-
A ontologia pode ser considerada como uma declaração de realidade, onde é verificada a existência e a relação entre conceitos em determinados campos de conhecimento. Isto é, podemos criar, por exemplo, uma ontologia sobre a arquivologia, onde as regras da tabela de temporalidade (da fase corrente à guarda permanente), os envolvidos (comissão multidisciplinar), o espaço físico (os locais de guarda dos documenrtos em cada uma das suas fases), são relacionados, formando laços entre si e mostrando sua interação, formando sentidos neste mundo que é a arquivologia. Logo, o uso da ontologia permite a eliminação de contradições e inconsistências em relação a termos utilizados em arquivologia.
-
Gab. Certo
De acordo com Furgeri (2006) uma ontologia “é uma técnica que permite organizar a informação e auxiliar sua recuperação. Para isso, define um vocabulário de termos para descrever uma determinada realidade. Esses termos são categorizados para representar um determinado domínio”. Nesse aspecto, Almeida e Bax (2003) 41 apud Furgeri (2006) “uma ontologia pode ser concebida como uma linguagem, pois estabelece um conjunto de termos que, posteriormente, poderão ser usados para formular consultas sobre uma base de conhecimento”.
-
Marcela Lira, cuidado! As palavras nem sempre apresentam o mesmo sentido. Existe um conceito da arquivística/ciência da computação que leva o nome "ontologia" também. Não confundamos alhos com bugalhos! No entanto, a referência à disciplina filosófica pode servir como um bom mnemônico nesse caso, uma vez que o conceito em questão trata-se de uma representação da realidade ( no caso, informativa e documental) através do estabelecimento de uma linguagem, exatamente como a Filosofia. Mas, no caso, não se trata de tentar explicar a natureza última do mundo, e, sim, organizar um certo sistema de informações.
-
Pegou pesado hein!
-
Estamos falando da ABIN! ahahahahahaha
-
ACERTEI NA SORTE KKKKKK CESPE É CESPE...fdp.
-
Se o cargo fosse para arquivista, ainda assim foi puxada...
-
Certa
Antologia: Reunião de conceitos e definições; representação de um conceito compartilhado.
De acordo com Furgeri (2006) uma ontologia “é uma técnica que permite organizar a informação e auxiliar sua recuperação. Para isso, define um vocabulário de termos para descrever uma determinada realidade. Esses termos são categorizados para representar um determinado domínio”.
As principais vantagens da utilização de ontologias são: fornecer um vocabulário para representação do conhecimento, tendo por base uma conceitualização que o sustenta, evitando assim interpretações ambíguas; permitir compartilhamento de conhecimento; fornecer uma descrição exata do conhecimento, por ser escrita em linguagem formal, a ontologia, não deixa espaço para lacunas semânticas, existentes na linguagem natural e eliminando contradições e inconsistências; permitir que a especificação formalizada seja automaticamente verificada e validada; permitir o mapeamento da linguagem sem alterar a sua conceitualização, ou seja, uma mesma conceitualização pode ser expressa em várias línguas; permitir estender o uso de uma ontologia genérica a um domínio específico; permitir a comunicação entre pessoas de várias formas, acerca de um determinado conhecimento, um domínio do conhecimento e, portanto, atuam como uma referência para a obtenção do consenso numa comunidade profissional sobre o vocabulário técnico a ser usado nas suas interações. (GUARINO, 1998)
-
CERTO. Ontologia está sendo usado no sentido de buscar o significado na origem da palavra nela mesma. Por exemplo, pode-se buscar a origem da palavra no grego, latim, etc.
Segue um trecho do livro da Marilena Leite Paes (p.19, 2004) no qual ela procura o significado ontológico da palavra arquivo:
"Há dúvidas quanto a origem do termo arquivo. Alguns afirmam ter surgido na antiga Grécia, com a denominação arché, atribuída ao palácio dos magistrados. Daí evoluiu para archeion, local de guarda e depósito dos documentos".
Referência: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3° ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
-
Segundo [Gruber 1993], “Uma ontologia é uma especificação formal e explícita de conceitos compartilhados”. A utilização de ontologias nessa etapa do processo de desenvolvimento traz vantagens como: melhoria da comunicação entre as pessoas envolvidas, uma vez que facilita a obtenção de um consenso sobre o vocabulário e os significados dos termos num domínio; formalização do conhecimento, já que a especificação do domínio em ontologias elimina contradições e inconsistências, resultando em especificações não ambíguas; e, principalmente, a representação do conhecimento para reuso, já que a ontologia descreve o conhecimento do domínio de forma explícita no seu mais alto nível de abstração. Possibilitando especializar o conhecimento durante o desenvolvimento de diferentes aplicações num domínio, que tenham propósitos variados, sejam criados por equipes distintas e em diferentes momentos.
fonte: Usando Ontologias, Serviços Web Semânticos e Agentes Móveis no Desenvolvimento Baseado em Componentes, autores Luiz H. Z. Santana, Antonio Francisco do Prado, Wanderley Lopes de Souza, Mauro Biajiz
GAB: CERTO
-
Ontologias são utilizadas em inteligência artificial, web semântica, engenharia de software e arquitetura da informação, como uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo ou alguma parte deste
-
Pra enriquecer mais nossos conhecimentos:
METADADOS (ou perfil do documento);
-São marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte.
-É considerado uma anotação e, portanto, compõe a forma intelectual do documento arquivístico.
-O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização.
EXEMPLO DE METADADOS:
-no universo da gestão de arquivos baseada em papel: localização física, n.º de caixa, etiqueta de pasta, sistema de classificação;
-No mundo da imagem documental podem incluir tipo de documento, data, entidades com que se relaciona.
PRA FRENTE E PRO ALTO !!!
-
questão que leio uma vez e já deixo em branco. Coisa mais sem noção pedir isso!!!
-
questão que leio uma vez e já deixo em branco. Coisa mais sem noção pedir isso!!!
-
misericórdia...
-
Depois de algumas questoes resolvidas começamos até a ler errado mesmo kkkk
-
So quem tem doutorado em arquivologia conseguiu fazer essa prova kkkk
-
Isso não vai cair na prova do MPU(técnico).
-
Essa foi longe, pqp.
-
Esse tipo de questão me ensina a pegar o macete de quais questões devo deixar em branco!!
-
Ontologia é uma ferramenta de organização das informações que a partir da descrição de conceitos e seus possíveis relacionamentos, cria um mapa de interações tecnológicas que gera acesso às informações.
O uso das ontologias ajuda no entendimento da informação e suas correlações.
Gabarito do Professor: certa