SóProvas


ID
2629090
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
História

A política de pacificação não resolve todos os problemas da favela carioca, ela é apenas um primeiro e indispensável passo para que seus moradores sejam tratados como cidadãos. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) recuperaram um território que estava ocupado por bandidos com armas de guerra, substituíram a opressão de criminosos pela justiça formal do Estado. [Mas] se a UPP não for seguida por escola, hospital, saneamento, defensoria pública, emprego, daqui a pouco a polícia de ocupação terá que ir embora das favelas por inútil. Ou será obrigada a exercer a mesma opressão que o tráfico exercia para se proteger.

CACÁ DIEGUES. A contrapartida do lucro. O Globo, 28 jul. 2012.


Para o autor, a consolidação da cidadania nas comunidades carentes está condicionada à

Alternativas
Comentários
  • não confundir direitos civis com direitos sociais. a primeira parte trata dos direitos civis, a segunda, dos sociais.

  • DIREITOS SOCIAIS = TRABALHO, TRANSPORTE, EDUCAÇÃO, MORADIA, SAÚDE, LAZER, PREVIDÊNCIA SOCIAL, PROTEÇÃO AOS DESAMPARADOS, MATERNIDADE, ALIMENTAÇÃO, INFÂNCIA SEGURANÇA.

    GAB: A

  • De acordo com o autor, uma UPP deve ser seguida por escola (direito social de acesso à educação), hospital, saneamento (direito social de acesso à saúde), defensoria pública (direito a um advogado fornecido pelo Estado) e emprego (direito social de acesso ao trabalho). Logo, para o autor, a consolidação da cidadania nas comunidades carentes está condicionada à efetivação de direitos sociais.

  • ''Art 6: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.'' Efetivando esses direitos os problemas sociais são reprimidos e reduzidos.

    Letra A)