SóProvas


ID
2629021
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História

Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, 200 firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de 1 000 réis. A cidade entrou em colapso.

National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado).


O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • GAB:  B 
    Foi o aumento da produção elevada no sudeste asiático.

  • A transferência da produção da borracha para o sudeste asiático foi a um duro golpe na economia do Norte do Brasil que depois de sucessivas tentativas fracassadas de uma produção em massa mudou o centro da borracha para o oriente. (borracha, Amazonas, primeira república

  • Época em que ocorreu uma super-produção de borracha na Malásia.

  • Essa eu acertei fácil, aqui no Norte se estuda muito esse tema... kakakaka.

    Roubaram umas mudinhas da nossa seringueira e levaram para a Ásia, isso acabou nos prejudicando muito naquela época, já que a borracha era um dos bens mais preciosos do Brasil, grande fonte de renda da nação. 

     

    E para o que disse que é uma questão desnecessária; Como assim, cara? É história do Brasil, história de um dos nossos maiores patrimônios que foi a borracha da selva Amazonica... pelo amor de deus, não tem nada de desnecessário. Brasil não é só o hemisfério sul do país.

  • GAB.: Letra B

     

    Essa questão e a resposta, explicam bem o conceito de biopirataria.

  • A quantidade de erros dessa questão mostra como o ciclo da borracha é negligenciado pelos estudantes. É uma questão fácil se você estudou o assunto. Caso não queiram ser pegos desprevenidos futuramente, aconselho vocês estudarem também o ciclo do algodão.

  • Amigos, do norte ao nordeste todos têm a mesma importância, no edital do enem está explícito quais assuntos vão cair e ciclo da borracha nortista é um deles, não quer mamar? estude!

  • Me lembra bem também da crise de 1929, no qual os EUA tinha o monopólio de diversas mercadorias que eram exportadas para Europa.

    Contudo, os países da Europa se levantaram e começaram a criar novos produtos ou buscar novas fontes alternativas. Dessa forma, esse acontecimento foi um dos fatores que provocou essa crise.

  • O declínio de qualquer modo de produção de base "monopolista" tem como pressuposto a concorrência. Também foi assim com o açúcar,