SóProvas


ID
2627365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à ética do profissional de arquivo, julgue o próximo item.


Visando manter a isonomia dos procedimentos arquivísticos, é vedado ao arquivista desenvolver trabalhos de cooperação técnica com profissionais de áreas afins.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    -----

    "Os arquivistas são os profissionais que adquirem, avaliam, organizam e conservam a informação relacionada, basicamente, com a gestão da atividade de instituições ou pessoas – de natureza pública ou privada – independentemente do suporte em que estiver registrado.No âmbito das suas tarefas estabelecem e aplicam critérios de gestão de documentos; avaliam e organizam a documentação com interesse administrativo, probatório e cultural, de acordo com sistemas de classificação definidos pela entidade produtora da documentação ou que reflectem o seu sistema de organização e/ou os das redes organizacionais onde se encontrem envolvidas;coordenam e supervisionam o pessoal que lhes prestam apoio técnico.(...)"

    ---

    Fonte: https://bibarqmus.wordpress.com/2011/01/12/o-que-faz-um-arquivista/

  • Gabarito ERRADO.

    O arquivista pode e deve trabalhar com profissionais de áreas afins visando a boa gestão dos documentos e processos arquivísticos. Ex: Um arquivista trabalhando com um T.I. ou com um historiador, bibliotecário e etc.

  • A Arquivística, por sua própria natureza, é uma ciência interdisciplinar. Significa dizer que ela interage, colaborando e recebendo colaboração de outras disciplinas e ciências.

    Isso se demonstra em algumas atividades, como a avaliação por exemplo. Esta atividade deve ser desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, pois o arquivista não possui o conhecimento técnico ou legal de algumas áreas em que a instituição atua. Sendo assim, é necessário a participação de profissionais que lidam diretamente com essas funções para orientar a avaliação.

    Da mesma maneira, um profissional técnico de determinada área pode não conhecer a fundo a técnica ou normatização a respeito de documentos, sendo necessário a orientação do arquivista para a produção, utilização e tratamentos adequados a serem considerados.

    Por conclusão, não somente o arquivista pode cooperar (e receber cooperação técnica) com profissionais de outras áreas, como essa cooperação é fundamental para o desenvolvimento de uma gestão da informação efetiva.

    Gabarito do professor: Errado
  • Errado!! E o maior exemplo disso é a construção da tabela de temporalidade, que é uma atividade multidisciplinar. Os arquivistas precisam de profissionais de outras áreas para melhor análise dos documentos, funções e estrutura do órgão.

    Um item que pode ajudar a entender um pouquinho:

    Q933108 - PF 2018

    A tabela de temporalidade é um trabalho multidisciplinar, pois envolve profissionais de várias áreas para definir os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, que pode ser a eliminação ou guarda permanente. (gab: certo)