SóProvas


ID
2628271
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Para uma adequada gestão de custos nas entidades, é necessário que os custos incorridos sejam apropriados a partir de alguma metodologia.


Está de acordo com os princípios de Contabilidade, sendo também aceito pelo regulamento do Imposto de Renda, para apurar o lucro tributável, o método do custeio

Alternativas
Comentários
  • A utilização da metodologia do custeio por absorção no Brasil é de caráter obrigatório, sendo um critério legal exigido pela legislação tributária brasileira. De acordo com o decretolei 1.598/77 �o custo de aquisição de matérias-primas e quaisquer outros bens ou serviços aplicados ou consumidos na produção...� deverá integrar o custo de produção. Sua obrigatoriedade pode ser explicada pelo fato de que através desta metodologia de custeio as empresas optantes pelo lucro real, apresentam um lucro tributável maior do que aquele apurado em outros sistemas de custeio, como por exemplo, o custeio variável. Portanto, maior lucro tributável apurado nas empresas, maior arrecadação nos cofres públicos.

  • Letra D

     

    O custeio por absorção, também chamado de custeio integral, é um método de custeio utilizado pelas empresas que considera todos os custos de produção, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.

     

    Além de considerar os custos diretamente relacionados aos produtos, como as matérias-primas, o custeio por absorção também faz o rateio de outros gastos com a produção.

     

    Neste cálculo inclui-se o aluguel do imóvel onde os produtos são fabricados e a manutenção das máquinas, por exemplo. Isso permite estabelecer o custo unitário total dos produtos.

     

    Por considerar também os custos fixos, o custeio por absorção permite verificar o impacto da produtividade sobre o custo de um produto ou serviço.

     

    Isso significa que, quanto maior for a produção, menor deverá ser o custo unitário de um produto calculado por este método. Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade.

     

    Nesse sentido reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação entre receita e despesa, na apuração do resultado.

     

    Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE),  para o cálculo de impostosPor este motivo é aceito pelo fisco brasileiro.

     

    https://blog.softwareavaliacao.com.br/custeio-por-absorcao/

     

    Bons estudos ! Persista sempre !

  • Gab. D

    Atenção: métodos de custeio

    Método por Absorção = Custeio Integral: O próprio nome do método de custeio por absorção deixa claro o que precisa ser feito: garantir que cada produto absorva uma parcela dos custos diretos e indiretos relacionados à fabricação. E o fator fundamental para a utilização do método de custeio por absorção está na correta distinção entre custos e despesas.

    Método de custeio variável = método de custeio direto: nesse método somente são apropriados como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção, mas sim como despesas.

    Método Baseado em Atividade = custeio ABC: parte do princípio de que os custos de uma empresa são gerados pelas atividades desempenhadas nela e que essas atividades são consumidas por produtos e serviços gerados nesta mesma empresa.

    Método Padrão: o custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.

    Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento. 

    Algumas características essenciais do método de custeio padrão são:

    1. Pré-fixação de seu valor, com base no histórico ou em metas a serem perseguidas pela empresa;

    2. Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variações para acompanhar seu valor efetivo real (pelo método do custo por absorção).

    3. Permite maior facilidade de apuração de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade de dados contábeis.

     

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custospadrao.htm

  • RESPOSTA D

     Apropria todos os custos de produção (diretos e indiretos, variáveis ou fixos).

    [...] é obrigatório para fins tributários.

    #SEFAZ-AL