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"Em geral, a estratégia adotata pela camada de enlace de dados é dividir o fluxo de bits em quadros distintos, calcular um pequeno valor (token), chamado de checksum, para cada quadro e incluir essa soma de verificação no quadro quando ele for transmitido. [...]. Existem quatro métodos para realizar essa divisão de quadros:
1- Contagem de caracteres;
2- Bytes de flag com inserção de bytes;
3- Flags iniciais e finais, com inserção de bits.
4- Violações de codificação da camada física.
O segundo método (Bytes de flag com inserção de bytes) faz com que cada quadro comece e termine com bytes de flag para delimitar o início e o fim de cada um. Dois bytes de flag consecutivos indicam o fim de um quadro e o início do próximo. Assim, se o receptor perder a sincronização, ele poderá simplesmente procurar os dois bytes de flag para encontrar o final do quadro atual e o início do seguinte.
Entretanto, ainda existe um problema a ser resolvido. É bem possível que o byte de flag também ocorra nos dados, especialmente quando são transmitidos dados binários, como fotos ou músicas. Uma forma de solucionar esse problema é fazer com que a camada de enlace de dados do transmissor inclua um caractere de escape especial imediatamente antes de cada byte de flag "acidental" nos dados. Assim, o byte de flag de enquadramento pode ser distinguido daquele nos dados pela ausência ou presença de um byte de escape antes dele. Em seguida, a camada de enlace de dados extremidade receptora remove o byte de escape antes de entregar os dados à camada de rede. Essa técnica é chamado de byte stuffing."
Portanto, questão correta.
Tanenbaum, Redes de Computadores, 5 Ed., página 123 e 124.
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Para permitir que o usuário envie qualquer seqüência de bits como informação, é preciso que determinados procedimentos sejam adotados no protocolo para evitar que dados do usuário que contenham seqüências de bits de flag não sejam confundidos com os delimitadores ou mensagens de controle. Um protocolo com essa característica é dito transparente. No caso de protocolos orientados a bit a técnica utilizada é a de Bit Stuffing.
A transparência dos dados nesta técnica é obtida por um procedimento de inserção de zeros. Como delimitador do quadro temos flags contendo seis bits 1 em seqüência (01111110). Assim, se o texto do usuário contiver uma seqüência de cinco 1's seguidos, um bit 0 é inserido para evitar que uma seqüência possa ser confundida com um flag. Na recepção é retirado todo zero depois de uma seqüência de cinco 1's, antes da informação ser entregue ao usuário
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Na camada de enlace se o padrão de flag 01111110 aparecer no meio dos dados, precisamos informar de alguma maneira ao receptor que não se trata do fim do frame. Fazemos isso enxertando 1 único bit para impedir que o padrão se pareça com um flag. A estratégia se chama bit-stuffing, inserção de bit.
Na inserção de bit, se forem encontrados 1 bit 0 e cinco bits 1s consecutivos, será acrescentado um bit 0 extra. Esse bit extra enxertado é eliminado dos dados pelo receptor. Note que o bit extra é acrescentado após 0 seguido por cinco 1s, independentemente do valor do bit seguinte. Isso garante que a sequência do campo de flag não apareça inadvertidamente no frame.
Portanto o bit-stuffing é o processo de acrescentar na camada de enlace um bit 0 toda vez que, nos dados, aparecerem cinco 1s consecutivos após 0 de modo que o receptor não confunda o padrão 0111110 com um flag.
Certo.
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GAB. C
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Para permitir que o usuário envie qualquer seqüência de bits como informação, é preciso que determinados procedimentos sejam adotados no protocolo para evitar que dados do usuário que contenham seqüências de bits de flag não sejam confundidos com os delimitadores ou mensagens de controle. Um protocolo com essa característica é dito transparente. No caso de protocolos orientados a bit a técnica utilizada é a de Bit Stuffing.
A transparência dos dados nesta técnica é obtida por um procedimento de inserção de zeros. Como delimitador do quadro temos flags contendo seis bits 1 em seqüência (01111110). Assim, se o texto do usuário contiver uma seqüência de cinco 1's seguidos, um bit 0 é inserido para evitar que uma seqüência possa ser confundida com um flag. Na recepção é retirado todo zero depois de uma seqüência de cinco 1's, antes da informação ser entregue ao usuário
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a técnica utilizada é a de Bit Stuffing. para enviar seqüência de bits como informação sem que os bits sejam confundidos .
A transparência dos dados nesta técnica é obtida por um procedimento de inserção de zeros.
um bit 0 é inserido para evitar que uma seqüência possa ser confundida com um flag.
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Para permitir que o usuário envie qualquer seqüência de bits como informação, é preciso que determinados procedimentos sejam adotados no protocolo para evitar que dados do usuário que contenham seqüências de bits de flag não sejam confundidos com os delimitadores ou mensagens de controle.
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Certo. A finalidade, em termos GERAIS, é fazer cin qye receptor não confunda o padrão 0111110 com um flag.
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Só do enunciado ter mencionado o nome frame (PDU na camada de enlace), marquei como correta a questão mesmo sem saber o que significava bit-stuffing hahaha
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CERTO
Bit-stuffing é o processo de acrescentar um bit 0 toda vez que, nos dados, aparecerem cinco 1s consecutivos após 0 de modo que o receptor não confunda o padrão 0111110 com um flag.
CUIDADO para não confundir com BYTE-STUFFING como fizeram alguns colegas, embora os processos sejam semelhantes.
Fonte: Forouzan - Comunicação de Dados e Redes de Computadores. pg. 310
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No meio dos dados de um quadro (frame), são inseridos bits artificiais (bit-stuffing) para evitar interpretações erradas na camada física.
bit-stuffing - a finalidade é de ajudar o receptor a não perder a sincronização.
001101011 01010011011111110111111101010011 00110101
byte-stuffing - Nesta forma de enquadramento, são inseridos bytes iguais (chamados de bytes de flag) no cabeçalho e no trailer do quadro. Assim, uma mesma sequência de bits aparece tanto no início quanto no fim do quadro. Ao ler esta sequência (byte de flag), o receptor saberá quando inicia e finaliza o quadro. Exemplo, lembrando que Bytes de flag serve pra falar quando começa e quando termina:
00110101 010010110000011010101001 00110101
__flag__________________dados_____________flag
neste caso, como há bits idênticos aos flags, o receptor vai pensar que acabou, mas não acabou! nisso, vem o byte-stuffing, pra avisar, ò tá vindo uns bits igual o flag ai em, mas não é o flag, o próximo que é!
00110101 01001011000001111000011010101001 00110101
_flag__________________byte-sttufing__dados__________flag
o de verde é o byte-stuffing, avisando que os proximos bits são parecidos com o flag, mas que não é o flag.
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Gaba: Certo
Bit-stuffing é o processo de acrescentar um bit 0 toda vez que, nos dados, aparecerem cinco 1s consecutivos após 0 de modo que o receptor não confunda o padrão 0111110 com um flag.
Byte-stuffing é o processo de acrescentar 1 byte extra toda vez que existir um flag ou caractere escape no texto.
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gab certo!!
Uma das funçoes da camada de enlace é o enquadramento! Delimitação de frames!
A tecnica bit stuffing ocorre quando 1 bite aleatorio é inserido antes antes dos dados do frame! A finalidade é diferenciar oq é Byte flag e oq é o dado em si que está por vir em seguida!
o byte stuffing é uma sequencia. O bit stuffing é um só. E o byte de flag está presente em amboss, ele é o cabeçalho de aviso e término do dado!!!
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cerca de fundamentos de redes e comunicação de dados, julgue o item que se segue.
A estratégia chamada de bit-stuffing é utilizada como forma de permitir a correta interpretação dos dados que compõem um frame na camada de enlace.
A camada física transmite bits na forma de sinal de uma origem a um destino, e gera a sincronização de bits para garantir que o emissor e o receptor utilizem uma mesma base de tempo para a temporização dos bits. Já a camada de enlace precisa empacotar bits em frames de modo que cada frame seja distinguível um do outro.
Um frame permite separar uma mensagem que tem uma origem e um determinado destino, das demais mensagens que têm outros destinos, através da inserção do endereço do emissor e do destino. Frames muito grandes podem prejudicar controles de fluxo e de erros, uma mensagem é dividida em frames menores: desta forma, caso ocorra um erro de bit, afetará apenas um pequeno frame, sem interferir nos demais. Estes frames podem ter tamanhos variáveis, e isto requer métodos que permitam definir o final de um frame e o início do seguinte, o que pode ser implementado com um método orientado a caractere ou um método orientado a bit. Neste último caso, é necessário usar um delimitador para separar um frame do outro e, por isto, muitos protocolos usam um flag especial com um padrão de 8 bits para definir o início e o final de um frame. O bit-stuffing é a técnica através da qual um bit é enxertado para impedir que o padrão se pareça com um flag, bit este que é eliminado dos dados no final pelo receptor, de forma que haja a correta interpretação dos dados que compõe o frame.
Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.
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Gab c!
bit-stuffing Ocorre com 1 bit aleatório inserido no quadro, com finalidade de demarcar o inicio da sequencia de bytes - dados informadas no quadro.