SóProvas


ID
2628514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de fundamentos de redes e comunicação de dados, julgue o item que se segue.


Os sinais analógicos periódicos usados em comunicação de dados exigem menor largura de banda do que os sinais digitais não periódicos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão?

  • Todos os sinais do mundo podem ser quebrados em senoides (o sinal em onda). Qualquer sinal é uma combinação desse sinal único.

    Veja a imagem: http://www.teleco.com.br/Curso/imagens/cfig18.GIF

    Quando eu tenho um sinal que já é analógico, eu vou ter só uma frequência (1/T), dessa forma, só preciso de um canal para passá-la. Já quando tentamos transmitir um sinal digital, esse é, na realidade, uma soma de várias outras harmônicas e cada uma delas tem uma frequência diferente. Ou seja, de um sinal digital podemos derivar diversos sinais analógicos, necessitando de um canal maior para essas várias frequências passarem.

    Então, já que se usa menos largura de banda, porque não usamos mais os sinais analógicos? Porque esses são muito mais passíveis de interferência. Os sinais digitais são muito mais robustos e menos passíveis de interferência.

  • Se o sinal analógico periódico que ele se referriu for referente à  portadora, sim, concordo com a afirmação

     

    Porém, se for um sinal transmitido em banda básica(sem modulação), eu discordo. Como exemplo, uma música MP3(digitalizada) ocupa um espectro bem menor que a mesma música sem digitalização. Pois no processo de digitalização, temos a discretização.

  • Acho que o "pulo do gato" é o fato de ser ou nao ser periodico... 

    Um sinal periodico(seja analogico ou digital) apresenta um comportamento "previsivel" no decorrer de um intervalo de tempo. Um sinal aperiodico não apresenta uma constância num intrvalo de tempo... Talvez seja esse o raciocínio....

  • Discordo do Gabarito apenas por conta da palavra EXIGEM, visto que os sinais analógicos não exigem banda menor que os digitais ela simplesmente são menores que as digitais por ser ter uma única frequência. Mas não existe exigência para isso.

    Agora dizer que os sinais digitais exigem uma largura de banda maior que os sinais analógicos aí sim eu concordaria...

  • William, só te digo uma coisa:

    "Tanto os sinais analógicos como os digitais podem ser periódicos ou não periódicos. Em comunicação de dados, usamos comumente sinais analógicos periódicos (pois eles PRECISAM DE MENOS LARGURA DE BANDA!!!) e sinais igitais não periódicos (pois eles podem representar variação nos dados".

    SEM MAIS COMENTÁRIOS!!!

    Fonte:

    [1] Forouzan, Comunicação de dados.