SóProvas


ID
2628541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação à arquitetura FPGA, julgue o item subsequente.


Os blocos lógicos configuráveis de um FPGA podem conter células de memória RAM.

Alternativas
Comentários
  • Sim, os chips programáveis do tipo FPGA podem ter RAM. Gabarito: Certo

     

    Fonte: https://www.hardware.com.br/termos/fpga

  • FPGA, o Field Programmable Gate Array ou em português, Arranjo de Portas Programável em Campo. Enquanto que o CPLD é o "irmão maior" do PLD, não podemos dizer o mesmo do FPGA. Apesar de do ponto de vista prático, um FPGA ser apenas um CPLD "grande", a tecnologia envolvida é muito diferente. Enquanto o CPLD recebe a programação na sua própria pastilha, o FPGA tem uma pequena memória externa com a programação, que é transferida cada vez que o equipamento é ligado. Numa comparação meio extravagante, seria como dizer que um FPGA se comporta como uma RAM, que perde seu conteúdo cada vez que é desligado, e precisa receber os dados novamente quando ligado. O processo é MUITÍSSIMO rápido e não é perceptível, mas acontece. 

     

    Fonte: victortrucco.com

  • Certo

    FPGA é a abreviação de Field Programmable Gate Array – algo como “Matriz de Portas Programáveis em Campo”. Em outras palavras, é um chip reprogramável a nível de portas lógicas! Portas lógicas correspondem a unidade elementar de qualquer circuito digital.

    A memória RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) é um hardware de armazenamento randômico e volátil de memória. Isto significa que esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o computador está ligado.

  • Não há nada que impeça os fpga de ter qualquer módulo que possa ser ter interação com os circuitos lógicos, inclusive blocos de memória RAM