada organização, deve-se realizar o diagnóstico minimalista, visto que esta é uma melhoria pontual, delimitada ao âmbito institucional.

    Gabarito do professor: Errado.

  • Direto ao ponto!

    Um dos objetivos que se pretende alcançar com um diagnóstico maximalista (MINIMALISTA) é a elaboração de plano de classificação e de tabela de temporalidade para a organização.

    GABARITO: ERRADO

    Q592237 STJ 2015

    A opção por um diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista é feita para coletar informações necessárias para a elaboração de planos de classificação e tabelas de temporalidade.

    GABARITO: CERTO